terça-feira, 26 de março de 2019

Dia 27 - série: Mulheres da Bíblia

Escolhas que mudam a vida...

O texto em Lucas 10:38-42, nos ajuda a refletir sobre o que temos feito com o tempo que Deus tem nos dado, por que o fazemos e para que o fazemos durante a nossa vida.

Hoje vamos falar de Marta, (irmã de Maria e de Lázaro) de uma forma Marta me inspira! Por que ela me inspira?

Porque Marta lembra a mim, lembra voce, em muitas situações, em muitos momentos da nossa caminhada.

Gostaria de destacar neste texto de Lucas (pano de fundo) onde possamos retratar o discipulado.
Jesus envia seus discípulos para pregarem, e ao retornar ficam abismados pelo que estava acontecendo pelo uso do nome de Jesus. Eles estavam maravilhados. Mas por outro lado Jesus fica preocupado com isso. É interessante porque Jesus não apenas falava aos discípulos, mas procurava situações para que os discípulos colocassem em prática tudo que Eles estavam ministrando.
E aqui está grande questão: porque Jesus se desloca com os discípulos para a casa de Marta e Maria? O que será que queria ensinar sobre discipulado?
Jesus queria ensinar a todos nós a importância de ouvir a Palavra de Deus.

O que é discípulo? Discípulo é aquele que segue a disciplina de alguém.


Os discípulos foram chamados assim porque atenderam ao chamado do Mestre Jesus e agora os Seus ensinamentos começam a ser colocados em prática ou em xeque, em muitas circunstâncias de sua vida.
Estar sentado aos pés de Jesus e esta expressão significava sentar-se para ouvir alguma coisa (o professor para com o aluno é uma relação de discipulado, de ensino).
Maria senta-se aos pés de Jesus no sentido de ansiar por um ensino que transformasse sua vida. 
Por que ela sabia que isso era essencial. Marta e Maria eram irmãs de Lázaro, o que foi ressurreto por Jesus, era uma família muito amada por Jesus. Marta e Maria se  preparavam para receber Jesus, quando Jesus chega, Maria se assenta ao seu lado e Marta continua nas arrumações da casa. 
Jesus começa a ensinar e Marta continua a trabalhar. Ele olha pra Marta e descobre coisas escondidas naquele ativismo maluco, talvez até um comportamento religioso. 

Jesus começa a olhar para o coração daquela mulher, porque talvez uma pessoa como nós olhasse para aquela situação e criticasse Maria e não Marta. Que mulher folgada! Talvez haja pessoas com esse coração: Parar para orar? Parar para ouvir a Palavra? Que absurdo! 
Maria está  aos pés de Jesus e Marta começa a ficar aflita. Olha aquela situação e começa a ficar revoltada, porque talvez o que Marta quisesse era o reconhecimento do seu trabalho. Talvez um vazio que precisava ser preenchido, uma baixa auto estima que precisava ser tratada. Veja se nós não somos assim.

Queremos aceitação por tudo que fazemos. Porque é que nós fazemos o que fazemos? Esta é uma boa pergunta, sempre.
Por que oramos? Porque vamos à igreja? Por que lemos a Palavra? Por que vamos em direção aos menos favorecidos, por quê? E por que queremos ser salvos?
Se estivermos condicionando a nossa salvação àquilo que nós podemos fazer, tem alguma coisa errada na nossa fé.

Em Efésios diz que "pela fé sois salvos,  porque já tenho a salvação mediante a fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não das obras, para ninguém se glorie". Eu faço o que faço porque já tenho a salvação, não porque quero conquistá-la, O que eu faço é por amor ao meu Deus, não para conquistar qualquer coisa. Eu não jejuo para fazer uma chantagem emocional com o meu Deus, mas para que a minha vida seja mortificada e eu tenha mais sensibilidade à voz do Espírito na minha vida. Não! Nesse processo eu me aproximo mais de Deus, Ele se revela a mim e eu tenho satisfação nEle. 
Maria talvez tivesse descoberto isto mais cedo do que sua irmã, Marta. Maria tinha satisfação em estar aos pés de Jesus. 

