sábado, 26 de junho de 2021

Aprendendo com a Fé do Centurião

 Quero compartilhar algumas lições poderosas que podemos aprender ao estudar a história de Cristo e do Centurião Romano no livro de Lucas.

Seja encorajada por Sua humildade e honra!.

Voce tem algum Evangelho da Bíblia preferido/favorito?

É uma pergunta tão religiosa, mas nossas respostas revelam muito sobre nossas prioridades e personalidade.

Por exemplo, meu evangelho favorito é Lucas.

Agradeço a mente analítica do escritor e como ele apresenta os fatos. Sua narrativa inclui muitos detalhes que fornecem contexto para a história que às vezes são omitidos dos outros evangelhos.

Adoro me imaginar na história, então esses detalhes adicionados são incrivelmente importantes.

Em Lucas 7, lemos a história de Jesus curando o servo do centurião.

Este é o homem que Jesus elogiou por sua fé, porque o centurião entendia a autoridade.

Tenho certeza de que muitos de nós lemos ou ouvimos essa história do evangelho de Mateus, que se concentra fortemente no milagre de Jesus que reforça que Ele é o Cristo.

Mas o evangelho de Lucas contém algumas informações adicionais importantes que, acredito, nos ajudam a entender o caráter de Deus ainda mais profundamente.

Vamos percorrer essa história juntos e ver o que podemos aprender sobre nós mesmos e Deus.

Leia: Lucas 7: 3-6a

Considere: O centurião enviou anciãos judeus a Jesus para persuadi-lo a curar seu servo. Embora esse homem não fosse judeu, os anciãos acreditavam que seu amor pela nação de Israel o tornava digno de um milagre.

Esses líderes judeus acreditavam que o centurião era digno, não por causa de quem ele era, do que acreditava sobre Deus ou de como tratava os outros, mas porque apoiava sua nação. Este centurião havia usado sua riqueza e influência para aprimorar esses anciãos. Agora eles estavam garantindo por ele a Jesus.

Seu pensamento era tão transacional! 
Esta é uma armadilha na qual posso cair facilmente se não tomar cuidado. 
Posso presumir que, porque moro no Japão, vou à igreja e sirvo, etc., mereço bênção ou cura. Eu mantive expectativas irreais e fiz suposições semelhantes a esses líderes judeus. Até orei muitas vezes pelo Japão com a mentalidade de que Deus nos deve porque somos uma cristãos e estamos num país que cultua o budismo e xintoísmo. 
Você já caiu na armadilha do pensamento transacional?

A parte dessa história que mais me impressiona é que Jesus acompanha a elite religiosa. Deus estava disposto a acompanhar seu pensamento transacional porque Ele estava trabalhando em algo maior. Jesus estava prestes a mostrar a eles uma verdade sobre o Reino de Deus que eles não estavam pedindo ou esperando. 
Não posso deixar de me perguntar se Ele costuma fazer a mesma coisa conosco.

Leia: Lucas 7: 6b-8 

Considere: O contraste que existe entre o que a elite religiosa disse a Jesus sobre o centurião e o que seus amigos disseram sobre ele.

O primeiro grupo o pintou como um nacionalista orgulhoso. Em contraste, o segundo grupo mostrou seu verdadeiro coração de humildade e honra. O centurião e seus amigos entenderam mais sobre quem era Jesus e o que move o coração de Deus do que os anciãos judeus.

O povo judeu estava procurando por um Messias que se tornaria um líder político e usurparia o governo corrupto. Em vez disso, Jesus trouxe o Reino de Deus à terra de uma forma tangível, mostrando às pessoas a verdade sobre o governo de Deus. Ele inverteu o roteiro de acordo com as expectativas deles e liderou com humildade e honra.

Se você tivesse a tarefa de se aproximar e apelar a Jesus, o que você faria? Acredito que nossas respostas a essa pergunta podem revelar muito sobre como vemos Deus.

Eu não consigo superar o fato de que Jesus começou a caminhar com a elite judaica quando eles fizeram seu discurso orgulhoso, mas o milagre não aconteceu até que a humildade e a honra entrassem. Jesus não elogiou a fé do centurião quando ele foi rotulado de "digno" com base em suas ações, mas quando seus amigos imploraram a Jesus que não se aproximasse.

Esta história me lembra de minha própria jornada de fé.

Quando me tornei cristã, eu estava cheio de orgulho. Eu não tinha cometido muitos pecados exteriores graves, então pensei que era muito bom. Eu estava confiante de que Jesus teve sorte de me ter ao Seu lado - olá, orgulho! 
Mas, ao caminhar com Ele, comecei a entender a vergonha, o orgulho e o egocentrismo que espreitam em meu coração. 
Eu conheço minha tendência para parecer justo e encontrar minha identidade no que faço. 
Sou grata por Deus nos convidar para uma aventura com Ele quando estamos errados, orgulhosos e autocondescendentes. Mais do que isso, sou muito grata por Ele não nos deixar em nosso estado de orgulho, mas plantar as sementes de humildade e honra em nossos corações.

Onde você se encontra hoje? 
Você se relaciona mais com a elite religiosa que se concentrava em ações externas para ganhar aceitação? 
Ou você se vê nos amigos humildes que entenderam o poder de Jesus?

Não importa onde você se encontre hoje, saiba que Jesus está viajando com você. Vamos humildemente trazer nossas crenças a Ele hoje, e trocar nosso pensamento transacional por um relacionamento íntimo com ele.

“ Quando Jesus ouviu isso, ficou maravilhado com ele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: 'Digo-lhes que não encontrei tanta fé nem mesmo em Israel.' Então os homens que haviam sido enviados voltaram para casa e encontraram o servo bem. 
Lucas 7: 9-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...