sexta-feira, 9 de abril de 2021

Quem foi Calebe?

 

Quem foi Calebe? E por que ele era diferente?

Fatos interessantes sobre Calebe na Bíblia:
  • Quem foi Calebe? O primeiro fato, talvez surpreendente, é que ele não era israelita nativo.
  • Em segundo lugar, embora ele não fosse um israelita nativo, ele foi reconhecido como um líder na tribo de Judá.
  • Calebe era um quenizeu - que eram descendentes de Quenaz, um edomita da linhagem de Esaú. Os quenizeus são listados como habitantes de Canaã no convênio que Deus fez com Abrão. Eles eram uma tribo nativa de Canaã que se aliou a Israel.
  • Calebe foi elogiado por Deus por sua fé.
  • Ele foi um dos únicos dois adultos israelitas, com mais de 20 anos, que deixaram o Egito e viveram para se mudar para a terra prometida.
  • Calebe esperou quarenta e cinco anos para receber o que havia sido prometido a ele.
  • Sua fé e força não diminuíram naquela época!
  • Ele estabeleceu um desafio de batalha, o homem que poderia capturar uma cidade ganharia a mão de sua filha em casamento.
  • Calebe era um homem generoso. Ele deu a sua filha Aksah uma herança na terra. E quando ela pediu mais, ele deu o dobro da quantia.

O que tornou Caleb diferente?

Vendo as possibilidades

Os ancestrais de Caleb eram estranhos que foram trazidos e aceitos como parte de Israel. Suas habilidades de liderança e caráter se destacavam, e sua ancestralidade não era uma barreira. Ele foi escolhido para representar Judá, como um dos doze espias enviados para explorar a terra de Canaã.

Quando os doze espias cumpriram sua missão de explorar a terra, eles voltaram com alguns de seus produtos. Moisés e Arão reuniram a comunidade israelita para ouvir seu relatório. O grupo de espiões declarou que a terra era boa e frutífera, mas as pessoas que viviam lá eram poderosas e moravam em grandes cidades fortificadas. Um relatório verdadeiro. Mas então eles começaram a se concentrar nas restrições e não nas possibilidades.

Calebe tentou silenciar seus temores, declarando que eles deveriam subir e tomar a terra "pois certamente podemos fazer isso". Ele acreditava de todo o coração nas promessas de Deus. Mas em vez de serem inspirados por sua confiança piedosa, eles começaram a exagerar nas dificuldades. A terra devora quem nela vive. As pessoas que viviam ali eram descendentes de Anak, conhecidos por sua altura e tamanho. Aos olhos dos israelitas, eles eram 'gigantes'. Eles se sentiam tão pequenos quanto gafanhotos, caíam na armadilha da comparação.

Certamente podemos fazer isso

Calebe estava comprometido com Deus e disposto a colocar sua fé em ação. Infelizmente, ele estava em minoria e a mensagem derrotista dos outros espiões, amedrontou o povo. O medo de seus inimigos potenciais tornou-se maior do que sua confiança em Deus.

Isso acabou levando o povo de Israel a ser banido para vagar pelo deserto por quarenta anos. Eles trataram as promessas de Deus com desprezo. Aqueles que deixaram o Egito, que viram os milagres de Deus, não entrariam na terra prometida por causa de sua descrença.

Além de Josué e Calebe.“Mas porque meu servo Calebe tem um espírito diferente e me segue de todo o coração, eu o trarei para a terra que ele foi, e seus descendentes a herdarão.”Números 14:24

Seguir a Deus de todo o coração

Quarenta e cinco anos depois….

Depois de mais de 40 anos vagando no deserto, a campanha para se mudar e reivindicar a terra prometida havia começado. Finalmente chegou a hora de Calebe receber o que havia sido prometido a ele. Enquanto a terra a oeste do Jordão estava sendo distribuída entre as tribos, ele se aproximou do líder Josué. Na presença do povo, Calebe se lembrou da promessa do Senhor quarenta e cinco anos antes. Ele havia trazido um bom relatório sobre a terra de acordo com suas convicções. Por ter seguido o Senhor de todo o coração, Deus lhe prometeu uma herança dentro da terra, na área que ele havia explorado.

Calebe expressou sua gratidão a Deus que o manteve vivo no deserto, enquanto seus contemporâneos estavam morrendo lentamente. Ele fez uma declaração notável de que ainda era tão forte para entrar e lutar pela terra aos oitenta e cinco anos quanto era aos quarenta! E ele não pediu uma tarefa fácil, mas reivindicou o terreno mais intimidante, a região montanhosa. A terra dos anaquitas, aqueles que foram descritos como 'gigantes' que viviam em cidades grandes e fortificadas.

