segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Estudo de Provérbios - Capítulo 3

Estamos na terceira semana do nosso estudo.
Muitos de voces compartilharam comigo, grandes bençãos, alguns com entendimentos, outros solicitando ajuda, outros me auxiliando, outros orando por esse estudo... tudo é um grande desafio e juntos podemos somar grandes conquistas e grandes bençãos...

Durante a semana quando estava lendo o livro de Proverbios, queria uma oportunidade para tirar proveito de algo que eu pudesse aprender, e compartilhar, tipo uma lição. Então Deus me levou a folhear o livro de Provérbios em busca de alguns versículos. O que eu pensei ser uma lição para outras mulheres foi certamente uma lição para mim.

As Escrituras às quais Ele me conduziu falavam ao clamor do meu coração.

"As palavras dos piedosos são fontes vivificantes"
 Provérbios 10:11

Algumas pessoas fazem comentários cortantes, mas as palavras dos sábios são curativas" Provérbios 12:18

"Uma mulher sábia constrói sua casa, mas uma mulher toda a derruba com suas próprias mãos" Provérbios 14:1

"Uma resposta gentil desvia a raiva, mas as palavras duras fazem com que os ânimos se exaltem". Provérbios 15:1

"Palavras suaves são uma árvore da vida" 
Provérbios 15:13

"Se voce ouvir críticas construtivas, voce estará em casa entre os sábios" 
Provérbios 15:31

"Palavras amáveis são como mel. doce para a alma e saudável para o corpo" 
Provérbios 16:21

Esses versos me trouxeram muita compreensão, diria até que humilhante.
Deus estava pedindo para mim examinar meu comportamento e meu coração.
Quando eu estava me preparando para fazer esse estudo em Provérbios - passei várias semanas meditando nas palavras e Deus fez isso sempre tão claro que Ele sabia que primeiro tinha algo a realizar em mim.

Então, eu não quis guardar somente pra mim, e hoje estamos aqui.

Testemunho meu: Algum tempo atrás, eu e minha filha lutamos em um momento muito difícil. Às vezes as nossas conversas entravam em uma zona de batalha. Começavamos conversando e dai a pouco estavam discutindo sobre algo que ambas não concordavam, mas nenhuma de nós cedia. Estava ficando exaustivo. Eu me sentia impotente e sem esperança, cada vez que eu precisava falar algo, ou eu deixava quieto, guardava, mas depois explodia... vinha tudo de uma vez... cheguei a pensar que ela me odiava, pelas respostas que em certos momentos ela me dava....uma tarde, eu a confrontei e descarreguei toda a raiva e frustração que estava crescendo em meu coração. Embora eu não gritasse, mas minhas palavras eram fortes e duras. Meu choro era constante e eu dizia para mim mesma "O que há de errado com ela", ela não concorda comigo em nada....ela não aceita a minha opinião, as minhas orientações, quando saíamos juntas, acabava sempre em discussões, ai ambas se calavam...e as suas palavras também me feriam... "bem, mãe, eu acho isso, eu não posso fazer nada do meu jeito, que voce implica ....
Numa noite, suas palavras perfuraram até o fundo do meu coração. Sai da sala, me refugiei no banheiro, caí de joelhos, até encostar meu rosto no chão e chorei, abafei meu rosto para ninguém ouvir... chorei até não poder mais chorar... minha cabeça latejava e meus olhos inchados....foram dias dificéis, meu semblante se coroia por dentro e eu tentava me segurar o máximo possível.
Ai alguns dias depois consegui pegar meu diário e escrevi:
"Pai, estou lutando com a minha filha todos os dias. Estou exausta e sinto que não posso fazer mais nada. Não consigo ter um diálogo com ela e não sei como agir. A sua bondade e compaixão se alojou em algum outro lugar, não a reconheço. Ela cresceu, se afastou e isso está doendo em mim, tanto que não aguento mais. Eu não sei mais como me comportar diante dela, tentar fazer algo pra ela. Então Senhor, estou entregando ela para o Senhor, porque agora ela está casada e irá embora  para outro país... Então, Senhor eu me comprometo a jejuar e orar por mim, por ela e pelo nosso relacionamento".
Eu me comprometi a jejuar um dia por semana durante o tempo que fosse necessário para ouvir algo de Deus. Deus fez grandes mudanças, mas continuo orando e jejuando, pois creio que Deus fará algo maior.