O que rouba a minha paz? O que me gera ansiedade? Marta estava extremamente ansiosa, não conseguia aquietar o seu coração.

A revolta invade a vida de Marta e ao invés de esperar as coisas acontecerem, ou então conversar com Maria ao pé do ouvido, ela chega a Jesus e diz: "Senhor não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me";
em outras palavras ela queria dizer ... O Senhor não vai fazer nada? Eu aqui me matando de trabalhar e ela ai, sentada?
Jesus então responde: Marta, Marta voce está preocupada com tantas coisas quando apenas uma é necessária. 

A vida nos consome. Estamos numa roda viva. Jesus sabe que se apenas lidarmos com as coisas urgentes da nossa vida, o discipulado não vai ser da forma com que tem que ser. Não seremos verdadeiros discípulos de Jesus. Precisamos parar para ouvi-lo falar.

Lição a ser aprendida: 
1) Precisamos organizar nossa vida e colocar isso diante de Deus, para que o mais importante e não urgente venha primeiro.
Tudo o que fazemos, é claro que precisa ser feito, mas o que é mais importante em relação à nossa vida eterna?  O que a gente faz no dia a dia acaba roubando nossa paz, nos tornando ansiosos, porque antes de fazê-lo, não consagramos isso ao Senhor. 
Somos do tipo que fazem planos e depois pedem para Deus abençoar o plano.
O certo é pedir que Deus nos dê os planos abençoados, os planos que Ele já tem para nós. Ele não é um assistente, mas é quem dirige nossas vidas. Maria percebeu e entendeu que isso só vinha através de uma vida de legítimo discipulado aos pés de Jesus. "Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei"
Maria sabia que todo seu medo e toda sua ansiedade precisavam ser colocados aos pés de Jesus.

2) Precisamos nos dirigir a Deus de maneira correta em meio às nossas crises e pressões. Não podemos olhar para Deus com o dedo em riste, perguntando: "Por que o Senhor deixou isto acontecer?" Precisamos aprender a falar com Deus sem arrogância. 
É isto que o texto está nos ensinando!
Jesus queria que Marta tivesse a mesma atitude de Maria, que aprendesse andes para que não colhesse consequências ruins depois, que soubesse que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam. E que Ele pode fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos. Não podemos ter uma atitude religiosa apenas por rito! Jesus veio para que tivéssemos vida e vida em abundância! Vida com significado, vida feliz!
Precisamos ter o coração aberto para correção de Deus.

Precisamos ouvir a voz do Senhor - que às vezes vem através de alguém, que diz certas verdades com amor "ágape".

Precisamos ser profetas do Senhor para corrigir e amar os que Deus colocou ao nosso redor.
O que rouba a nossa paz? 
O que tem roubado a possibilidade de nos aquietar na presença de Deus? 
Deus procura adoradores que O adorem em espírito e em verdade. 
Marta sabia, mas na hora de colocar em prática era complicado.
Marta precisava aprender a estar aos pés de Jesus todos os dias e ter o vazio do seu coração preenchido com a única coisa que realmente pode preenchê-lo, Jesus.

Como anda o seu caminhar diário com Deus, parar para ouvir sua voz?

Voce está mais propensa a ser Maria que se coloca aos seus pés de Jesus ou como Marta inquieta em fazer primeiros os afazares?

Deus te abençoe!


Esteja comigo durante o mês de março.

Estaremos no Blog (marinagobettiblog.blogspot.com) Face, WhatsApp


Curta, Compartilhe, Comente!!


No final teremos um sorteio especial para quem curtiu, compartilhou, e comentou diariamente (esse sorteio é somente para as mulheres no Japão)... as do Brasil eu estarei preparando uma surpresa.


Um grande Abraço, e amanhã dia 28 com o post sobre Sabedoria!




2 comentários:

  1. Nossa,que bela lição sobre a Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Anita, ela os ensina o que é o verdadeiro discipulado de Jesus, parar e ouvir os seus ensinamentos.
      Deus te abençoe nos estudos. bjs

      Excluir

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...