quinta-feira, 1 de abril de 2021

Devocional: Os últimos dias de Jesus antes a Ressurreição- Sexta-Feira

 Boa sexta-feira

Jesus fala:

Jesus suporta julgamentos falsos e ilegais pelos judeus e romanos. Ele é condenado, espancado, zombado, forçado a carregar sua própria cruz e crucificado (tortura horrível). Enquanto ele está sofrendo, Jesus fala sete vezes. (Estou usando-os para a meditação deste dia).

“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” Lucas 23:34

Jesus está sofrendo fisicamente e ainda mostra amor, compaixão e misericórdia para com seus executores. Ele, que não tem pecado, está suportando essa tortura para que toda a humanidade seja perdoada. De certa forma, ele está pedindo perdão por todos nós também - nossos pecados o colocaram lá.

• Como isso muda seu pensamento sobre o perdão?

Jesus não demonstrou nenhum ressentimento com os soldados que pregavam pregos em suas mãos e pés. Em vez disso, ele nos mostra o quanto precisamos tolerar em seu nome. Temos que perdoar.

Você lutou com o perdão? Eu tenho. O perdão não é esquecer. Os atos cruéis dos soldados, os atos dos líderes judeus, os romanos, espectadores, todos foram escritos para a eternidade. Os atos nunca serão esquecidos. Os assassinos de Jesus são perdoados porque Jesus pediu. Somos perdoados porque ele recebeu o castigo por nós.

“Na verdade, eu digo a você, hoje você estará comigo no Paraíso.” Lucas 23:43

Mesmo quando Jesus está sendo crucificado, o criminoso sendo crucificado à sua esquerda zomba de Jesus. É realmente incrível que o criminoso à sua direita admita seu pecado e depois defende Jesus - “este homem não fez nada de errado”. Ele pede a Jesus para se lembrar dele “quando você entrar no seu reino”.

De onde veio sua fé? Ele o tinha ouvido ensinar? Assistir ele fazer um milagre? Seja o que for, Jesus conforta e abençoa este homem com a promessa do céu.

• Que confissão de fé no “leito de morte”! Até os próprios discípulos de Jesus tinham menos fé do que esse criminoso. De alguma forma, ele cria no reino de Jesus e pede a Jesus que se lembre dele. Este homem, que só se arrependeu no final de sua vida, é lembrado para sempre por sua fé e crença.

• Imagine isto: quando Jesus sobe ao céu após sua morte na cruz, ele chega de mãos dadas, escoltando esse criminoso perdoado.

• Se você foi abençoado por ter tomado a decisão de aceitar o sacrifício de Jesus pelos seus pecados e foi perdoado, como sua vida mostra isso?

• Que dons você está usando para cumprir a ordem de Jesus de pregar o evangelho?

“Jesus disse à sua mãe:“ Mulher, este é o teu filho ”. Então ele disse ao discípulo: Esta é sua mãe ”. João 19:26

Imagine a dor e o sofrimento que Maria deve ter sentido! Você consegue se colocar no lugar dela? Assistindo seu próprio filho ser torturado e assassinado?

Maria se lembrou das palavras de Simeão a ela ao apresentar Jesus no templo, 8 dias após seu nascimento? "E uma espada vai perfurar seu próprio coração também." (Lucas 2:35) Mais uma vez, Jesus procura tranquilizá-la e pensa nos outros antes de si mesmo, mesmo nessa situação impossível. Ele estava preocupado com sua mãe e certificou-se de que ela seria bem cuidada.

• Nossas famílias são presentes especiais dados a nós por Deus. Jesus nos dá uma imagem de como deve ser o cuidado de nossas famílias. Não devemos tomar nossas famílias como garantidas.

• Mostre-lhes o mesmo amor que Jesus demonstrou aos seus. Se a disfunção ou abuso fizer parte de sua família, ainda podemos ter a compaixão de Jesus (ou orar para recebê-la) e orar por esses membros da família.

"Meu Deus, meu Deus, por que você me abandonou?" Mateus 27:46

As palavras de Jesus são o versículo inicial do Salmo 22. (Salmo 22 também é uma profecia surpreendente, considerando que a crucificação não existia na época em que foi escrita - “traspassaram-me as mãos e os pés, e contaram todos os meus ossos (vv16- 17). “Eles repartem as minhas vestes entre si, e para as minhas vestes lançam sortes” v18.)