Nesse período eu já estava preparando o estudo em Provérbios. Deus tocou meu coração para estar fazendo um estudo. Quando uma irmã me mandou uma mensagem para que eu fizesse um post em meu blog sobre sabedoria para mães jovens, porque ela estava encontrando dificuldades de se relacionar com sua filha.
Tudo em mim queria dizer não.
Que tipo de sabedoria eu poderia oferecer a outras mães sobre criar seus filhos? Eu estava sendo fracassada em como criar e dialogar com a minha própria filha.
Mas enquanto eu continuava a orar, Deus falava comigo para escrever....aceitei e hoje estou aqui...

O Espírito Santo repetidamente interpretou as palavras da minha filha muitas vezes em minha mente... como eu a critiquei, rotulei sua postura, disse que o que estava fazendo não era justo para comigo...meu espírito quebrado, estava se manifestando...
As palavras significam muito, podem nos transformar para o bem como para o mal, as palavras que saem da nossa boca  em um ataque de raiva se tornam irracional e desrespeitosa, é como se nosso espírito se quebrasse...

Amados, amadas, se voce se encontrar lutando em um relacionamento, vá para a Palavra de Deus. Ele irá direcionar seus passos.
E o primeiro passo será olhar para o seu próprio coração. Mateus 12:33 diz:


"Uma árvore é identificada por seus frutos. Se uma árvore é boa, seu fruto será bom. Se uma árvore é ruim, a fruta será ruim... Pois o que está em seu coração determina o que voce diz".

Nós produzimos frutos coerentes com quem e o que somos.
A pergunta que Deus me apresentou naquele dia foi o que minhas palavras refletiam sobre a condição do meu coração?

Ao terminar esse estudo hoje, quero compartilhar uma verdade simples, mais profunda:

Se voce quer mais de Deus em sua casa, em sua família e em seus relacionamento, 
voce precisa ter mais de Deus em seu coração.

Para ter um coração que honra a Deus, voce deve determinar o que enche o tesouro do seu coração.
Quando voce tem a Palavra de Deus escondida em seu coração, a lei de Deus escrita em seu coração, verdades divinas que habitam e governam em seu coração, então seu tesouro estará cheio e voce vai trazer boas coisas do seu coração.

Provérbios 4:23 diz: "Acima de tudo, proteja seu coração, pois é a fonte da vida".

Como podemos fazer isso?

Esteja com seu coração sobre as leis de Deus - Salmo 119:30
Diga a Palavra de Deus em seu coração - Salmo 119:1
Obedeça seus comandos - Provérbios 3:1
Escreva seus comandos na tábua do seu coração - Provérbios 3:3

Quando voce fizer isso, Ele mostrará tudo o que voce diz e faz!

O que a Palavra de Deus me ensinou é verificar minhas palavras antes que elas saiam dos meus lábios.

"Isso é algo que eu realmente preciso dizer?"
"Qual é o meu motivo para dizer isso?"
"Estou tentando apontar ou fazer do meu jeito?"
"As minhas palavras significam ferir ou curar?"
"As minhas palavras vão nos aproximar ou nos afastar?"
"Será que minhas palavras vão me aproximar de Deus ou distanciar?"

Precisamos cultivar um hábito para que as palavras faladas da vida se tornem nosso modo de vida e não uma exceção à regra.

Nada é perfeito, e como em qualquer relacionamento, somos um trabalho em progresso, mas nós somos um testemunho vivo da fidelidade de Deus para responder às nossas petições, as nossas orações.
Deus ainda está trabalhando em meu coração, mas quando falo com minha filha, estou mais agradável, primeiro escuto, as vezes não respondo de imediato, oro e depois envio uma resposta...

Lição de casa:

Leia Provérbios Capítulos 10 e 18 e responda às seguintes perguntas.
(Voce pode fazer o menor ou menor tempo possível. Que Deus tome o tempo que voce tiver e use-o para falar uma palavra nova em seu coração).

1) Por que as palavras importam tanto?

