sexta-feira, 2 de abril de 2021

Judas, o Traidor - parte II

 

Por que Judas traiu Jesus com um beijo?

Parece uma escolha estranha, não é? Por que não se apressar e apontar diretamente para ele? Por que o fingimento?

“Agora o traidor havia combinado um sinal com eles: 'Aquele que eu beijo é o homem; prenda-o e leve-o embora sob guarda. ' Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: 'Rabino!' e beijou-o. ” Marcos 14: 44-45 .

Estava escuro e talvez Judas quisesse ter certeza de que prenderiam o homem certo. Dar a saudação física normal também não permite que os outros discípulos participem da traição. Para um aluno que tinha grande respeito por seu professor, um beijo teria expressado honra.

O fato de Judas usar um beijo em sua traição é algo excepcionalmente enganoso. Seu gesto afetuoso era uma mentira.

O que Judas fez com o dinheiro? 

“Quando Judas, que o traiu, viu que Jesus estava condenado, foi tomado de remorso e devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos. 'Eu pequei', disse ele, 'pois traí sangue inocente.' 'O que é isso para nós' eles responderam. 'Isso é sua responsabilidade' Então Judas jogou o dinheiro no templo e saiu. ” Mateus 27: 3-5a. 

Judas sentiu apenas remorso, não arrependimento . O remorso deseja que você não tenha agido de determinada maneira por causa das consequências que sofre.

O arrependimento na Bíblia inclui arrependimento e tristeza pelas ações de alguém, mas inclui pedir perdão e uma mudança deliberada de mente e coração.

Judas não pediu perdão a Deus. Em vez disso, ele voltou ao templo e jogou o dinheiro de volta, implicando os principais sacerdotes e os anciãos na trama. Mas era tarde demais; eles não parariam o julgamento.

Como Judas morreu?

Mateus continua no versículo acima: “Então ele foi embora e se enforcou.” (versículo 5b) Lucas, o médico, dá uma descrição mais horrível do que aconteceu após o enforcamento no livro de Atos. Ele relata a decisão de Pedro de substituir Judas e conta de sua morte. “Com a recompensa que recebeu por sua maldade, Judas comprou um campo; lá ele caiu de cabeça, seu corpo se abriu e todos os seus intestinos vazaram. " Atos 1: 18 

Ninguém conhece a mente de Judas, mas ele pode ter usado o suicídio como uma forma de se redimir em vez de pedir a redenção de Deus. Alguns estudiosos acreditam que no antigo Israel o suicídio era aceito e pode ter sido considerado natural ou mesmo heróico.

Lições da vida de Judas Iscariotes 

• Ame até mesmo aqueles que traem você de forma traiçoeira.

Não parece uma pílula difícil de engolir? Mas considere as ações de Jesus. Ele compartilhou muitas refeições com Judas. Ele orou por ele e lavou seus pés com humildade e serviço. Jesus estava nos mostrando como é o amor genuíno. Sem orgulho, toda humildade e exibindo graça e um espírito humilde.

• Mesmo uma vida vivida com um exemplo perfeito de fé e imersa nos ensinamentos de Jesus não pode garantir um coração para Cristo.

O pecado é um problema cardíaco inato. Vamos lutar por todas as nossas vidas. Mas também temos livre-arbítrio e podemos escolher nos arrepender e lutar contra a tentação. Judas teve muitas chances de usar seu “ambiente final” para mudar seu problema cardíaco. Em vez disso, ele deu a Satanás uma porta aberta para seu coração.

• Não viva em arrependimento ou remorso.

Avance para o arrependimento. Deus sempre amará você - pecado e tudo. Ele quer restaurá-lo. Pedro negou Jesus três vezes, e Jesus o restaurou com amor. É sempre uma opção para nós!

• Quando tentado e influenciado pelo pecado, Jesus sempre nos dá uma saída.

Quando o Espírito Santo nos convence de nossos pecados, precisamos ir imediatamente a Jesus e pedir seu perdão amoroso. O Espírito Santo nos ajudará a reconhecer o pecado em nossa vida, afastar-nos dele e fazer escolhas melhores. Precisamos apenas ouvir e responder.

• Nosso coração mostra onde estão nossos tesouros.

Jesus exige nossa total lealdade. Não podemos acumular tesouros na terra e no céu. Existe alguma coisa em sua vida que você colocou diante de Deus?

• Jesus nunca permitirá que Satanás nos tire de Suas mãos.

Como crentes, nossa alma e vida eterna estão seguras. Isso não impede Satanás de tentar entrar em nossas vidas. Ele conhece nossas fraquezas e as usa a seu favor. Quando estamos sozinhos, doentes, nos sentindo desamparados, etc., ficamos especialmente vulneráveis ​​a seus ataques. “Resista ao diabo”, como Tiago 4: 7 recomenda e “ ele fugirá de você”.

Compaixão pelos Perdidos 

“Pois o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” Lucas 19:10 

Vou ir contra o professor de Bíblia (citado no começo da mensagem) e dizer que sinto muito por Judas. Sinto que ele fez escolhas erradas, deixou a ganância encher seu coração e se recusou a ver Jesus como Ele era. Ele perdeu a vida eterna no céu. Mas foi sua escolha e ele sofreu as consequências.

Estamos todos quebrantados, todos precisamos de um Salvador. Sentimos compaixão por aqueles que não conhecem Jesus ou o rejeitam abertamente? Essa compaixão nos move fisicamente a fazer ou dizer algo para remediar a situação?

Como está minha testemunha? Estou dando frutos para a glória de Deus “Isto é para a glória de meu Pai, que deis muito fruto, mostrando-vos ser meus discípulos.” João 15: 8.

O que você aprendeu da vida de Judas que mais o impactou?

Que época maravilhosa para contemplar o amor, o ministério de Jesus e a parte que desempenhamos em Seu plano.

Bênçãos,




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...