terça-feira, 27 de agosto de 2019

Um olhar...


... sobre a depressão: 

Vamos pegar um texto bastante conhecido na Bíblia, vamos relatar o caso de Noemi no livro de Rute.

As trevas da dor e da depressão podem abafar a luz de qualquer esperança e fé que possamos ter.

A história de Noemi e sua dor e depressão é encontrada no livro de Rute.
Noemi era a esposa de um homem chamado Elimeleque. Noemi e Elimeleque tiveram dois filhos, Malom e Quilom. Esta família viveu em Belém até que a fome chegou à terra e eles se mudaram para Moabe.
Lá em Noabe, os dois filhos casaram-se com mulheres moabitas. Malom casou-se com Rute e Kilom casou-se com Orfã. Nos anos que se seguiram, o marido de Noemi, Elimeleque, morreu e depois os filhos de Noemi também morreram.

Voce faz ideia da tristeza no coração de Noemi perdendo o marido e os filhos e ainda estando em um país estrangeiro. Noemi e suas noras perderam seus provedores e protetores. Elas ficaram subitamente vulneráveis, sem ninguém para defendê-las ou cuidar delas.

Assim é quando sua fé se desvanece e voce não vê razão para ter esperança.
Noemi só conhecia a amargura em seu coração e a desesperança de um futuro desconhecido.

Noemi chegou a acreditar que o Senhor a estava punindo e O culpa por sua tristeza. Ela ficou muito amarga. Sem ter para onde ir, decidiu que voltaria ao seu país de origem. Ela estava preparada para fazer a viagem sozinha, mas sua nora Tute se ofereceu para acompanhá-la. Noemi recusou, mas Rute foi insistente.

Ler esse relato da vida de Noemi me fez perceber como ela sentia muita falta da realidade da dor que suas noras deveriam estar enfrentando. Ela só podia ver e sentir sua própria dor.
No entanto, Rute ainda queria ir com Noemi, apesar da atitude amarga de Noemi. E assim as duas mulheres retornaram ao pais de origem de Noemi e foram recebidas pelas mulheres locais. Noemi disse a elas para não chamá-la pelo nome, que significa "agradável", mas chamar Mara, que significa "amarga".

Noemi estava muito deprimida. Ela não podia ver nada além da escuridão, não podia sentir nada além da dor interior e só respondeu com culpa pelo Senhor.
O luto pode trazer desespero e depressão, e Noemi tinha muito o que lamentar, primeiro perdendo o marido e depois os dois filhos.

Quando sofremos dores e perdas na vida, é fácil sentir-se tentado a culpar a Deus. É comum questioná-lo e perguntar "por que". Muitas vezes não entendemos o Seu propósito ao permitir tanta tristeza em nossas vidas.

A depressão surgiu de uma tristeza que se acumula em seu interior... vai ficando escondida, talvez por muitos anos, até que se desencadeia... então a dor que estava enterrada se derrama em lágrimas sem fim e uma profunda depressão se torna aparente....

A dor da perda, de um ente querido, pode ser devastadora.
Quando seu coração está apegado a esse ente querido, a separação parece insuportável. 

Aconselhamento, terapia, conversas em grupos, são recursos altamente valorizados.
Dizer  adeus e deixar a dor derramar por uma perda, nem sempre é fácil, mas as vidas precisam ser reconstruídas. A necessidade deve ser preenchida com o amor nutritivo. Pausadas....

Deus sempre tem um plano melhor para cada um, todos estão fragilizados com o seu interior, sua alma despedaçada.

E Deus... também tinha um plano diferente e melhor na vida da Noemi. O Senhor trouxe um homem chamado Boaz para a vida de Rute, enquanto ela tentava conseguir comida para ela e Noemi. Boaz acabou se casando com Rute e juntos tiveram um filho. O Senhor os abençoou com nova esperança e nova vida.

A escuridão da tristeza e da depressão pode abafar qualquer esperança e fé que possamos ter.
Nós simplesmente não podemos ver como algo de bom é possível no meio da dor.
Perdemos de vista o Senhor, o Deus do impossível, Mas Ele pode trazer esperança, Ele pode curar nossos corações e nutri-nos em nossas necessidades.

Muitas sabem que a dor não é apagada. Mas o Senhor trabalha com e através de dor, da tristeza para ajudar a conhecê-lo e demonstrar Seu amor de maneiras maiores e mais profundas.

Noemi soube da fidelidade do Senhor. O Senhor a forneceu um "parente". Ele abençoou Boaz e Rute com um filho, e assim Noemi teve um neto. É deste neto, Obede, que o Messias virá.

"Parente" - nesses versos de Rute, é a palavra hebraica "goel" da palavra raiz que significa "resgatar". O "goel" entre os hebreus era a relação de sangue masculino mais próximo e vivo... se alguém da pobreza não conseguia resgatar sua herança era dever do parente resgatá-la" 
Dados: Ferramentas de Estudo da Bíblia).

O Senhor deu a Rute e Noemi alguém para resgatar sua herança. E através do nascimento de Obede, Deus também nos deu um Redentor. Jesus redimiu nossa herança; nEle temos a vida eterna e a esperança eterna.

O sofrimento e a depressão afetam muitos de nós durante o curso de  nossas vidas, mas em Cristo há ajuda e esperança. Nós apenas emos que nos voltar para Ele. 

A escritora Sheila Walsh diz: "só precisamos orar a Ele, chamá-lo para fora do "porão de nossas almas" e contar a Ele tudo o que sentimos. Ele nos ouvirá e nos encontrará lá.Ele t e luz nas trevas".

Se voce está passando por pesar e depressão, eu oro para que voce encontre esperança em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...