A primeira coisa que gosto de fazer quando estudo uma palavra ou tópico é entrar na Internet e fazer uma pesquisa rápida no Google ou ler o dicionário. Descobri que ficar desapontado significa "ficar triste ou descontente porque alguém ou algo não conseguiu cumprir as esperanças ou expectativas" 

No “Guia de A a Z para encontrá-lo na Bíblia”, encontrei decepção definida como “o estado de ser derrotado na expectativa ou esperança”.

Eu gosto mais dessa segunda definição por causa desta palavra: DERROTADO . 

Não é verdade que tantas vezes vivemos e nos sentimos derrotados? Honestamente, estou tendo dificuldade em lembrar que tenho vitória por meio de Cristo. Melhor dizendo, esqueço que preciso VIVER na vitória que sei que tenho por meio de Cristo. Sinto-me derrotado muito mais do que gostaria de admitir.

Estou realmente surpreso ao encontrar essa relação entre derrota e decepção , no entanto. (Talvez porque seja de uma perspectiva bíblica?!?). Isso realmente coloca as coisas em uma nova perspectiva. E me ajuda a pensar que posso superar a decepção porque não fui derrotado - tenho vitória em Cristo!

Sentir-se desapontado ou desapontado não é necessariamente ruim ou pecaminoso porque Deus nos criou e nos deu todos os tipos de emoções. 

O que fazemos com essas emoções (ou problemas cardíacos) é muito importante, porque elas têm a tendência de se tornarem pecado em nossas vidas. Se não forem controladas, essas emoções trarão a morte (espiritual). 

Provérbios 15:13 - O coração alegre torna o rosto alegre, mas pela tristeza de coração o espírito é esmagado.

Provérbios 18:14 - O espírito de um homem suportará doenças, mas um espírito abatido quem pode suportar?

E meu favorito:

Provérbios 17:22 - O coração alegre é um bom remédio, mas o espírito abatido seca os ossos. 

E Jeremias nos diz que nosso coração é enganoso, perverso. Eles não devem ser confiáveis.

Jeremias 17: 9 - O coração é enganoso acima de todas as coisas, e desesperadamente doente; quem pode entender isso?

Salmo 119: 116 - Sustenta-me segundo a tua promessa, para que viva e não seja envergonhado na minha esperança!

Salmo 43: 5 - Por que você está abatida, ó minha alma, e por que você está tumultuada dentro de mim? Esperança em Deus; pois voltarei a louvá-lo, minha salvação e meu Deus.

Salmos 22: 5 - A ti clamaram e foram resgatados; em ti confiaram e não foram envergonhados. 

Salmo 40: 1 - Esperei pacientemente pelo Senhor; Ele se inclinou para mim e ouviu meu grito.

Pare e encontre uma resposta em oração. Peça a Deus antes de tudo. Avalie a situação. 

  • Estou decepcionado comigo mesmo? Por quê? 
  • Estou desapontado com os outros? Por quê?
  • O que eu não estou entendendo que me faz sentir assim?

Eu gosto desses versículos em Tiago 4 

1 - O que causa brigas e brigas entre vocês? Eles não vêm de seus desejos que lutam dentro de você? 

2 - Você deseja mas não tem, então você mata. Você cobiça, mas não consegue o que deseja, então briga e briga. Você não tem porque não pede a Deus. 

3 - Quando você pede, você não recebe, porque você pede com motivos errados, para que você gaste o que você recebe em seus prazeres. 

Quase diz que brigamos e brigamos porque não conseguimos o que queremos. ASSIM….. 

O que é que eu quero? (e eu não entendo?)

O primeiro lugar a ir é Deus e Sua Palavra, NÃO nossa família, amigos, internet ou outras pessoas. 

ELE está sempre conosco e sempre atende nosso chamado / grito.

Ele é o único que pode nos dar o que precisamos. 

Somente Nele encontraremos as respostas certas.

Lucas 18: 1 - E contou-lhes uma parábola no sentido de que deveriam orar sempre e não desanimar.

Mateus 5: 4 - Bem - aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Romanos 5: 5 - E a esperança não nos envergonha, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Que o Senhor te guarde e te abençoe!