quinta-feira, 1 de abril de 2021

Judas, o Traidor - Parte I

Você já se sentiu um pouco confuso com a pessoa de Judas, o Traidor? 

Certa vez, li o comentário de um professor da Bíblia e ele "proclamou enfaticamente que não devemos sentir pena de Judas". 

É verdade, alguns podem ter pena de Judas ou vê-lo como um bode expiatório no plano de Deus. Outros podem odiá-lo por sua traição. 

Preparei um texto sobre a vida de Judas e descobri quais lições podemos aplicar em nossas vidas.

A História de Judas

Não ouvimos nada sobre a vida de Judas antes de ele se tornar discípulo de Jesus. Não há menção de quando Judas nasceu.

 Significado de Judas Iscariotes 

O nome Judas significa “ ele será louvado ” em hebraico (interessante ...) e seu sobrenome, Iscariotes, significava “ homens de Kerioth ”, o que poderia significar que aquela era sua cidade natal.

João o identificou desta forma:

“Ele se referia a Judas, filho de Simão Iscariotes, que, embora fosse um dos Doze, mais tarde o trairia .” João 6:71

Traição de Judas predita 

Tanto Zacarias quanto Jeremias registram profecias sobre a traição do Messias. Eles não deram nenhum nome a essa profecia, no entanto. Judas nasceu com boa vontade. Deus não o manipulou ou controlou de forma alguma. Ele traiu Jesus por escolha própria e poderia ter mudado de ideia muitas vezes durante seu discipulado.

Quem é Judas Iscariotes?

Jesus escolheu Judas como um dos doze apóstolos originais. O evangelho de Lucas nos diz que Jesus passou a noite sozinho e em oração com Seu Pai antes de escolher Seus Doze. (Lucas 6: 12-16 ) Sua decisão de escolher Judas não foi feita às pressas, mas com muito cuidado e deliberação.

Como os outros apóstolos, Judas desistiu de sua antiga vida para seguir Jesus. Eles viveram, viajaram e trabalharam juntos durante esses 3 anos.

Judas teve muito tempo para aplicar as muitas lições que aprendeu de Jesus. Ele teria visto em primeira mão as curas milagrosas que Jesus realizou e ouvido todos os Seus ensinamentos, incluindo aqueles sobre perdão e misericórdia. Ele deve ter aprendido sobre a estrada larga que leva à destruição e a estrada estreita para a salvação. Judas ouviu a parábola do pródigo e do amor acolhedor e perdoador de Deus.

O apóstolo Judas

Ele era um membro ativo do ministério de Jesus. Lemos em Marcos 6: 7-13 que Jesus envia os Doze (incluindo Judas), dois a dois, com o poder de expulsar demônios, pregar o Evangelho, batizar novos crentes e curar os enfermos.

Judas teve muitas oportunidades de sondar seu coração e mente e decidir quem era Jesus.

E talvez fosse esse o ponto. Podemos não entender como Judas pôde estar tão perto de Jesus, fazer milagres em Seu nome e ainda assim traí-lo. Mas diz algo sobre o coração de Judas. Se ele era tão próximo de Jesus e conhecia Seu caráter e ainda podia traí-lo, foi uma escolha definitiva e bem pensada de sua parte.

Judas era o Tesoureiro

O evangelho de João nos dá uma ideia de como Judas foi nomeado tesoureiro de seu ministério e da posição de seu coração.

Judas mostra suas verdadeiras cores quando Maria derramou perfume caro nos pés de Jesus durante um jantar oferecido em Sua homenagem.

“Judas Iscariotes, que mais tarde o trairia, objetou: 'Por que este perfume não foi vendido e o dinheiro dado aos pobres? Valeu o salário de um ano! ' Ele não disse isso porque se importava com os pobres, mas porque era um ladrão; como guardião da bolsa de dinheiro, ele costumava se servir do que era colocado nela. ” João 12: 4-6.

