sábado, 3 de abril de 2021

A Comunhão da Última Ceia

Tenho pensado em como Jesus instituiu a Comunhão da Última Ceia. 

Todo primeiro domingo de cada mês na nossa igreja celebramos a Santa Ceia. Para mim é à celebração da comunhão, um momento de reflexão sobre nós mesmos e o sacrifício de Jesus.

História da Comunhão

Mas vamos ver como a Comunhão da Última Ceia aconteceu e o que Jesus tinha a dizer sobre por que ele queria que celebrássemos a comunhão. O evangelho de Lucas (Capítulo 22) nos dá a melhor visão da Última Ceia. Leia o Capítulo 22 para melhor entendimento.

Preparativos para a Páscoa

Era Páscoa e os preparativos eram necessários. Um cordeiro precisava ser comprado e preparado, bem como pão ázimo, ervas, vinho, etc.

Discípulos se preparam para a Páscoa

Jesus diz a Pedro e João para “ ir e fazer os preparativos para comermos a Páscoa” (v8.) Quando eles perguntam onde jantar, Jesus lhes diz: “Quando vocês entrarem na cidade, um homem carregando uma jarra d'água se encontrará tu. Siga-o até a casa em que ele entrar e diga ao dono da casa: “O Mestre pergunta: Onde é o quarto de hóspedes, onde posso comer a Páscoa com os meus discípulos? Ele lhe mostrará um grande cenáculo, todo mobiliado. Faça os preparativos lá ”(v10.)

Meu primeiro pensamento ao ler isso foi como eles iriam encontrar esse cara carregando uma jarra de água? Tenho certeza de que Jerusalém estava fervilhando com muitas, muitas pessoas fazendo os mesmos preparativos. Como eles iriam encontrar esse cara?

Meu comentário teve a resposta - os homens normalmente não carregam jarros de água - isso era “trabalho de mulher”. Então eu acho que ele se destacaria na multidão.

O outro pensamento que me impressionou foi a reação do discípulo às instruções de Jesus. Eles confiavam totalmente nele, embora não tivessem a menor ideia de como tudo estava arranjado. Mas, neste ponto, quantos milagres e presciência eles tinham tido conhecimento? O suficiente para não fazer perguntas quando ele falava.

Isso traz à mente a última frase (v25) do evangelho de João quando ele fala das obras e palavras de Jesus - “Se todas fossem escritas, suponho que o mundo inteiro não teria lugar para os livros que seriam escritos. ”

Mesmo com o escopo limitado de quem Jesus realmente era e sua missão na terra, eles sabiam que ele era confiável. E eles obedeceram.

Comemorando a Páscoa da Última Ceia

Ao começarem a refeição, Jesus lhes disse: “Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer”. (v15) Por que ele estava “ansioso”? Certamente ele sabia o que estava enfrentando; ele diz que vai sofrer. Duvido que um prisioneiro que enfrenta sua última refeição antes da execução espera "ansiosamente" por sua refeição.

Naquele cenáculo, só Jesus realmente entendia o que representava esta refeição pascal. Todos esses anos de celebração da Páscoa, o sacrifício do cordeiro imaculado e a luta da humanidade para se tornar justa com Deus obedecendo às leis finalmente acabaram. Ele era o cordeiro imaculado. Ele seria o sacrifício para expiar por nós. Nunca poderíamos fazer isso sozinhos.

Ele podia ver além da crucificação, o céu aberto para todos. O plano existe há séculos, desde o Jardim do Éden. Finalmente! O culminar do plano de Deus estava próximo. Era por isso que ele estava “ansioso”?

Símbolos de Comunhão

Jesus nos dá os símbolos desta Comunhão da Última Ceia nos versículos 19-20- “E ele tomou o pão, deu graças, partiu-o e deu-o a eles, dizendo:“ Este é o meu corpo dado por vós; faça isso em memória de mim. Da mesma forma, após a ceia, ele pegou o copo, dizendo: “Este copo é a nova aliança do meu sangue, que é derramado por vocês”.

A aliança do Antigo Testamento foi cumprida, não por cordeiros sem mancha, mas por um Jesus sem pecado. Por suas próprias palavras - " Ninguém tem maior amor do que este, que dá a sua vida pelos seus amigos." - João 15:13. Jesus morreu no meu lugar e em você.

Ele quer que nos lembremos de seu grande e insondável amor por nós quando celebramos a comunhão. Ele acreditava que valia a pena todo o sofrimento que ele suportou.

Jesus nos valoriza - cada um de nós - muito. Leve esse pensamento para dentro. Torne-o pessoal. Inspire-se com isso. Jesus fez o maior sacrifício e tornou possível para você viver no céu para sempre.

Importância da Comunhão

Paulo nos diz que “todos devem examinar a si mesmos antes de comerem do pão e beberem do cálice”. (Atos 2:28) 

A comunhão nunca deve ser apenas um ritual. É uma celebração da qual participamos como um pedido direto de Jesus quando Ele iniciou a comunhão da Última Ceia. Vamos sempre dar a ele a reverência, a alegria e a ação de graças que Jesus pretendia.

Oração da Comunhão:

Querido Jesus, caímos de joelhos diante de Ti quando pensamos no que suportou por nós. Não podemos imaginar o quão profundo é o seu amor. Eu tenho três filhos. Não consigo imaginar me separar de qualquer um deles pelo bem de outra pessoa. Mas Tu é Deus, e eu não. Seu amor é diferente de qualquer outro. Penso em todo o amor que tenho por minha família e amigos queridos, e isso empalidece em comparação.
Obrigado por sua graça salvadora para mim. Tu não sofreste por nosso agradecimento, mas meu agradecimento vem do fundo do meu coração. Deixe seu amor morar lá também, e me ajude a viver uma vida que compartilhe esse amor.
Amém!.

Bênçãos,



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...