“Mas o Senhor me ajudando, eu os expulsarei assim como ele disse.”Josué 14:12

Calebe ousou ser diferente e ir contra o fluxo da maioria. Ele acreditava de todo o coração na fidelidade de Deus para cumprir o que Ele havia prometido. Sua fé foi recompensada e ele foi abençoado por Deus com uma herança dentro da terra prometida.

5 qualidades de um espírito diferente.

 

A fé é a confiança em quem e no que baseamos nossas esperanças. Em acreditar e conhecer o amor de Deus em nossas vidas como uma realidade e por colocar o que sabemos em prática. É possível ser teologicamente correto, mas viver como um ateu. A fé, a menos que seja acompanhada por ação, está morta - nossas ações seguem nossas convicções.

Calebe trouxe um bom relatório "de acordo com suas convicções". Ele baseou seu relatório na convicção de que Deus era capaz de cumprir Sua promessa.

“Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção das coisas que não se veem.”Hebreus 11: 1 ESV

Visão

A visão piedosa nos permite focar nas possibilidades de Deus em vez das restrições que vemos diante de nós. Acreditar que Deus é muito maior do que quaisquer problemas que possamos enfrentar. E viver no conhecimento do amor de Deus - que Ele é fiel em cumprir Suas promessas em Seu tempo perfeito.

Aos 85 anos, Calebe sabia que a batalha era real e seria difícil, mas ele acreditava que o que Deus cumpriria o que havia prometido.

“Pois a visão ainda aguarda seu tempo determinado; se apressa até o fim - não vai mentir. Se parece lento, espere; certamente virá; não vai demorar. ”Habacuque 2: 3 ESV

Motivação

Nossa energia para seguir em frente flui de nossa visão e expectativa em Deus e em Sua fidelidade para conosco. Nós fazemos o possível e Deus faz o impossível. Se estamos perdendo nossa motivação, precisamos refrescar nossa visão. Para olhar para cima e descansar um pouco com o Senhor. À medida que levantamos nossos olhos para Ele, nossa perspectiva muda.

Calebe teve a motivação, para continuar, quando aqueles ao seu redor estavam caindo no deserto. Ele tinha uma promessa pessoal de Deus. Nas Escrituras, há uma palavra para cada um de nós agarrar durante uma temporada difícil. Deus é fiel.

“Guardemos com firmeza a confissão de nossa esperança, sem vacilar, pois Aquele que prometeu é fiel.”Hebreus 10:23 ESV

Perseverança

Perseverança não vem em tempos de bênção. É desenvolvido à medida que reconhecemos o poder salvador e guardador de Deus em qualquer provação. À medida que crescemos em nossa experiência da fidelidade de Deus ao longo do tempo e da estação em que vivemos.

Calebe experimentou as provações da jornada que todo o Israel experimentou, falta de água, hostilidade das tribos vizinhas, cobras venenosas, peste, só para citar alguns! Ele viu a morte de Aarão e Moisés e de toda a sua geração. Ele não podia evitar ou escapar da jornada, ao invés disso, ele reconheceu a fidelidade de Deus em mantê-lo seguro durante tudo.

“Considerem pura alegria, meus irmãos e irmãs, sempre que enfrentam provações de muitos tipos, porque sabem que a prova de sua fé produz perseverança. Deixe a perseverança terminar seu trabalho para que você seja maduro e completo, não faltando nada. ”Tiago 1: 2-4 NIV

Comprometimento

Compromisso é definido como uma promessa ou acordo para algo em que você acredita. Nós acreditamos em Deus - o que até os demônios acreditam - mas aqueles que estão comprometidos com Deus estão comprometidos com Seu reino, Sua causa e Seus caminhos de reino. O compromisso é revelado em nossas ações. Palavras por si só podem ser fáceis, mas o compromisso exige que sigamos nossas palavras com nossas ações. Quando estamos comprometidos com Deus, nosso comportamento muda, não vivemos mais para agradar a nós mesmos, mas procuramos servir e agradar Aquele que nos ama.

Com o compromisso, chegarão os momentos decisivos - um momento de escolha. Seguimos nosso próprio caminho ou, mesmo quando há um custo potencial, optamos por seguir os caminhos de Deus?

Calebe foi sincero em seu amor e obediência a Deus, um herói da fé e uma testemunha para todos nós, para amar com todo nosso coração!

“Ame o Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças”.Deuteronômio 6: 5 NIV

Oração = As orações são inspiradas pelas promessas de Deus, e as promessas de Deus guiam e encorajam nossas orações.

Uma oração pela força para ser diferente, para acreditar de todo o coração no poder de Deus para cumprir o que Ele prometeu.

Senhor nos fortaleça nós oramos, para que Cristo possa habitar em nossos corações pela fé. E oramos para que compreendamos quão amplo, longo, alto e profundo é o amor de Cristo. 

E que iremos conhecer e experimentar Seu amor em toda a sua plenitude, e servi-lo de todo o coração. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...