segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Estudo de Provérbios - Capítulo 4

Quatro semanas se passaram tão rapidamente. Quando terminar este estudo, meu coração sentirá a falta de voces. Eu amei cada minuto do nosso tempo juntos.
Deus me ensinou muito através do meu tempo de preparação, bem como através de suas respostas e comentários.
Suas palavras revelam que Deus tem estado fielmente trabalhando em nosso tempo juntos.

Mesmo que muitos eu não possa ver cara a cara, eu orei por voce.
Voce compartilhou muitas coisas das profundezas do seu coração, e isso significa muito para mim.
Foi minha alegria caminhar lado a lado com voces através da viva e ativa Palavra de Deus.
Minha oração, enquanto estudávamos Provérbios juntos, é que voce viu como Deus fala sobre as situações, oportunidades, questões e decisões que voce pode encontrar. Que Ele tome tudo o que aprendemos, e o que aprendemos esta semana, este mês, e plante o profundamente em nossos corações para que ele crie raízes e comece a transformação da vida real.
.
Então, antes de nos despedirmos, vamos abrir nossas Bíblias mais uma vez. Sua única leitura desta semana será o que voce encontra em sua lição de casa.
Então, por favor, acomode-se, pegue sua xícara de café, ou chá, suco ou água, sua Bíblia e seu diário, e vamos nos unir a Deus em Sua Palavra.

Nós falamos sobre escolhas sábias nas últimas semanas.
Creio que todos nós, diante de um problema ou questão, realmente desejamos fazer a escolha sábia.
Nós queremos fazer o que é sensato.
Mas nem sempre sabemos o que é isso.
Às vezes, a resposta à nossa pergunta não é explicitada nas Escrituras. Não há número de capítulo. Não há um número de pagina. Podemos inferir da Palavra de Deus o que Ele quer que façamos, mas isso não é declarado em preto e branco, muitas vezes.
Então, quando não há um número de página, quando não há nenhum verso falando diretamente à sua situação, o que voce faz?

ESPÍRITO SANTO

Primeiro, olhamos para João 14:15-18

Jesus passou três anos andando lado a lado com seus discípulos. Ensinava-lhes tudo o que sabia, encorajava-os diariamente e dependiam dEle para todas as suas necessidades. Mas Jesus sabia que em certo momento teria que deixá-los. Ele sabia que quando partisse eles se sentiriam assustados e abandonados. Ele queria confortá-los e prepará-los, então Ele falou estas palavras:

"Se voce me ama, obedecerá ao que eu mando. E eu pedirei ao Pai, e Ele lhe dará outro Conselheiro para estar com voce para sempre - o Espírito da Verdade. O mundo não pode aceitá-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas voce o conhece, pois vive com voce e estará em voce. Eu não vou deixar voce como órfão; eu virei para voce" João 14:15-18

"Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu Nome, te ensinará todas as coisas e te lembrará de tudo o que eu disse a voce". João 14:26

Jesus estava falando algumas palavras poderosas e radicais aos seus discípulos.
Disse-lhes que o Espírito da Verdade, que naquela época estava morando com eles em breve estaria com eles.
Pense nas ramificações dessa promessa.
O Espírito do Deus Vivo viria a viver dentro de cada um deles. Deus cumpriu esta promessa e transformou este grupo de desajeitados e temerosos desajustados em alguns dos maiores evangelistas que já viveram.

Deus deseja o mesmo resultado em cada uma das nossas vidas.
O Espírito de Deus habita dentro de voce e de mim.
É o dom do Seu Espírito que nos permite amar o que não é amado, superar o impensável e crer no impossível.
E o que é ainda mais surpreendente é que Deus nos dá esse presente sem medida.

O Espírito Santo é como entendemos a Palavra de Deus e Sua vontade para nossas vidas.
Quando não sabemos o que fazer ou que passos tomar, precisamos apenas pedir a Deus que nos encha com mais do Seu Espírito Santo e manifeste a Sua presença de uma maneira muito real em nossas vidas.

CONSELHO SÁBIO
Às vezes, depois de muito tempo na Palavra e na oração de Deus, ainda lutamos para ouvir Sua "resposta". É quando voltamos à nossa primeira lição. Salomão nos diz repetidamente que um dos segredos para ser sábio e tomar decisões é cercar-se de pessoas sábias.

As pessoas sábias procuram um conselho sábio.

