quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Estudo Bíblico: Do Coração à Sabedoria

 Estamos no segundo mês do Estudo Bíblico dos Profetas Menores - e hoje o post é sobre o Profeta Joel.

Agradeço-lhe por se juntar a mim ao longo desse ano de 2021, onde compartilho uma visão bíblica dos doze livros da Bíblia no Antigo Testamento chamados de profetas menores, são menores apenas no que diz respeito ao seu cumprimento, e não porque faltem significado.

"Portanto, ensina-nos a contar nossos dias, 

para que possamos aplicar nossos corações à sabedoria"  

Salmo 90:12

No estudo anterior no livro de Oséias, Deus é retratado como nosso marido.

Em Joel, Ele é o lavrador final.

O lavrador é aquele que trabalha o solo, a terra para semear, cultivar, podar e cuidar de seus campos e hortas para prod, ele a limpa, para que dê mais fruto. uzir alimentos para uma família e comunidade, bem como para os animais de que cuida.

Seus esforços significam vida para todos.

"Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a tira: e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. Eu sou a videira, vós as varas; quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" João 15:1-2,5. 

Joel começa com uma declaração categórica para os israelitas de que sua terra estava para ser ou já havia sido devastada por um adversário mais forte do que eles jamais conheceram.

Este "exército do norte" - os assírios aqui, mas também um futuro exército do fim dos tempos citado em Jeremias, Ezequiel e Apocalipse - trouxe destruição à terra e devastação de tudo que é alegre para o povo de Israel. Depois de gerações de falsidade e idolatria, Deus permitiu que esse adversário corresse solto como punição por sua infidelidade..

 [Sublinhados, colchetes e palavras em negrito são adicionados para dar ênfase aos versículos das escrituras ao longo deste estudo.]



 Joel - O mundo na época do antigo Israel era uma sociedade agrícola que dependia da terra para tudo. Nós, como pessoas modernas, não somos mais estritamente agrícolas, mas mesmo agora, se a terra sofrer, tudo e todos sofrerão junto com ela, porque nosso sustento depende do que a terra fornece.

As três principais safras cultivadas no antigo Israel eram grãos (principalmente trigo e cevada), videiras e oliveiras. Outros produtos da terra mencionados em Joel eram árvores frutíferas como a figueira, a romã, a palmeira (tamareira) e a maçã.

A analogia que Joel usa de uma invasão de insetos predadores, um após o outro, que sucessivamente desnuda a terra, causaria terror nas pessoas temerosas de passar fome, bem como nos sacerdotes que precisavam dos grãos, azeite e vinho produzidos pela terra para a oferta diária de 'carne' (pão feito de farinha, óleo e olíbano) e a oferta de bebida (feita de vinho) crucial para a devida adoração a Deus.

Esses sacrifícios diários eram parte da cultura hebraica e uma parte necessária do serviço sagrado dos sacerdotes. As ofertas eram uma expressão de gratidão a Deus por Suas bênçãos e sua posição com Ele.

Por causa da conduta de Israel como nação, a cessação da produção de que necessitavam pela destruição deste exército foi um resultado direto do desprazer de Deus e da recusa de bênçãos (Joel 1:13). Deus permite a aflição como um chamado para despertar. Nada comove mais uma alma do que tirar seu alimento diário.

"Não é a carne cortada diante de nossos olhos, sim, alegria e alegria da casa de nosso Deus" Joel 1:16 

Repetição - Quando nos repetimos na conversa (pense em mães conversando com seus filhos), estamos enfatizando a importância de nossas palavras. A repetição é um meio de chamar a atenção de alguém e esperar que nos ouçam. A palavra de Deus usa o mesmo método.

Existem quatro frases que são repetidas em Joel que os filhos de Deus precisavam ouvir.

  1. Lamentação e cingi-vos com pano de saco (1: 8,13) Isto é, humilheis-se lamentar suas ações sem fé e clamam a Deus por misericórdia.
  2. Santifique um jejum (1:14; 2:15) Isto é, pare de se divertir com comida, bebida ou qualquer outra coisa - proclame um tempo somente para Deus.
  3. Convoque uma assembléia solene (1:14; 2:15) Ou seja, reúna todos - sua imprudência afeta adultos e jovens.
  4. Soprar vos a trombeta (2: 1,15) Isto é, parar o que está fazendo agora, uma trombeta iria alertar todos de uma vez a um inimigo se aproximando ou outra calamidade.

  Por que jejuar?

Quando os cristãos voluntariamente desistem de sua comida diária (ou qualquer outra coisa que eles amam) por um tempo, isso disciplina seus corpos físicos e aguça suas mentes espirituais para uma maior clareza e adoração a Deus.

 "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos" Mateus 5:6

O foco principal do jejum é nos ajudar a ter consciência de que Deus é nossa fonte de sustento e força. À medida que nos privamos do prazer da comida em espírito de humildade, nosso homem espiritual fica mais forte e nossa audição de Deus mais aguda. Decisões importantes, superação de pecados e proximidade com Deus, são mais bem alcançadas por meio de jejum e oração.

E isso é o que Deus exigiu que o povo da época de Joel fizesse enquanto ainda podiam.

 As profecias de Joel

Em todos os livros dos profetas maiores e da maioria dos profetas menores, existem:

  • eventos literais declarados por aquele profeta para as pessoas que viviam naquela época
  • eventos futuros previstos pelo profeta, para o futuro dessa geração ou para as gerações futuras (ou seja, os tempos modernos)
  • linguagem literal e figurativa usada para descrever os dias finais do tempo da ira de Deus e a segunda vinda de Cristo

Joel não é diferente.

 "E acontecerá depois que derramarei meu espírito sobre toda a carne; e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões". Joel 2:28 

O Espírito de Deus nem sempre estava acessível. Apenas uns poucos selecionados nos tempos bíblicos foram inspirados com entendimento piedoso.

Mas desde o sacrifício de Cristo - o "depois" no versículo acima - o véu da separação foi rasgado e o acesso direto ao Pai foi concedido a nós.

Que coisa gloriosa ser cheio do Espírito de Deus!

Ele nos deu amorosamente esse poder para superar nossos pecados, edificar nossa fé, abençoar outros com conforto e encorajamento e viver vitoriosamente neste mundo, não importa as circunstâncias.

 O livro de Joel mencionado em Atos

Pedro cita Joel 2: 28-32 quase palavra por palavra em Atos 2: 17-21. Por que é isso?

Porque o livro de Joel fazia parte das Sagradas Escrituras que Pedro leu em seus dias e agora ele viu o cumprimento dele em primeira mão quando Deus derramou Seu Espírito Santo como um vento poderoso em Jerusalém no dia de Pentecostes após a ressurreição de Cristo.

Pedro também foi uma testemunha das palavras de Cristo a respeito do fim dos tempos registrados em Mateus 24 e Lucas 21 e lembrou-se do que leu em Joel quando falou aos homens em Atos 2: 19-20 do que ainda estava por vir.

"Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se coinverterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor". Atos 2:19-20

 Não perca a II Parte - Do Coração à Sabedoria - Profetas Menores - Joel - dia 25/2.

Bençãos, 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...