segunda-feira, 10 de maio de 2021

Série de Estuda da Palavra - Bíblia KJV - Dia 5

Socorrer

Existem algumas mulheres na Bíblia para admirar. Sara, Debora, Ester, Rute. Cada um delas tem qualidades divinas que faríamos bem em imitar.

Mas minha mulher favorita é Febe, a quem Paulo menciona em Romanos 16.

 "Recomendo a voce Febe, nossa irmã, que é uma serva da igreja que está em Cencreia. Para que a recebais no Senhor, como se convém aos santos, e que a ajudes em tudo o que ela precisar de vós; porque ela tem sido a socorrista de muitos e de mim também". Romanos 16:1-2

 Irmã, serva, devota e socorrista de muitos. Que bela homenagem a ela!

Eu quero ser lembrada como uma 'ajudante de muitos' também. Não é?

Bem-vindo à série de Estudo da Palavra da Bíblia da KJV. Eu amo a versão da Bíblia King James. Acredito que seja a tradução mais precisa e bonita que podemos ler.

Mas existem algumas palavras antiquadas e palavras que mudaram de significado ao longo do tempo, que podem nos fazer lutar pelo dicionário ou concordância mais próximo.

Nesta série, pegarei palavras com as quais podemos não estar familiarizados fora do contexto bíblico ou que podem ser confusas para nossas sensibilidades inglesas dos dias modernos, e explicarei seu significado original dentro do contexto do versículo.

Usando  a Concordância Exaustiva de Strong da Bíblia  e  o Dicionário Expositivo Completo de Vine de Palavras do Antigo e do Novo Testamento , é minha esperança trazer clareza e ampliar nossa compreensão de muitas passagens bíblicas amadas e obscuras da KJV. 

∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗

Socorrer:  cercar, proteger ou ajudar; Socorro

:  para ajudar ou aliviar, socorro  Retirado :  um salvador,  Também retirado de :  chamar (para socorro) chorar, gritar

Socorrendo, Socorrer  -   uma patrona, uma protetora; Variação feminina assistente  deestar diante, presidir, manter, encerrar  , governar 

Socorro - ( grafia inglesa) do Dicionário Webster do Novo Mundo:  para dar assistência em momentos de necessidade ou angústia.

∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗

Sublinhado e palavras  em negrito são adicionadas  para ênfase nos versículos da Bíblia  ao longo deste estudo .]

Socorrer -  O apóstolo Paulo deu a Febe (soletrada Phebe em grego) o título digno de  socorrista. Ele poderia ter usado a palavra mais simples “ajudante”, mas reconheceu que o serviço dela era muito mais do que isso.

Auxiliar - vem do substantivo grego  prostatis ( uma variante feminina de  prostat ēs). De acordo com o Dicionário Expositivo Completo de Vine, rostatēs  era o título de um cidadão de Atenas que tinha a responsabilidade de cuidar do bem-estar dos estrangeiros residentes sem direitos cívicos.

Por esta definição, aprendemos que Febe era uma protetora. Ela era (muito provavelmente) rica e influente e usou essa vantagem não para seu próprio benefício, mas para o benefício de seus irmãos cristãos, assumindo a responsabilidade de apoiar e ajudar os necessitados.

Embora a Bíblia não diga uma coisa ou outra, acredito que ela era solteira.

Mulheres casadas são procuradas, no que diz respeito ao tempo. Não podemos estar em todos os lugares e ser tudo para todas as pessoas. Nossa missão é nos darmos primeiro às nossas famílias. Então, em vez de se entregar por um marido e filhos, Febe se entregou pelos filhos de Deus. Ela usou seus recursos - tempo, dinheiro e coração de servo - para abençoar a igreja. Ela fez questão de estar disponível e amá-los bem.

Quando você dá de seu precioso tempo e energia para preparar uma refeição para um recluso, envie um cartão de melhora a um membro doente de sua igreja, seja babá para aquela mãe exausta ou ore por um amigo ferido enquanto ouve sua dor, você está fazendo mais do que mera ajuda. Você está dando a eles o alívio tão necessário.

Voce está sendo uma Febe.

Talvez não possamos socorrer com a mesma singeleza de coração que Febe fez pela igreja, mas ainda podemos ser  “a socorrista de muitos”  em casa. Nossos maridos precisam de nós para proteger nossos filhos do mal que se insinua em suas vidas por meio de amigos e entretenimento e de suas próprias atitudes egoístas. Eles precisam de nós para proteger nosso casamento e guardar nossos corações pela forma como usamos as mídias sociais e como falamos sobre eles quando não estão na sala.

