terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Dia 3 - Sabedoria Semanal

Sabedoria Semanal: O que não é justo!

Estive estudando a história de Rebeca, a esposa de Isaque, o que destacou para mim, foi a grande lembrança da Soberania de Deus e que nada, nem mesmo o esquema mais inteligente concebido pelos humanos, poderia deter o plano soberano de Deus.

Isso me chamou a atenção quando lia alguns manuscritos de uma série de Mulheres e a Palavra, a autora abre seu post no blog com frases banidas do meu vocabulário familiar... quando ela menciona as palavras "Não é justo!" várias vezes, referindo-se a atitude de Rebeca com relação aos seus filhos Jacó e Esaú (detalhes em outro estudo - Estudo das Mulheres da Bíblia).

Quando meus filhos eram pequenos, cansei de ouvir: "Por que? Isso não é justo!, quando as coisas não caminhavam na direção deles. Na época, o engraçado é que entendi porque quando meus filhos diziam: "Não é justo", eles não estavam realmente defendendo a justiça, mas apenas reclamando que as coisas não estavam a favor deles. Por mais que eu era uma mãe cautelosa, cuidadosa, eu inspecionava a situação da maneira mais justa possível e pacientemente explicava a eles por que as coisas são como são... então, nesse contexto eu concordo com a autora de Mulheres e a Palavra, que às vezes eles só precisam aprender a confiar na autoridade e ficar satisfeito com "porque eu disse isso".


Esse cenário todo lembra voce e eu e o nosso relacionamento com Deus? Com certeza.


Quantas vezes nos questionamos, nos protestamos a Deus quando as coisas não estão indo do nosso jeito?


Quantas vezes eu falhei em confiar em Deus e em Suas promessas e escolhi ignorar Sua soberania?

Isso me fez pensar na Parábola dos Trabalhadores na Vinha, descrita em Mateus 20:1-16 -

O proprietário de terras convida homens a trabalhar em sua vinha por um valor acordado. No final do dia, aqueles que foram contratados no final do dia recebem a mesma quantia de salário que aqueles que foram contratados no início do dia, o que faz com que aqueles que foram contratados primeiro se queixem da injustiça da situação. 
O proprietário lembra que eles concordaram com o valor do pagamento e que ele tem o direito de fazer o que quiser com seu próprio dinheiro.

Da mesma forma, Deus é nosso criador Soberano e por seu amor e misericórdia, Ele escolheu oferecer a cada um de nós o dom da graça. 

Podemos aceitar esse dom em diferentes momentos de nossas vidas, alguns de nós mais cedo do que outros, mas a benção resultante é a mesma para todos nós. 
Somos salvos por Sua graça e recebemos acesso ao Seu reino eterno.
Não se trata de justiça,  é sobre o amor incondicional de Deus por Sua Criação.

Se realmente queremos falar sobre coisas que não são justas, vamos falar sobre Jesus Cristo.


O perfeito Cordeiro de Deus era sem pecado e mesmo assim Ele levou nossos pecados.


Ele diz em 2 Coríntios 5:21 -
  "Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fossemos feitos justiça de Deus".

Ele era perfeitamente obediente à vontade de Deus, "obediente à morte, até a morte na cruz" - Filipenses 2:8


E, no entanto, diz em Romanos 8:17: 
"Agora, se somos filhos, então somos herdeiros 
- herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo".


Agora como  é justo que Jesus tenha feito todo o trabalho e nós nos tornemos "co-herdeiros" com Ele!

Eu não ouço ninguém protestando.

Eu diria que é completamente injusto, mas é sobre isso que é a graça, amor e a misericórdia de Deus para cada um de nós.


Amém!

Lindo dia, com grandes bençãos do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...