Leia esses versos:

"Que os sábios ouçam esses provérbios e se tornem ainda mais sábios. Deixe que aqueles com entendimento recebam orientação" Provérbios 1:5

"Os sábios estão contentes em ser instruídos, mas os tolos balbuciantes ficam sem fé em sua fé" Provérbios 10:8

"Pessoas que aceitam a disciplina estão no caminho da vida, mas aqueles que ignoram a correção se desviarão" Provérbios 10:17

"O sincero conselho de um amigo (piedoso) é tão doce quanto perfume e incenso". Provérbios 27:9

"Os planos são bem-sucedidos por meio de bons conselhos". Provérbios 20:18a

"Receba todos os conselhos e instruções que puder, assim voce será sábio pelo resto da sua vida" Provérbios 19:20

"O caminho do tolo está bem aos seus próprios olhos, mas um homem sábio é aquele que ouve o conselho". Provérbios 12:15

Quando estamos confusos e não podemos "ver" ou "ouvir" a direção de Deus em um assunto específico, devemos orar para que o Senhor nos traga conselhos sábios. Pode ser através de uma amiga, um mentor, um pai, um cônjuge, um pastor ou um professor. Mas como podemos garantir que aquele a quem escolhemos seja realmente um conselho "sábio"?

Faça a si mesmo três perguntas:

Ela é uma pessoa piedosa?
Ela passa tempo e conhece a palavra de Deus? Ela é uma mulher de oração? Ela se cerca de amigos piedosos? Se voce vir evidências disso em sua vida, pode ter certeza de que ela fornecerá um conselho sábio.

Ela esteve no caminho em que estou viajando?
Se voce é mãe, com certeza procurou por mulheres piedosas com filhos alguns anos à frente. Elas completaram a jornada que estas prestes a embarcar.Elas tem sabedoria divina, bem como experiência prática.

É alguém que falará a verdade para mim?
Sim, voce quer sabedoria de alguém que falará a verdade para voce mesmo quando for difícil. Qualquer um pode dizer o que voce quer ouvir. Um conselheiro piedoso não tem medo de falar a verdade em amor. Eles não tem motivos para falarem ao contrário. Seus corações são puros.

Certa vez recebi um e-mail de uma boa amiga, alguém com quem eu estava preparando um estudo bíblico. Ela enviou um e-mail para uma grande lista. Nela, ela brincando usou uma linguagem grosseira. Isso me incomodou. Então, eu orei se deveria ou não falar com ela. Eu temia uma má interpretação e arriscar nossa amizade. Mas suas palavras continuaram a tocar repetidamente em minha mente. Eu sabia que Deus queria que eu falasse a verdade para ela.

Finalmente, eu obedeci e enviei um e-mail para ela. Eu compartilhei como suas palavras não apenas refletiam mal nela, mas também sobre nós como um corpo e como líder em nosso estudo da palavra. Senti-me mal quando pressionei "enviar". Imediatamente depois eu a enviei, orei para que seu coração a recebesse no amor com o qual ela foi enviada.
Sua resposta me surpreendeu. Ela gostou muito e disse que nunca pensou sobre o efeito ou impacto que seu e-mail teria sobre Deus, seu caráter, sobre ela e sobre o nosso estudo. Tivemos uma ótima conversa sobre como ser sal e luz neste mundo. Como precisamos estar no mundo, mas não nele. Ela me agradeceu por responsabilizá-la. Isso adquiriu confiança e crescimento em nossa amizade.

Amigos piedosos o levarão de volta à Palavra de Deus toda vez. Amigos piedosos orarão por voce e o encorajarão a cada passo do caminho. Amigos piedosos falarão VERDADE em AMOR.

Quando esse estudo chegar ao fim, nunca esqueçamos... Deus nos deu a Sua Palavra para que nossa fé crescesse.

Romanos 10:17 diz:
"A fé vem ouvindo a mensagem, e a mensagem é ouvida através da Palavra de Deus.

Deus nos deu a Sua Palavra para falar em nossas vidas hoje.

2 Timóteo 3:16 diz:
"Toda a Escritura é soprada por Deus e útil para ensinar, repreender, corrigir e treinar em retidão, para que os homens de Deus sejam totalmente equipados para toda boa obra".

A Bíblia é um livro escrito por Deus para ser lido por nós, para que possamos CONHECER a Deus e SABER que somos Nele.
Não importa onde voce esteja... buscando-O pela primeira vez, um novo cristão ou alguém que tenha andado com Ele por anos, Ele o encontrará onde voce estiver. Mas é com voce. Ninguém mais pode levar a sua jornada por voce. Ele está a sua espera, para revelar o seu maravilhoso plano para a sua vida!!.

Responda as seguintes questões (Voce pode fazer em um menor ou maior número possível de tempo. Que Deus tome o tempo que voce tiver e use-o para falar uma nova Palavra em seu coração).

1) Ao seguir o caminho sa sabedoria e andar na justiça que é sua em Cristo, Deus promete muitas bençãos. A primeira é orientação e direção divinas.
Leia os seguintes versículos e compartilhe o que aprendeu.