Precisamos ser, como Febe era, a melhor assistente que eles poderiam pedir!

 Os tradutores da Bíblia KJV freqüentemente usavam a palavra  ajuda  no lugar de  socorro  - o significado permanece o mesmo.

 "Pois eu, o Senhor teu Deus, tesouro pela mão direita, e te digo Não temas; Eu vou te ajudar". Isaías 41:13 

Deus está dizendo que nos cercará, nos protegerá e nos dará Sua ajuda. Não tema, de fato!

 "E o Senhor os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, por causa da tua confiança nele". Salmo 37:40

"Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; livra-nos, e perdoa os nossos pecados, por amor do teu nome". Salmo 79:9

Nós, a Igreja, clamamos a Deus por libertação.

Quem, a não ser Deus, nos cercará com Seus anjos poderosos, nos protegerá da maldade que habita ao nosso redor e nos encherá com Seu Espírito para esmagar a maldade que habita  em nós?

 Muitos pais (pai) se identificam com o imenso amor que o pai, relatado em Marcos 9 tem por seu filho espiritualmente doente. Quando penso em seus últimos comentários perturbados a Jesus Cristo, isso traz lágrimas aos meus olhos.

 "E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Jesus disse-lhe: Se podes crer, tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai sa criança clamou e disse com lágrimas: Senhor, eu creio; ajuda minha incredulidade". Marcos 9:22-24

Ajude a minha incredulidade! Oh, sim, luto para ser sempre fiel. Para nunca vacilar. Eu clamo a Deus com este mesmo apelo desesperado.

A palavra  ajuda  em Mark 9:22 e 24 é derivada a partir  boethēo,  especificamente uma corda ou corrente para fixar um recipiente), intimamente relacionado com socorro .  

Imagine que você caiu em um poço profundo e viscoso. A lama está pesando sobre você e uma lama densa com vegetação podre está se fechando ao redor de seu rosto. Você levanta a cabeça cuspindo sujeira da boca e grita de medo por ajuda, por alguém para resgatá-lo de uma morte horrível.

Nesse momento, uma corda resistente aparece amarrada a um objeto sólido e imóvel e, com os braços trêmulos e o coração acelerado, você se levanta e se deita no chão, tremendo, com lágrimas de alívio escorrendo de seus olhos bem fechados.

Uma corda de segurança foi içada até o pai em Marcos 9 e também está ao nosso alcance, meus amigos. A fé em Cristo é essa corda! O objeto imóvel é o próprio Cristo. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. (Hebreus 13: 8)

 Jesus Cristo é nosso Salvador e deseja nos salvar da condenação iminente deste mundo sufocante de areia movediça.

 Nós acreditamos em Ti, Pai celestial, por favor, nos ajude quando escorregarmos e duvidarmos. Por favor, lance-nos sua linha de vida e resgate-nos de nós mesmos.

 Antes da fundação do mundo, Deus criou uma maneira de vivermos eternamente com ele. Assim foi Seu Filho, Jesus Cristo, que voluntariamente escolheu se sacrificar pela alegria que Lhe estava proposta. Nós somos essa alegria, querido cristão!

Cristo se rebaixou da divindade à semelhança dos homens para que, por meio da morte, pudesse destruir aquele que tinha poder sobre a morte, que é o diabo.

Cristo, nascido em carne e osso como nós, pode compreender nossa multidão de sofrimentos, tendo vivido por si mesmo, e portanto nos dar ajuda e alívio como Aquele que conhece nossa dor.

 "Pois não temos um sumo sacerdote que não possa ser tocado com o sentimento de nossas enfermidades; mas foi em todos os pontos tentado como nós, mas sem pecado. Hebreus 4:15

"Pois naquilo que ele4 mnesmo sofreu ao ser tentado, pode socorrer os que são tentados". Hebreus 2:18

 Deus nos salvou por meio de Cristo. Ele   nos socorreu com a esperança encontrada apenas em Seu nome. Agora é a hora, querido cristão. Sua salvação está bem na sua frente.

Segure sua preciosa vida.

 "Pois ele diz: Eu te ouvi em um tempo aceitável e no dia da salvação te socorri: eis que agora é o tempo aceitável; eis que agora é o dia da salvação". 2 Coríntios 6:2

Obrigada por estar comigo nesse bom estudo de palavras. 

Espero que você tenha aproveitado e se tiver dicas adicionais sobre as ricas palavras usadas na Bíblia KJV, por favor, compartilhe conosco.

Junte-se a mim na próxima vez, enquanto eu mostro outra palavra que podemos aprender o significado em profundidade juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...