quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Estudo de Proverbios - Capitulo 2


Bom Dia! Boa Segunda Feira - Nossa segunda semana juntas!! Quero ser grata de como voce me abençoou na semana passada, compartilhando o que Deus lhe ensinou em Sua Palavra.
Nem todos escreveram ou comentaram alguma coisa, alguns enviaram mensagem via e-mail,  mas os poucos que compartilharam são bençãos.

Para alguns de voces, este é o primeiro estudo bíblico on-line e eu estou honrada pelo fato do Senhor ter trazido voce aqui para começar a jornada. E abençoando os que estão comigo em alguns estudos, a cada novo estudo vamos aprendendo um pouco mais.

Hoje falaremos sobre o que significa andar em obediência à Palavra de Deus.
Deus estabelece limites para nós em Sua Palavra.
Essas fronteiras destinam-se: a proteger a nós, nossas famílias e nossos relacionamentos do mal e contra todo o mal.
Vamos fazer uma viagem para alguns séculos no livro de Efésios. Paulo escreveu esta carta para uma audiência de crentes, judeus e gentios que compunham a igreja de Éfeso. Paulo sabia que essas pessoas estavam desesperadamente tentando viver uma vida piedosa em uma cultura pagã.
Houve tentações ao redor.
Sua cultura estava puxando-os em um direção e sua fé em outra.

Isso te soa familiar? Poderia facilmente descrever o nosso mundo hoje.

Em Efésios 5:15, Paulo escreve:

"Tenha muito cuidado, então, como voce vive - não tão importante, mas tão sábio, aproveitando ao máximo cada oportunidade...

Na língua grega original diz, "ande circunspectamente" - circunspectamente deriva da palavra grega "Acrotoninio" - que expressa exatidão - precisão.
Ao usar essa palavra, Deus está nos pedindo para andar com exatidão -  precisão e cuidado de acordo com a Sua palavra.
É aqui que começa a nossa luta como humanos. 
Mais frequentemente, o mundo, nossos sentimentos e / ou nossas emoções -  nos dirigem em um caminho e outro deus.
O que nossa cultura considera aceitável e o que Deus diz que é aceitável costumam entrar em conflito.

Às vezes as linhas são difíceis de desenhar. A realidade é que muito poucos de nós planejamos intencionalmente fazer más escolhas.
Mas também não planejamos NÃO fazer más escolhas.
Muitas vezes é simplesmente que falamos e /ou tomamos decisões sem pensar muito, sem pensar em todas as consequências.
Nós fazemos pequenos compromissos no que parecem ser decisões menores. E então um dia essas pequenas decisões eventualmente se transformarão em algo maior que pode destruir muitas coisas ao meu redor (ex: nossas famílias, nosso casamento e nossas vidas).
Deus nos dá os limites, regras e mandamentos a obedecer.
Se aprendermos e nos comprometermos a obedecer àqueles de antemão, quando nos confrontarmos com a escolha, nossa decisão já foi tomada. Nós nem precisamos pensar nisso.

Paulo nos coloca no caminho certo em Efésios 5:15-17, porque ele nos diz como planejar NÃO fazendo más escolhas.

"Portanto, tenha cuidado como voce vive. Não viva como tolos, mas como aqueles que são sábios... 

Não aja sem pensar, mas entenda o que o Senhor 
quer que voce faça.

Provérbios nos ensina de como nao devemos ser como os tolos que vivem no mundo. Embora, também vivamos no mundo, não devemos ser iguais. Leia Romanos 12:2

Não copie o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixe Deus transformá-lo em uma nova pessoa, mudando a maneira como voce pensa.
Não se conforme mais com os padrões deste mundo, mas seja transformado pela renovação de sua mente.

À medida que amadurecemos em nossa caminhada com Deus, as horas extras nos tornamos cada vez mais semelhantes a Ele e cada vez menos como o mundo. 
Como podemos fazer isso?
Renovando nossas mentes.

Como vamos fazer isso?
Alinhando nosso pensamento com Deus.

A melhor maneira de ensinar isso é compartilhar uma história que me foi contada por uma irmã cristã...em um de seus encontro com mulheres (nas suas palavras).

