quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Estudo Bíblico: Do Coração à Sabedoria

 Parte II - Profetas Menores - Joel

Paralelos do fim dos tempos

Em Apocalipse 9, há um relato de um "exército de cavaleiros" muito semelhante ao exército de Joel 2. A visão do apóstolo João descreve este exército ascendendo através de uma espessa fumaça do poço sem fundo como gafanhotos comparados a cavalos preparados para a batalha, "e o o som de suas asas era como o som de carros de muitos cavalos correndo para a batalha ”(Apoc. 9: 9).

Joel descreve esses mesmos eventos como "um dia de escuridão e escuridão, um dia de nuvens e escuridão densa ", quando este exército do tempo do fim mais poderoso do que "nunca houve semelhante, nem haverá mais depois dele" tendo a aparência de cavalos, correrão e “saltarão como o ruído de carros no cume das montanhas” (Joel 2: 2-5).

Em Joel, outro paralelo: a terra tremerá diante deles; os céus estremecerão; sol e a lua escurecerão e as estrelas deixarão de brilhar (Joel 2: 2-5,10 e Joel 3:15).

Em Apocalipse: E vi quando ele abriu o sexto selo, e eis que houve um grande terremoto ; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue ; E as estrelas do céu caíram sobre a terra , assim como a figueira lança seus figos prematuros, quando é sacudida por um vento forte (Apocalipse 6: 12-13).

E em Mateus o autor fala do fim dos tempos assim: Imediatamente após a tribulação daqueles dias, o sol escurecerá , e a lua não dará a sua luz , e as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus será abalado .

Essas três instâncias em Joel, Mateus e Apocalipse têm todos os mesmos elementos: o sol e a lua escurecem, as estrelas caem, os céus são abalados, então Cristo retorna com um grito para julgar as nações após reunir Seus santos.

 Mateus 24:30-31 

Todas as tribos choram e lamentam (Ap 1: 8) porque se recusaram a acreditar e agora seu julgamento está próximo.

 Aqui está a sequência simplificada de eventos dos tempos finais:

  1. O mundo abraça um anti-Deus, governo mundial único ou Nova Ordem Mundial chamado de “poder da besta” por sete anos (Daniel 9:27; Apocalipse 13: 1-6).
  2. Três anos e meio neste período de sete anos começa a grande tribulação quando a besta fará guerra aos santos (Apocalipse 12:17), negando-lhes o poder de comprar e vender (Apocalipse 13:17), matando aqueles que se recusam a adorar a imagem da besta, (Apocalipse 13:15) e eventualmente os vencerão (Apocalipse 13: 7; Dan. 7:21).
  3. Cristo, o Todo-Poderoso (Apocalipse 1: 8), retorna na sétima trombeta, no final da tribulação (1 Tes. 4:16; Ap. 11:15) e os mortos em Cristo ressuscitam primeiro (1 Tes. 4 : 16; 1 Cor. 15: 51-52), então todos os que estão vivos em Cristo e permanecerem se encontrarão com Cristo no ar e estarão para sempre com Ele (1 Tes. 4:17).
  4. Enquanto isso, os pagãos (aqueles que recusam a Cristo) estão sujeitos às sete últimas pragas da ira de Deus. Eles se recusam a se arrepender e, em vez disso, se unem em um lugar chamado Armagedom e o vale da decisão de lutar com o Todo-Poderoso e Seus anjos e são derrotados (Joel 3: 11-14; Ap 19: 19-20; Ap 15: 14).

 Josafá e o vale da decisão

Em 2 Crônicas 20, lemos um relato dos israelitas enfrentando um adversário feroz.

Josafá, o rei de Judá, estava em grande desvantagem em número por esse exército que se aproximava, mas o profeta Jaaziel, cheio do Espírito de Deus, disse a ele e a todo o povo: “Não temais, nem desanimeis por causa desta grande multidão; porque a batalha não é tua, mas de Deus ”(2 Crônicas 20:15).

