segunda-feira, 18 de março de 2019

Dia 19 - série: Mulheres da Bíblia

Vamos retratar a história de uma mulher da Bíblia que foi desprezada pelos homens mas honrada por Deus.
Uma mulher que sentiu o desprezo do pai ao ser usada em benefício dele.
O desprezo era tanto que o próprio Deus teve compaixão de sua vida e honrou-a.

Estamos falando de Lia, filha mais velha de Labão (Gn 29:16-17), foi a primeira esposa de Jacó.
Lia era desprovida de beleza ao passo que sua irmã Raquel era formosa de porte e de semblante.
A história de Lia é marcada pela falta de consideração, de amor, de apreço. Tinha um marido que não a amava. Depois, sua irmã casou-se com seu esposo e o amor dele era maior por ela (Gn 29:28-30).
O desprezo era tanto, que Deus teve compaixão de Lia e a fez mãe antes de Raquel (Gn 29:31-32).

Deus sabia do seu sofrimento e a colocou em posição de vantagem em relação a Raquel, concedendo-lhes filhos.

Significado do seu nome: hebraico - Cansaço, impaciente
                                          em árabe - vaca selvagem
Período da história: 1750 - 1650 a.C - local: Harã, Canaã, Macpela

Lia era uma humilde serva do Senhor e alcançou o cuidado e atenção de Deus.

Lia é uma personagem bíblica que sintetiza muito bem a ideia de uma pessoa ferida pelas circunstâncias da vida, insegura, rejeitada pelos outros, infeliz no seu casamento, sem poder de fala, usada como objeto para satisfazer as vaidades dos outros, uma pessoa mal sucedida aos olhos dos homens.

Lia é o tipo de mulher que teria todos os motivos do mundo para questionar o porquê de Deus tê-la feito viver uma vida com tantas feridas, ou talvez teria motivo para se transformar numa mulher amargurada, mas lá em Gn 29 e 30, lemos que ela vivia dando glórias a Deus, mesmo vivendo uma vida tão difícil.

Deus honrou Lia! O texto diz que o Senhor viu que Lia era desprezada e deu-lhe o dom da fertilidade, ao passo que Raquel sua irmã era estéril. Mesmo diminuída pelo marido, ela era engrandecida por Deus dentro de sua casa cada vez que tinha um filho: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom e Diná. 
O nome de cada um desses filhos é uma expressão de louvor de Lia pela fidelidade de Deus a uma mulher tão desprezada que escolheu amar ao Senhor e adorá-lo independentemente das circunstâncias da vida.
Lia é uma dessas mulheres inesperadas que Deus escolhe para cumprir o plano de trazer o Messias ao Mundo. Ela deixou um legado que se destaca entre os demais: O Messias pertence à tribo de Judá, um de seus filhos.

A história de Lia nos ensina que Deus sempre vê nossas aflições e nos ajuda a passar por cada uma delas, nos honrando, nos dando alegria e força.
Mulheres que sofrem pela falta do amor de um pai, do esposo, de amigos, são mulheres desprezadas por falta de beleza exterior, somente são usadas por sua posição social ou pela inteligência.
Assim como Lia não desistiu, voce também mulher, não desista no meio do caminho, mesmo com tanto sofrimento e desprezo. Deus não se esqueceu de voce, Ele só tá esperando o melhor momento de agir e de honrar a sua vida.

Reflexão: Voce se identifica com Lia?
Não importa a sua idade: olhe para a história da sua vida até os dias de hoje. Se voce pudesse se identificar com um personagem bíblico, qual deles falaria mais sobre o caminho que voce traçou até hoje?

Que apesar dos infortúnios da vida voce pode ser grata e dizer Obrigada Pai, Voce consegue detectar essa honra de Deus na sua vida? Consegue ver algum dom, uma característica sua que de alguma maneira te fez sobressair?

Pois tenha consciência que nas grandes e nas pequenas situações o Senhor tem te honrado diante dos homens ou daqueles que te desprezam.

Então, amada mulheres, permita que esse poder de Deus te cure hoje, permita que o seu coração seja invadido pela unção de alegria e contentamento que da mesma maneira que esteve sobre Lia está sobre a sua vida. Amém!

Esteja comigo durante o mês de março.

Estaremos no Blog (marinagobettiblog.blogspot.com) Face, WhatsApp

Curta, Compartilhe, Comente!!

No final teremos um sorteio especial para quem curtiu, compartilhou, e comentou diariamente (esse sorteio é somente para as mulheres no Japão)... as do Brasil eu estarei preparando uma surpresa.

Um grande Abraço, e até dia 20 com o post sobre  Fé!

Deus te abençõe!!

2 comentários:

  1. Claro que toda história tem algo bom a tirar, mas essa aí só Jesus. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, O Senhor está atento em todos os detalhes que nos envolvem e o Senhor conhecia o coração de Lia, ela aceitou todas as circunstâncias mas clamou nas ocasiões certas, deu Glória a Deus e recebeu a graça no devido tempo e foi abençoada com filhos.
      Deus te abençoe!

      Excluir

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...