"Em uma noite de verão, preparei um maravilhoso jantar para minha família como uma surpresa. Era nosso aniversário de casamento e meu marido me disse no início do dia que estaria em casa às 6:30 pontualmente; então eu planejei o jantar para estar pronto às 6:30. As crianças e eu nos sentamos a mesa às 6:30 a espera... 6:30 não papai. 6:35, não marido, 6:45 não papai. Nenhuma ligação. Às 6:50, quando o telefone finalmente tocou, eu estava fumegando e não respondi. Eu disse às crianças para comerem. Quando ele finalmente entrou às 7:00, eu estava com tanta raiva que nem sequer olhava para ele ou falava com ele".

Reagi egoisticamente com base em meus sentimentos feridos e minhas emoções.

Agora Amadas, esta noite teria terminado de forma tão diferente se eu estivesse preparado o meu coração e a minha mente com a Palavra de Deus. Eu teria uma arma para combater meus sentimentos e emoções. Em vez disso, a minha noite foi um desastre.

Agora vamos repetir a noite; (aqui foi somente uma simulacao (na qual seria a mais adequada) mas desta vez eu preparei a minha mente. 6:30 eu e as crianças sentamos a mesa a espera do papai, 6:30 não papai. Os pensamentos entram em minha mente: Onde ele está? Por que ele não ligou? Ele sabe que nós comemos às 6:30 todas as noites. Ele sempre liga quando está atrasado. Minha raiva começa a subir enquanto o tempo passa. Mas... então eu me lembro de alguns versos que postei acima da pia da minha cozinha. E sempre leio, quando preparo as refeições.

"Uma resposta gentil desvia a ira, mas uma palavra dura desperta raiva" 
Provérbios 15:1

"Um tolo dá vazão à sua raiva, mas uma mulher sábia mantém-se sob controle" 
Provérbios 29:11

"Seja gentil e compassivo com o outro, perdoando um ao outro, 
assim como em Cristo Deus o perdoou"
 Efésios 4:32

Atualmente no calor da minha raiva, eu olho para cima e leio as palavras poderosas, vivificantes, transformadoras da vida, que renovam a mente de meu Salvador, que só quer o melhor para mim, meu casamento e minha família. Quando as leio, lembro-me do caráter de Cristo e quem Ele quer que eu seja. E o Espírito Santo suaviza meu coração. Então, quando o telefone toca às 6:50, eu respondo. Eu ouço as sinceras desculpas do meu marido e aceito.
Ele entra na porta às 7:00, após um longo dia de trabalho, perdoado e pronto para desfrutar de uma refeição maravilhosa com sua família... experimentando graça, amor, perdão e alegria.
-------------------------------------------
Qual é o melhor cenário? Para Refletir!

Se há lugares em sua vida onde voce luta para ver a verdade de Deus, onde voce segue os caminhos do mundo, e não os caminhos de Deus. NÃO DESISTA.
Encontre versos que abordem sua situação.

Leia-os. Mergulhe neles. Ore-os. Aplique-os. Persevere.
 Creia em Deus e em Sua palavra.  

Ele vai renovar sua mente e fazer um trabalho poderoso em suas circunstâncias específicas.
À medida que voce expõe continuamente seu coração e sua mente à Verdade, Ele renovará a sua mente.

Que hoje seja o dia em que voce se comprometerá a alimentar o Espírito de Deus que habita em voce, se submeter ao Seu controle, se submeter à sua Palavra e renovar a sua mente, para transformar sua vida, seu casamento, sua família, seu trabalho e /  ou sua casa.

Lição de Casa:
Leia Provérbios, Capítulos 3 e 4 e responda às seguintes perguntas. (voce pode fazer em seu próprio tempo possível, durante a semana. Que Deus tome o tempo que voce tiver e use-o para falar uma palavra nova em seu coração).

1. Em Provérbios 3:1-12, Salomão dá quatro ordens que, se obedecidas, resultam em grandes bençãos.
Encontre os quatro comandos e as bençãos / recompensas resultantes.
Sugestão: Provérbios 3:5-6; 3:7-8; 3:9-10; 3:11-12

2. Em Provérbios 1:22-33 explique o que a sabedoria diz aos tolos.

3. Leia os versículos a seguir e explique por que no mundo de hoje as pessoas rejeitam a sabedoria de Deus.

a) Marcos 4:3-20
b) João 3:19
c) 1 Coríntios 2:14

4. Provérbios 3:5-6 diz: "Confie no Senhor de todo o seu coração".
    Um determinado autor escreve que o tipo de confiança falado aqui significa "ficar deitado de pernas para o ar". É colocar toda a sua confiança em Deus... em quem Ele diz que é, em Sua sabedoria, poder e bondade".