Pode parecer estranho para nós que, de todas as pessoas que escolheram como tesoureiro, Jesus escolheu o ladrão. (Podemos descansar na verdade de que Seus caminhos são mais elevados do que os nossos ...) É possível que Judas até mesmo tenha se oferecido para o trabalho. Seja qual for o motivo, os sinais do engano de Judas eram aparentes muito antes de ele trair Jesus.

Judas e Jesus 

Jesus prediz a traição de Judas 

Depois que Jesus pregou um ensino excepcionalmente duro, muitos discípulos O abandonaram. Jesus perguntou aos Doze: “Vocês não querem ir embora também, não é?” (Você pode ouvir o amor e o desejo em Sua voz?)

Jesus estava procurando os motivos de todos os discípulos. Simão Pedro declara sua lealdade e fé em Jesus como o "Santo de Deus".

Jesus respondeu : “Eu não escolhi vocês, os Doze? No entanto, um de vocês é um demônio! ” (Em hebraico, eles descreveram a palavra diabo como “adversário” e em grego “caluniador, acusando falsamente”.) João 6: 67,69-70. 

Jesus profetizou abertamente a deserção de Judas. Ele sabia que Judas não mudaria. Judas ficou com Jesus, mas não por um relacionamento honesto baseado na fé.

Judas na Última Ceia

Enquanto Jesus e os discípulos comiam, Jesus disse: “Em verdade vos digo que um de vós me trairá. Eles ficaram muito tristes e começaram a dizer-lhe um após o outro: 'Certamente não eu, Senhor?' ... Então Judas, aquele que o trairia, disse: 'Certamente não eu, Rabi?' Jesus respondeu: 'Sim, é você.' ” (Mateus 26: 21-22,25).

A declaração de traição de Jesus deve ter sido alarmante para os discípulos.

Ninguém, entretanto, olhou imediatamente para Judas como o culpado óbvio. Em vez disso, cada um perguntou incrédulo: " Sou eu ?" Eles não tinham ideia, mesmo depois que Jesus nomeou Judas (e Judas já havia traído Jesus para os principais sacerdotes e recolhido seu dinheiro de sangue).

Jesus estava oferecendo uma chance para Judas se arrepender na Última Ceia, mas Judas continuou a negar seu envolvimento na traição.

Por que Judas traiu Jesus? 

“Então Judas Iscariotes, um dos Doze, foi até os principais sacerdotes para trair Jesus a eles. Eles ficaram encantados ao ouvir isso e prometeram dar-lhe dinheiro. Então ele esperou por uma oportunidade de entregá-lo. ” Marcos 14: 10-11.

A recontagem de Mateus mostra Judas perguntando 

"O que você está disposto a me dar se eu entregá-lo a você?" A intenção de Judas aponta para a ganância. Eles deram a Judas apenas 30 moedas de prata, porém, o preço miserável de um escravo naquela época. (Mateus 26:15).

Lucas dá um pouco mais de detalhes sobre a traição de Judas. Seu relato fala de Satanás entrando em Judas pouco antes da decisão de Judas de ir aos principais sacerdotes para discutir a traição de Jesus.

Satanás encontrou um participante voluntário no esquema de Judas. Isso de forma alguma limita sua responsabilidade por suas ações. Não houve relutância em Judas. Judas ouviu os sussurros de Satanás e continuou a agir de acordo com eles.

Judas, o traidor, estava desiludido com a direção que o ministério de Jesus estava tomando?

Ele estava, como alguns dos outros discípulos, esperando que Jesus iniciasse uma rebelião política contra Roma?

Nenhum deles estava se tornando rico como seguidor de Jesus. Seus desejos podem ter sido ganância por dinheiro e / ou status.

Talvez ele não acreditasse que Jesus era o verdadeiro Messias. Seja qual for o motivo, seus desejos errôneos foram sua própria escolha e fizeram dele o vaso perfeito para Satanás.

Amanhã - Dia 3 continua... Parte II


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...