sexta-feira, 29 de março de 2019

Dia 29 - Mulheres da Bíblia

Vamos falar de uma mulher que foi criada para ser geradora da vida, no entanto se deixou levar pelas ofertas do inimigo.

Vamos saber mais sobre Eva: Mãe da Vida, esposa, co-gerenciadora do Éden, dona de casa.

Eva se relacionava diretamente com Deus. Ela foi criada para ser geradora da vida, fazendo jus ao seu nome, ela se tornou mãe da humanidade.

Entretanto quando estava desapercebida no Jardim do Éden, ouviu a serpente e caiu em tentação ao fazer uma escolha contrária a ordem de Deus.


Eva tinha a mesma sensação de muitas crianças ou adolescentes de que não podem fazer determinada coisa, por causa de uma simples proibição de seus pais. Ela podia comer de todos os frutos de todas as árvores do Paraíso, apenas de uma árvore ela não podia. Mas na mente dela vinha o desejo sobre aquela única fruta em que ela não podia comer... e então Eva estava entediada mesmo estando no Paraíso.


Eva então, escuta e responde a serpente, uma verdade sem precisão, respondendo à serpente que Deus havia dito que não devia comer nem tocar no fruto daquela árvore. Mas Deus não tinha falado que não podia tocar. Ouvindo isso a serpente viu que Eva não se lembrava direito do que Deus havia dito e então aproveitou para argumentar  - Não Eva, não é bem assim! Não é que Deus não quer que voce coma, apenas Deus sabe que se voce comer vai ter discernimento entre o bem e o mal assim como Deus.

As consequências pelo seu erro lhe trouxeram dor ao conceber filhos e o pior: a morte entrara no mundo por Adão por também ter comido o fruto que Eva lhe ofereceu. Por um lado ela fez uma inimiga, mas por ouro manteve a esperança de derrotar essa inimiga, quando uma descendente sua gerasse o filho de Deus.

As palavras de Eva estão carregadas de significado e todas elas estão relacionadas a Deus:

1) Eva conhecia a Palavra de Deus, mas quando ouviu uma ideia contrária à de Deus, transgrediu facilmente à ordem do Senhor.
Esse é um exemplo claro da necessidade que temos de vigiar em todo o tempo. Saber o que é certo não basta, precisamos analisar, ponderar, discernir, consultar, antes de aceitar livremente ideias que chegam até nós. Essas ideias costumam confundir, por serem parcialmente certas, possuem benefícios que até então não tinhamos acesso, mas quando acatamos, nos levam para longe de Deus.

2) Eva falou com Deus: "A serpente me enganou, e eu comi" Gn 3:13
Essa foi a resposta que Eva deu ao Senhor, quando Ele perguntou o que ela havia feito. Resumidamente, ela contou toda a história em ordem cronológica: a serpente, a enganosa e então, ela comeu o fruto proibido por Deus. Ela já havia provado que as Palavras do Senhor eram boas. Mas, quando ouviu a serpente dizer que havia algo melhor ainda do que Deus já tinha lhe oferecido, ela ficou insatisfeita, talvez até curiosa.
Deixou a semente da ambição permear sua mente e nessa declaração assume que realmente queria abrir os olhos, que até então pareciam estar fechados, que queria ser igual a Deus, conhecendo tudo, o bem e o mal, e só percebeu depois que havia algo errado,
Eva desfrutava de uma comunhão íntima e honesta com Deus, e diante dEle não tinha como esconder a verdadeira história.

3) O interessante é que em assumir o que havia feito e confessar tudo para Deus, ela desencadeou o início de sua remissão. Ela recebeu e estendeu sua punição, mas também abriu caminho para o perdão e uma nova vida, afinal "quem confessa e deixa alcança misericórdia - Pv. 28:13).
E segurou firme a ancora da esperança da salvação eterna: o Salvador do mundo seria gerado por uma filha de Eva.
A confissão de Eva, nos lembra gentilmente, que ao pecarmos contra Deus (e isso certamente acontecerá) precisamos confessar, abandonar o erro e escolher ficar do lado de Deus, para obtermos Seu perdão e absolvição da culpa.

4) As palavras da mãe da humanidade, após ganhar seu primeiro filho, foram de gratidão pelo auxílio do eterno Deus. Ela reconhece o Senhor como seu ajudador, mesmo depois de estar fora dos portais do Éden.
Apesar de dar ouvidos a Satanás uma vez, escolhera ficar do lado de Deus para sempre. O Senhor lhe dera a benção de gerar vida, e ela agora reconhecia que tudo o que o Senhor lhe dava era bom, o suficiente, era verdadeiro, era confiável. Ela acreditava e estava  grata pela promessa de Deus.
Aprendemos aqui que a nossa impertinência e constante insatisfação pode ser vencida com o hábito da gratidão.