Sabemos que Jesus era Deus em sentido pleno e que eles estiveram juntos para sempre. Eles criaram o universo juntos. No entanto, aqui vemos que eles estão completamente separados de alguma forma. 

A definição do dicionário de Cambridge para “abandonar” é “partir para sempre ou desistir completamente”. Ele, que não conheceu pecado, que não sabia como era pecado, estava indo para sentir o pecado do mundo colocados em suas costas, e o total de desconexão de Deus . Ele não estava apenas sofrendo fisicamente, mas mentalmente com o conhecimento do pecado e o abandono espiritual de seu pai.

• Você consegue se imaginar sem saber como é o pecado? Jesus nunca sentiu vergonha, remorso ou culpa do pecado. Mas, naquele momento, ele sentiu tudo; ampliado de uma forma que nem podemos imaginar. Deus estava olhando para Jesus como se ele tivesse pecado. Ele sentiu o julgamento e a condenação de Deus. E por que ele assumiu tudo isso?

Porque ele nos ama muito, para que possamos estar com ele para sempre. Como seus filhos, podemos reivindicar a promessa de Deus para nós em Hebreus 13: 5 como nossa: “Nunca vos deixarei, nunca vos desampararei”.

"Tenho sede." João 19:28

Jesus finalmente fala de seu sofrimento físico. A flagelação, a coroa de espinhos, o pregar na cruz - sua perda de sangue pode tê-lo deixado em estado de choque. Febre escaldante e sede excruciante freqüentemente acompanhavam a crucificação. Eles oferecem a ele vinagre de vinho (vinho barato) que nos leva de volta aos Salmos - "Eles ... me deram vinagre para a minha sede." Salmo 69:21


O sofrimento de Jesus estava terminando. Ele havia concluído seu trabalho e estava pronto para encerrar sua missão. A frase na escritura imediatamente anterior às palavras de Jesus foi “quando Jesus soube que tudo agora estava acabado, ele disse (a fim de cumprir a escritura):“ Tenho sede ”. João 19:28.

No excruciante final de sua vida, Jesus permanece fiel à sua missão e cumpre as Escrituras.

"Está terminado." João 19:30

A obra de Jesus estava concluída. Ele era nosso Cordeiro pascal. Seu sofrimento acabou e sua tarefa foi concluída. O pecado, a morte e Satanás são derrotados. Ele foi obediente a seu Pai e realizou o maior ato de amor já conhecido. Ele realizou o que não podemos fazer por conta própria. Nossa dívida agora está carimbada com “PAGO INTEGRALMENTE. 
O sacrifício de Jesus foi voluntário. Ninguém o forçou a pagar o preço por nossos pecados. Ele estava consciente e no comando de si mesmo até o fim.

“Pai, em tuas mãos entrego meu espírito.” Lucas 23:46

Suas palavras finais foram uma oração a seu Pai no céu, então “ ele deu seu último suspiro. Lucas nos diz que “clamou em alta voz. Ele invoca a força para gritar quando deveria estar tão fraco que apenas um sussurro poderia gritar.

• Observe que Jesus está no controle total aqui. Ele decidiu a hora de sua morte. Triunfo!

• A cortina interna do templo que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo foi rasgada em duas partes, de cima a baixo. Não era uma tapeçaria frágil e fraca. Tinha 18 metros de comprimento, 6 metros de altura e era tão grosso quanto a mão de um homem !!

A morte vitoriosa de Jesus sobre o pecado permite que todos nós entremos no Lugar Santíssimo, e ele nos deu este magnífico ato para colocar um ponto de exclamação sobre o que seu sacrifício significava. Não precisamos mais de um sumo sacerdote para entrar e se sacrificar por nós. Jesus é nosso Sumo Sacerdote. Seu sacrifício é suficiente - de uma vez por todas.
A cortina está rasgada. Podemos nos aproximar de Deus livremente como justos, tudo por causa do sacrifício de Jesus.

Glória a Deus!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...