quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O que nos espera no inverno?

Qual é a sua estação favorita?
Eu posso fazer um longo e persuasivo argumento em falar do outono, da primavera e até mesmo do verão - escolha sua escolha. 
Bem, cada estação tem suas particularidades; o outono com suas belas paisagens exuberantes, seu colorido verde-amarelo-vermelho das folhas; a primavera, com sua alegria e majestade das flores... agora, o verão é: praia, férias, calor, liberdade... embora onde moro no Japão, o calor por aqui  que não é nada agradável!!!, a não ser quando houver uma praia e férias e isso requer um grande planejamento e dinheiro de sobra....


Mas o inverno? Amo a  neve, (amo o frio também) mas em dias de neve o dia se torna maravilhoso, o brilho cintilante  nas ruas e árvores, bonecos de gelo enfeitando os lares, guerrinha de neve... até nós, ficamos mais elegantes nas nossas vestimentas..., mas o dia é mais curto, a noite logo chega, tudo se transforma em cinza e congelado.
O inverno para muitos é considerado como um "mal-humorado e dias nublados" - nu e incolor para ser meu favorito, mas mesmo assim eu amo o inverno. No inverno eu gasto uma quantidade excessiva de tempo escondida em minha casa sob um cobertor, cachecol e meias de lã, saboreando chá quente e colocando minha leitura em dia... mas sentindo saudade da primavera.

Favorito ou não, o inverno é importante. Deus não o teria projetado no quadro da Terra se não fosse assim. Agricultormente falando, no inverno há um mundo de movimento acontecendo abaixo da superfície. Temperaturas baixissímas matam pragas; plantas e sementes "dormem" em dormência, armazenando energia que permite o crescimento deles. No inverno, apesar do que vemos com nossos olhos, a Terra está ocupada criando vida. Nós só sabemos que isso é assim porque a primavera finalmente vem, e então nos maravilhamos com que a vida floresce.

É possível que Deus projetou o inverno e o ciclo terrestre da vida, da morte e da renovação para falar uma verdade mais profunda? Eu creio, porque a Bíblia diz que é assim, que tudo na criação é um discurso projetado sobre seu Criador. Assim como o encontramos nos cálidos dias de verão, com os pé na areia, ouvindo as ondas baterem contra a costa, nós o encontramos na quietude do inverno.

Citações?
Yuval Noah Harari, autor de Homo Deus: Uma breve história do amanhã, diz que a humanidade é conduzida pela busca da imortalidade, do prazer e da capacidade sobrenatural divina. Em outras palavras, buscamos Deus, mas buscamo-o em todos os lugares errados. Buscamos ser Deus em vez de adorá-lo, porque quando se trata disso, queremos uma vida sem invernos. Queremos redesenhar o que Deus criou.

Annie Dillard escreve: "Todo esse verão escondido, revela-se um inverno". 

Concluíndo: precisamos de uma vida com invernos, porque precisamos de nossos corações revelados, em nossos delírios de inverno enfrentamos a realidade, com nossas imperfeições e o nosso desamparo. 

O inverno, depois da desnudez, nos aponta para o movimento invisível, como se fosse um convite: A VIDA ESTÁ ACONTECENDO
Deus está no comando, agindo sobre nós. Jesus veio para nos mostrar como: o trabalho de Deus é ressuscitar a vida da morte. 
Mesmo na dureza do nosso inverno de espera, temos esperança, que este mundo não tem nada para nós e que há vida esperando por nós além da morte.

ESPERANÇA: as palavas de Deus. 
Com palavras, Ele formou a Terra e suas estações e ciclos.
Com palavras, Ele continua criando.  
Podemos confiar em suas palavras.
No nosso inverno, devemos nos desenhar sob o cobertor quente das promessas de Deus, onde encontramos um conforto seguro nas horas mais sombrias.
Eu particularmente amo quando Deus combina sua Palavra com algo que eu posso olhar e segurar em minhas mãos, o que Ele fez com Jeremias:

"E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:" Jeremias, o que voce vê? "E eu disse:" Vejo um ramos de amêndoa". Então o Senhor me disse: "Voce viu bem, pois estou cuidando da minha palavra para executá-lá". Jeremias 1:11



Em Jerusalém, a amêndoa, é a primeira a brotar na primavera. 
Deus usou o ramo de amêndoa para consolar Jeremias em suas circunstâncias lamentáveis.
O ramo de amêndoa foi um lembrete de que Deus está sempre no processo de cumprir suas promessas.

Que Ele está, neste exato momento, nos lançando para a eterna primavera.
Ele apontou para o ramo de amêndoa - a chegada da primavera - e disse a Jeremias para assistir e esperar.

Nós também observamos e esperamos, não com medo desse inverno em que vivemos, nem com medo da nossa própria pobreza espiritual ou até mesmo da morte final. 

Nós observamos e esperamos, confortados, crendo que Deus está trabalhando em nós, para a nossa vida verdadeira quando o inverno virá para a primavera, porque iremos experimentar a vida eterna, alegria e o sobrenatural.

Que seu inverno seja abençoado, confortável e alegre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...