Provérbios 10:9 / 11:3, 5 / 13:6 / 14:16, 26 / 16:1, 3, 9
Provérbios 19:21 / 20:24 (refere-se a Provérbios 3:5-6)
Provérbios 21:5, 21, 23
Provérbios 23:19-21, 29-35

2) Leia Provérbios 8:17-21 e
             Filipenses 4:19
             O que Deus promete nestes versos?

3) Leia Mateus 11:28-30.
    Deus quer que voce confie nEle com suas necessidades.
    Vamos orar juntos para que voce se renda... suas necessidades, suas dúvidas, seus fardos e suas frustrações e confie nEle para cuidar deles e de voce hoje.

"Pai Celestial, agradeço-lhe que me prometeste uma mente sã, que não serei abalado por medo, ansiedade e preocupação. Peço-te que me ajudes a confiar em Ti e a confiar na Tua Palavra. Ajude-me a entregar (..... em branco) para ti. Que a Verdade da Sua Palavra esteja firmemente estabelecida em meu coração, de modo que minha fé em Ti cresça mais e mais forte e minhas preocupações, medos e ansiedades diminuam. Eu sei que confiar em Ti com essas coisas é uma escolha, e eu escolho hoje confiar em Ti. Que minha fé deste dia em diante seja a substância das coisas esperadas, a evidência das coisas não vistas. Incentive em mim a confiança de que o Senhor trabalhará tudo - tudo o que me preocupa, que me mantém acordado, que faz meu coração disparar, que causa estresse e dor de cabeça - juntos, para realizar seu plano e seus propósitos para minha vida. Pai, Sua Palavra diz que sem fé é impossível agradar´te e que ela que vem a Ti deve acreditar que Tu és quem Tu dizes que és e que Tu és galardoador daqueles que te procuram diligentemente.
Hoje, Senhor, creio em Ti e me comprometo diligentemente Te buscar no meio das minhas circunstâncias. 
Peço a Sua paz e Suas bençãos ao dar este passo. Em nome de Jesus. Amém!".

4. Outra benção que recebemos enquanto seguimos o caminho da justiça é o conselho divino.
No entanto, como acontece com outras bençãos, requer ouvidos para ouvir e um coração para obedecer.
Leia os versículos a seguir e observe o que voce aprendeu.

Provérbios 10:32;
                  12:15,26;
                  13:14,20;
                  14:7;
                  18:4;
                  25:19;
                  27:9, 17
                  15:7,22
5. Quando surge um problema em sua vida, para quem ou para o que voce se volta primeiro?
    As escrituras advertem contra confiar na sabedoria humana e o conselho ímpio.
    Em vez disso, Deus nos orienta a ouvir a experiência daqueles que percorreram o caminho da sabedoria diante de nós.
    Cite algumas influências piedosas e como elas impactaram sua vida.
    Reserve um momento para enviar-lhes uma nota ou um e-mail e agradeça-lhes o que eles significaram em sua vida.

6. Parte do Plano de Deus também requer que mulheres sábias aceitem de bom grado a disciplina.
    Leia os seguintes versículos e compartilhe o que aprendeu:
    Provérbios: 10:17
                        13:1, 18, 24
                        15:5, 31-32
                        16:20
                        18:15
                        19:18
                        29:18, 19
     2 Timóteo: 3:16

     É difícil para voce aceitar que às vezes Deus pode usar a Sua Palavra para disciplinar e corrigir voce?
     Como voce responde quando ouve a Sua Palavra corrigindo voce?

7. Provérbios 27:19 diz: Como a água reflete um rosto, assim o coração (da mulher) reflete a (mulher).
    Espero que voce tenha aprendido nas últimas semanas que a condição do seu coração reflete seu verdadeiro  caráter. Honestamente, examine seu coração hoje.
    Quais são as partes do seu coração que voce ama e que são agradáveis ao Senhor?
    E sim, voce deve fazer este exercício!!! Existem partes maravilhosas de voce que Deus criou, moldou e moldou. Ore por Ele para abrir seus olhos para vê-los.
    Escreva uma oração de agradecimento, agradecendo-O e louvando-O pelas partes de voce que refletem Seu coração e Seu amor.
    Agora, quais são as partes do seu coração que te entristecem, que não refletem o caráter de Deus?
    Ao fazer isso, leia Salmos 139:23-24 e Salmos 51, ambos escritos pelo rei Davi.
    Escreva uma oração pedindo ao Senhor para ajudá-lo a mudar essas partes do seu coração e tornar seu coração mais parecido com o dele.

8. Leia Provérbios 24:3-4
    Nas últimas semanas, voce aprendeu a ganhar um coração de sabedoria e a procurar os tesouros de Deus. Ao considerar este versículo, pergunte ao Senhor como revelar a voce e como voce pode viver essas verdades em sua casa. 
Como voce pode construir sua casa?

Compartilhe suas idéias.

Aproveite a sua semana e vê-lo aqui na próxima semana para ouvir o que está em seus corações e seus próximos passos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...