 - Como voce está confiando em Deus de todo o coração?

- O que impede voce de confiar em Deus de todo o coração?

- O que o ajudaria a confiar mais nele?

5. Quais são as bençãos prometidas em Provérbios 3:6b?
    Sobre qual é o cumprimento desse prometido condicionamento?
    Sugestão: Juízes 2:17

    Leia Romamos 12:2. Se voce optar por andar em obediência a esse mandamento, o que, se tiver alguma coisa, voce teria que mudar a sua vida?

6. Leia Colossenses 2:2-3. Paulo escreve essas palavras para a igreja em Colossos porque ele quer encorajá-las. Ele quer que eles sejam preenchidos com uma compreensão rica e profunda de Deus que não pode ser abalada, não importa quais problemas possam vir. Quando todos os outros confortos falham, quando as respostas não podem ser encontradas, quando o sentido não pode ser feito das circunstâncias, Paulo quer que eles saibam que as respostas serão encontradas em Cristo.

    - Leia Habacuque 3:17-18. Habacuque aprende uma grande lição de fé.
       Confiar na providência de Deus e em Sua sabedoria, independentemente das circunstâncias.
        O que suas palavras falam com voce hoje em suas circunstâncias?

7. Leia Provérbios 4:10-12, 18.
    Descreva o caminho da sabedoria.
    Compare o caminho da iniquidade como descrito em Provérbios 4:14-17, 19.
    Qual é o conselho da sabedoria para os sábios nesses versículos?

8. O caminho da sabedoria descrito em provérbios difere do caminho em que voce tem viajado? Como?

9. Leia Provérbios 4:20-21, 23-27.  (Esta é uma das minhas passagens favoritas)
    Liste as partes do corpo de que fala Salomão e as instruções dadas para cada uma delas.
    Escreva Provérbios 4:22.
    Com base no que voce estudou, o que este versículo fala para voce pessoalmente?

Oração:

"Pai Celestial, Criador e Autor da Vida, venho diante de Ti com um coração agradecido por tudo o que Tu me ensinaste esta semana. Obrigado por revelar a verdade para mim! Eu me humilho diante de Ti e peço que me enche com o Teu Espírito da Verdade e foste fiel em fazê-lo. Ajude-me a nunca esquecer de tudo o que o Senhor me ensinou. Lembre-me diariamente que dentro de mim eu tenho todas as riquezas e tesouros sa Sua sabedoria e conhecimento. Continue a me dar um coração que ame a Verdade e que eu possa buscar a Verdade acima de tudo. Mantenha meus olhos fixos em Ti. Guarda meu coração. Se eu me virar do seu caminho, revele-se a mim de maneiras muito reais e poderosa e me atraia de volta. Faze meu coração terno para ouvir a tua voz e me faça lembrar de tudo o que aprendi para poder ficar contigo.
 Eu te Amo, Senhor. Amém!

Um comentário:

  1. Vou deixar registrado aqui alguns e-mail que me foram enviados com a permissão dos leitores.

    1. Julia - Espírito Santo: Muito obrigado por este estudo. Acabei de terminar a segunda semana e aguardo com expectativa o terceiro. Deus definitivamente direcionou meu caminho para este estudo. Provérbios 3: 5-6 foram meus versos favoritos desde que me lembro. Eu os cito para mim quase que diariamente. Esse é o meu objetivo de me entregar completamente a Deus e confiar nele com todo o meu coração e deixá-lo seguir meu caminho. Eu ouvi dizer que uma vez, que temos fé e confiamos em Deus para nos salvar dos nossos pecados, mas parece que não podemos confiar nele com a nossa vida cotidiana. Eu acredito que isso é verdade. Para mim, minha vida cotidiana não parece importante o suficiente para que Deus se importe, no entanto, eu sei que ele se importa. Marina muito obrigado por este estudo. Abraços.

    ResponderExcluir

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...