2) Dependendo de seu país e da sua cultura, o sabor de seus alimentos é mais forte, mais temperado. Envolva-se em uma pequena comparação comigo.
Se suas palavras foram salsa (usarei esse tempero), qual resposta melhor descreve suas palavras quando voce está com raiva?
a) sem salsa - eu nunca uso palavras bravas
b) salsa leve - às vezes eu uso palavras duras
c) salsa média - falo com frequência palavras duras, mas supero isso rapidamente
d) salsa quente - eu geralmente explodo quando estou com raiva e perco o controle

3) No passo voce tentou domar sua língua? Se sim, como voce fez e teve sucesso?

4) Durante esta semana, vamos estudar a sabedoria no que se refere ao nosso discurso. Mantenha um diário ou registro mental das palavras que voce fala.
No final da semana, examine honestamente suas palavras e as caracterize (crítico, controlador, negativo, zangado, mordaz, sarcástico, encorajador, edificante, positivo, amargo, pacificador, etc)

5) Leia Provérbios 10:11; 13-14; 19-21; 31-32
             Provérbios 18:20-21  e
             Tiago 3:8-12
    Voce vê paralelos nessas passagens? Explique o que voce encontrou.

6) Continue lendo Tiago 3:13-18
    Contraste os dois tipos de sabedoria discutidos aqui.
     Como isso deve refletir-se em nosso discurso?

7) Voce diria que o discurso de uma mulher determina seu caráter? Se alguém o seguisse por uma semana gravando sua conversa, como descreveriam seu personagem?

8) Definir fofoca.
    Sendo honesto, com que frequência voce diria que participa de alguma forma de fofoca (instigar, concordar, ouvir ativamente)?
    Por que voce acha que fofocamos mesmo quando sabemos que o que estamos dizendo é doloroso e às vezes pode até ser falso?
    á pessoas em sua vida que trazem o pior em seu discurso e tentam voce a fofocar?

9) Leia os seguintes versículos:
    Provérbios 6:16-19; 11:13; 16:28; 18:8, 20:19 e 26:20
 
    Explique em apenas algumas linhas ou frase os perigos da fofoca (na sua visão)
    O que Provérbios 18:8 significa quando diz que as fofocas se afundam profundamente no coração de uma pessoa?
    O que isso significa para voce?
     Voce já experimentou isso pessoalmente?
      Que conselho recebemos em Provérbios 20:19?

10) Leia Romanos 12:2
      Tome cada frase e coloque em suas próprias palavras o que Deus está falando com voce.

11) Leia Colossenses 3:16
      Andar em obediência à sabedoria de Deus é um trabalho em tempo integral.
      Requer um coração vendido à Palavra de Deus, sendo a autoridade suprema em sua vida.
      Voce deve continuamente preencher seu coração com a Sua verdade e permitir que ela esteja em ação dentro de voce.
       Como esse versículo ajuda voce a viver em Romanos 12:2?

12) Leia Provérbios 8:6; 8:9
               Salmo 119:137-138 e
               Romanos 10:17
               O que esses versículos dizem sobre a Palavra de Deus? Para voce?

Vamos orar juntas?
"Pai Celestial, eu venho a ti hoje como minha Autoridade, eu me submeto À autoridade da Sua Palavra esta semana enquanto estudo. Abra meus olhos para ver e meus ouvidos para ouvir uma mensagem pessoal de Ti. Pai, eu confesso que meu coração vagueia, que minha fala nem sempre te glorifica, e minhas ações nem sempre te honram. Mas estou aqui neste estudo porque quero viver minha vida mais centrada em Ti, de maneira diferente; eu quero viver minha vida para honrar a Ti. Sonda Senhor meu coração esta semana, se necessário , poê-me no teu fogo refinado. Queime as coisas que me impedem de andar em sintonia contigo. Crescer em mim as coisas que me farão mais parecido contigo. Ao estudar esta semana, preencha-me com Sua verdade. Aguardo ansiosamente tudo o que o Senhor tem para ensinar a mim e a quem estiver estudando  com grandes expectativas. Peço isso em Nome de Jesus, Amém!".

Deus os abencõe! Bom Estudo! Boa semana!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...