sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Dia 6 - Sabedoria Semanal

Sabedoria Semanal - Eu lutei com Jacó

Quando eu li a Bíblia, cronologicamente, pela primeira vez, quando chegou na história de Jacó em Gênesis 27-28, não foi uma das partes favoritas, Jacó se tornou indiferente pra mim e outras vezes que li, minha antipatia por ele cresceu. 
Conivente, enganoso, auto promovido... estas são algumas das palavras que me vinha a mente cada vez que ouvia ou pensava na sua história. 
Ele tomou a frente no nascimento de Esaú, enganou Isaac, seu pai, para abençoá-lo em vez de seu irmão. Mesmo quando Deus Se revelou a Jacó de um modo poderoso através de um sonho, ele ousou colocar a condição em seu relacionamento com Deus! Ele declara que Deus será seu Deus se Ele cuidar dele em sua jornada e prover todas as suas necessidades. 
E ainda em Malaquias 1:2-3 Deus diz: "Eu amei a Jacó, porém aborreci a Esaú..."

Mas por que??? Não parece justo! eu me perguntava... pedi ao Senhor para me dar sabedoria para interpretar essa passagem. E, enquanto eu lutava com essa questão de por que Deus escolheria Jacó sobre Esaú, eu inconscientemente me encontrei descendo pelo buraco do coelho... busquei sabedoria de alguns teólogos, li pregações, tudo o que eu poderia pesquisar sobre o assunto.

Fiquei aliviada ao descobrir que muitos deles também lutaram com o dilema de Jacó e Esaú, assim como eu... mas em meu coração e mente tinha que haver uma solução.

Até, que a pouco tempo, lendo o livro de Romanos, capítulo 11, como parte de um estudo que o Senhor tinha colocado em meu coração, os meus olhos enxergaram, ali senti que o Senhor queria que eu recebesse um entendimento para a história de Jacó.

Minha pergunta de por que Jacó? Tornou-se a realização de Por que eu?
Eu sou apenas como Jacó, um pecador indigno, cheio de falhas e defeitos? 
E, no entanto, Deus me escolheu como uma de suas filhas. Como diz em Romanos 3, Ninguém é justo, "porque todos pecaram e carecem da glória de Deus, são justificados e trazidos em sua redenção.

Deus queria remover qualquer coisa em mim que sequer sugerisse a ideia de justificação por mérito, ou qualquer tipo de iniciativa de minha parte. 
Ele sabia que a minha natureza humana orgulhosa iria levantar sua cabeça (feia) sempre que tivesse uma chance, então Ele tinha que martelar o prego naquela madeira. 
Era como se Ele tivesse brincando  com meu orgulho humano.


Gálatas 6:14 diz:
 "Quanto a mim, que eu nunca me glorie de nada além da cruz 
de nosso Senhor Jesus Cristo".

Foi em Romanos 11 que finalmente resolvi a inquietação em minha mente e coração, que diz:


"Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído: Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente, Amém!

A ideia de que a infinita sabedoria de Deus está além da minha compreensão humana não é mais nova para mim. É algo que eu sempre adotei em minha mente, mas foi o Espírito Santo que convenceu meu coração, através dessa passagem, a descansar na infinita sabedoria de Deus e do caráter imutável quando se trata de assuntos que não fazem sentido na minha vida.
Compreensão limitada.
Creio que Deus é soberano em tudo, e confio em Seu julgamento divino, Sua justiça, Sua onisciência e, acima de tudo, Seu amor por Sua criação.

Ao me submeter à Sua vontade, minha única esperança é que,
 "Quanto a mim, que eu nunca me glorie sobre nada, exceto a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo". 
Gálatas 6:14

Lindo dia cheio de bençãos do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...