quarta-feira, 3 de abril de 2019

Mulher Sábia

O que faz uma mulher sábia?

Nas últimas semanas, tenho estudado passagens da Bíblia sobre Sabedoria para um novo estudo.

Ao procurar apoiar meu esposo, meus filhos, minhas irmãs em Cristo e crescer como uma verdadeira cristã, quero também ter acesso à sabedoria que só Deus pode nos dar.

E através da minha leitura das Escrituras, encontrei uma lista de pelo menos 10 traços que marcam uma mulher sábia.

1. Ela teme o Senhor: 
A Bíblia é bastante direta em nos informar que este é o lugar para começar nossa busca pela sabedoria. "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução". Provérbios 1:7

2. Ela é ensinável: 
"Ouve instruções, e sê sábio, e não recusas isso". Provérbios 8:33
"Dê instruções a um homem sábio, e ele será ainda mais sábio: ensine a um homem justo e ele aumentará em aprender" Provérbios 9:9.
Quer aprendendo da palavra de Deus em nosso estudo pessoal ou com nossos pastores e professores da Bíblia, ou até mesmo de cristãos companheiros, uma mulher sábia absorve o conhecimento bíblico e aplica-o à sua vida.

3. Ela controla sua boca: 
Fale menos. "Na multidão de palavras não falta pecado; mas quem refreia os seus lábios é sábio" Provérbios 10:19.
Queremos também que nosso discurso seja proveitoso e que nossas palavras fortaleçam e incentivem os outros.
"A língua do sábio usa corretamente o conhecimento; mas a boca dos tolos derrama a loucura" Provérbios 15:2

4. Ela planeja com antecedência:
"Aquele que se reúne no verão é um filho sábio; mas o que dorme se nega é um filho que causa vergonha" Provérbios 10:5
Vários versículos de Provérbios 31 descrevem a mulher virtuosa como alguém que é organizado e preparado.

5. Ela é cuidadosa em sua escolha de amigos:
 "Aquele que anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos será destruído". Provérbios 13:20

6. Ela teme a atração do pecado e fica longe disso:
 "O sábio teme, e se esquiva do mal; mas o tolo roga e está confiante" Provérbios 14:16
Queremos reconhecer nossas fraquezas e nos manter fora de situações que possam oferecer tentação.

7. Ela procura o conselho de outras pessoas sábias:
Quando não sabemos como lidar com uma determinada situação, devemos buscar o Senhor em oração e depois, conforme apropriado, buscar conselhos daqueles que conhecemos que são sábios.
"Um homem sábio ouvirá e aumentará o aprendizado; e o homem sábio alcançará os sábios conselhos". Provérbios 1:6
"O caminho do insensato é reto aos seus olhos; mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio" Provérbios 12:15

8. Ela guia seu coração:
 "Escuta, filho meu, e sê sábio, e guia o teu coração pelo caminho". Provérbios 23:19.
Uma mulher sábia guarda a sua afeição. Ela monitora suas atividades para que ela tenha tempo para as coisas do Senhor e não se concentre nas coisas do mundo. É sábio para nós, como mulheres, definir diretrizes para evitar que o mundo passe para nossas próprias vidas ou lares pessoais.

9. Ela considera seu último fim:
 "O que eles eram sábios, que eles entendiam isso, que eles considerariam seu fim posterior" Deuteronômio 32:29. Esta passagem está falando sobre os filhos de Israel, mas creio que isso pode certamente se aplicar a nós.
Precisamos examinar as muitas escolhas que fazemos - sejam pequenas, decisões diárias ou maiores, potencialmente transformadoras - e consideremos como elas afetarão nosso futuro aqui e na eternidade.

10. Ela sabe que tudo o que acontece em sua vida está nas mãos de Deus:
"Por tudo isto considerei no meu coração declarar tudo isto, que os justos, os sábios e as suas obras  estão nas mãos de Deus" Eclesiastes 9:1a.
De Salomão, o homem mais sábio que já viveu, vem este lembrete de que todo evento em nossa vida está sob o controle de Deus.

Que o Espírito Santo nos ajude a nos desenvolver em sabedoria para que possamos ser as mulheres, esposas e mães cristãs que Ele quer que sejamos!

Que outras características uma mulher sábia teria?

Voce tiver alguma sugestão, vou amar saber.

Deus te abençoe!



Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...