Enquanto todas as pessoas cantavam louvores ao Senhor, o Senhor lutou contra o inimigo e nenhum deles escapou. Este era o vale de Josafá, o vale da decisão (ou incisão, debulha) de que se fala no capítulo três de Joel sobre os dias que virão.

Estes futuros pessoas que não se arrependem Deus os instrui a “, comer seus arados em espadas , e as vossas foices lanças . Despertem os gentios e subam ao vale de Josafá; porque ali me assentarei para julgar todos os gentios em redor. ”

Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão ”(Joel 3: 2,12,14).

Em contraste, aquelas pessoas que ouvem a Deus nos últimos dias imediatamente após a grande tribulação, Deus diz: “Eles transformarão suas espadas em relhas de arado e suas lanças em podadores : nação não levantará espada contra nação, nem farão aprenda mais a guerra ”(Isaías 2: 4).

 O dia do senhor

Sempre que lemos a frase “o dia do Senhor”, isso significa o julgamento dos incrédulos no fim dos tempos e a segunda vinda de Cristo. “O dia do Senhor” é repetido quatro vezes em Joel.

 "E o Senhor fará ouvir a sua voz diante do seu exército: porque muito grande é o seu acampamento; porque é forte o que executa a sua palavra; porque grande é o dia do Senhor e muito terrível; e quem pode suportá-lo? Joel 2:11

 Logo após esse versículo, somos informados de como sobreviver ou suportar esse tempo desesperador.

Volte-se para Deus com todo nosso coração.

Com jejum, choro e luto, compreenda nossa grande necessidade de Deus.

 "E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes. e voltai-vos para o Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, tardio em irar-se e grande benignidade, e se arrepende do mal" Joel 2:13 

Quando entregamos nossas vidas a Ele, nos tornamos Seus. Quando colocamos nossa fé em Cristo diariamente, não precisamos mais temer a ira de Deus que virá. Mas devemos permanecer vigilantes.

 "Vigiai, portanto, e orai sempre, para que sejais considerados dignos de escapar de todas estas coisas que há de acontecer e de comparecer perante o Filho do Homem" Lucas 21:36 

Deus promete ser misericordioso conosco em Seu “grande e terrível dia”, mas Deus não se deixa enganar pela aparência externa de um cristão. É por isso que Ele diz: “rasgue o seu coração, e não as suas vestes”. Joel 2:13

 Ele quer mudança interior genuína e verdadeiro arrependimento.

 Como é falado no Salmo 34:18: “Perto está o Senhor [perto] dos que têm o coração quebrantado; e salva os que têm o espírito contrito ”.

 Em Romanos 10:13, Paulo cita Joel quando escreveu: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.

 "E ela deve vir a poassar  Joel 2:32

Cristo é o nosso monte Sião, é a nossa Jerusalém onde se encontra a esperança. Quer vivamos ou morramos durante o fim dos tempos, nossa libertação espiritual está garantida.

 "E eleme mostrou um rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro" Ap. 22:1 

Após o retorno triunfante de Cristo, Joel 3:18 revela uma fonte de água viva pura jorrando da casa de Deus. (Ezequiel 47: 1, Zacarias 14: 8 e Apocalipse 22: 1 concordam.)

Cristo é essa água viva. 

Cristo retorna com um grito!

O Senhor pronunciará sua voz perante seu exército (Joel 2:11).

O Senhor também rugirá de Sião e fará ouvir a sua voz de Jerusalém (Joel 3:16).

Ambos os relatos em Joel são registrados imediatamente após o sol e a lua escurecerem. Isso nos ajuda a entender melhor a linha do tempo dos eventos quando Cristo voltar.

O livro de Joel nos fornece muito para ponderar e preparar, amada cristã e amado cristão.

Todos nós perdemos algo. Nossas vidas agora são imperfeitas e carentes. Mas Deus promete prover cem vezes mais de tudo o que perdemos agora por amor a Ele.

Então vamos

Tiago 5:7 - "Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas".

Nós veremos nos dias 18 e 25/3 - com Os profetas Menores - AMOS.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...