Eva teve muitos outros filhos e filhas, mas a Bíblia cita apenas o nome de 3 deles: Caim, Abel e Sete.
Eva agradece a Deus por compensar seu esforço em criar filhos para Deus, recebendo ajuda do próprio Deus. Deus é justo e compensa todo o esforço que fazemos para Ele e por meio Dele.

Nós conhecemos a história de Caim e Abel onde Deus concedeu a Eva um filho no lugar de Abel, visto que Caim o matou  - Gn 4:25
O filho de Sete, Enos, iniciou uma linhagem de pessoas que invocavam o nome do Senhor. Eva conseguiu, enfim, deixar um legado satisfatório.

Para Refletir - Lições que tiramos de Eva:

Eva morava no Paraíso mas ela queria mais para sua vida. Queria ser inteligente e viu naquele simples fruto o poder para transformar toda a sua vida e fazê-la feliz. Como se fosse resolver tudo como num passe de mágica...a felicidade não vem por uma coisa grandiosa que voce faz uma vez na vida, ela é conseguida através de pequenas coisas que fazemos todos os dias.
Infelizmente o erro de muitas mulheres é não olhar em volta e agradecer por tudo o que Deus lhe proporcionou na vida, dá muito mais importância apenas aquilo que não podem ter e por isso se sentem frustradas, querem sempre mais e mais....,

Para sermos felizes precisamos buscar conhecimento de Deus através da sua Palavra para conseguirmos alcançar um coração descansado nEle.... a nossa felicidade não depende das circunstâncias da nossa vida e sim onde depositamos nossa confiança.

Eva perdeu muito, lembra? Ela perdeu sua comunhão pessoal com Deus, perdeu seu lar no Jardim do Éden, perdeu seu filho Abel que foi assassinado por Caim, seu irmão, e perdeu Caim que haveria de andar pelo mundo sempre fugindo Gn. 4:12
Mas ela continuou ao lado de Deus.

Voce também pode confiar plenamente nEle, não importa quais forem as circunstâncias da sua vida que não andaram de acordo com a vontade de Deus.

Precisamos manter a fé em Deus e buscar por ajuda, mesmo depois de ter pecado.

A vida está na Palavra de Deus, que é a Verdade. Quando amamos a vida e a verdade provamos do fruto que gera a vida eterna. Em outras palavras, quando obedecemos a Palavra de Deus, nos reconectamos a Deus através de Jesus, a Palavra e recebemos amor e sabedoria para nos relacionarmos bem com o próximo. 

Escolher a Palavra da Vida gera um impacto positivo no mundo e nas futuras gerações.



Um grande Abraço! Obrigada a cada uma que esteve aqui durante esse mês acompanhando esse maravilhoso estudo "Mulheres da Bíblia", que infelizmente hoje chega ao fim, mas estaremos juntos novamente com mais estudo no mês de maio. Aguarde!! 


Curta, Compartilhe, Comente!!

No final teremos um sorteio especial para quem curtiu, compartilhou, e comentou diariamente (esse sorteio é somente para as mulheres no Japão)... as do Brasil eu estarei preparando uma surpresa.



Na semana anunciarei a ganhadora - com um brinde especial!

Deus te abençõe!!

2 comentários:

  1. muito bom esse estudo, acredito que não podemos dizer que não sabemos o que fazer, como o que muitos cristãos dizem inclusive eu, somente por falta de conhecimento, exemplos na Bíblia é o que não falta, varias historias mas todas que levaram ao mesmo caminho, curtas histórias que fizeram diferenças muito grandes, pequenas decisões cheias de sabedoria, estou gostando muito de acompanhar tudo aqui, tenho aprendido muito, que Deus abençoe sua vida grandemente.

    ResponderExcluir
  2. Amém amada! Assim como vc eu também aprendi muito, pois Deus nos ensina grandemente em cada relato dessas mulheres que viveram na fé, que foram guerreiras, perseverantes, cada mulher uma história diferente mas com grandes lições para nós nos dias de hj.

    No mês de abril não terá estudo, somente estarei publicando alguns artigos....
    Em maio estarei com o Estudo Resgate, estarei anunciando em breve.....

    Um grande abraço e conto comigo na nova jornada.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...