sábado, 12 de janeiro de 2019

Dia 7 - Combater o cansaço

Sabedoria Semanal: Combater o Cansaço

O cansaço físico já o deixou emocionalmente vulnerável e suscetível a um colapso emocional?

Foi assim que me senti esses dias, depois da temporada de dezembro e fim de ano... uma combinação de eventos e compromissos, notícias, algumas noites sem dormir adequadamente... levou-me não apenas se sentir fisicamente esgotada, mas também emocionalmente esgotada, além de contar com as temperaturas baixas, seu físico sente a mudança com gripes, influenza e etc...

Eu me senti lentamente como se estivesse se retirando, uma sensação estranha... todos nós nos sentimos algo parecido em algum momento...

Para alguns de nós, dependendo das circunstâncias, é necessário uma ajuda profissional, quando voce está em espiral, é difícil sair sem uma intervenção médica.
Eu posso escolher tomar algumas medidas práticas para me ajudar a parar a descida emocional. 
Vou compartilhar algumas coisas que eu sempre recorro a fim de afastar esses momentos incertos, esse cansaço mental, físico e emocional.

1. Dormir - É mais fácil dizer do que fazer, mas nada é melhor do que uma boa noite de sono, nesses dias esqueço de tudo e durmo além da conta.. voce acorda revigorado, com a mente clara e pronto para enfrentar o dia. 
A falta de sono é o culpado desses sintomas quando se trata de fadiga. 
Parece óbvio, mas muitos de nós quando estamos ocupados demais, acabamos por esquecer do quanto é importante restaurar nossos corpos através do sono.

2. Oração - O poder da oração é inegável. Eu tenho experimentado isso durante muito tempo em minha vida e continuo a fazê-lo todos os dias. Muitas vezes tentamos carregar o peso dos nossos fardos apenas em nossos ombros. Mais provável que não, o fardo pesado nos desgastará e eventualmente nos manterá abaixo.
Coloque seus fardos aos pés do Senhor. 
Deus está disposto e querendo carregá-los para nós..., todos os que estão cansados e sobrecarregados
Duas passagens da Bíblia vem a minha mente:

Mateus 11:28 diz:
"Vinde a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, 
e eu vos darei descanso".

Filipenses 4:6 diz:
"Não se preocupem com nada, mas em todas as situações,
 com oração e petição, com ações de graças, 
apresentar seus pedidos a Deus.

3. Exercício - Pelo menos para mim, a atividade física, uma caminhada, é a maneira segura de combater o cansaço, a ansiedade. Ele mantém o sangue fluindo e lhe dá um impulso de adrenalina. Isso faz voce se sentir saudável e forte, o que, por sua vez, lhe dá esse impulso mental. 
Voce também tem uma qualidade de sono melhor quando se está em movimento.

4. Leitura da Escritura - Sempre que me sinto sobrecarregada de preocupações e não consigo encontrar a paz, volto-me para a Bíblia, para me lembrar das promessas de Deus.
Sua inabalável fidelidade enche meu coração de esperança e me faz perceber que estou em Suas boas mãos e tudo que preciso fazer é me render aos pés.

Deuteronômio 7:9 diz:
"Sabei, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel que cumpre o pacto e o amor constante com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos, para mil gerações".

5. Manter-se hidratada - Isso pode parecer simples, mas quando estou me sentindo pra baixo, perco o apetite e esqueço de comer ou beber (de preferência água) por várias horas, as vezes até o dia inteiro.
A desidratação pode levar a fadiga e dores de cabeça. Uma dor de cabeça debilitante é a última coisa que voce precisa quando está se sentindo para baixo.

6. Fale com alguém - Muitas vezes, o colapso emocional vem da tentativa de manter tudo junto por conta própria. Converse com sua família ou encontre um pessoa de confiança e compartilhe o fardo.
É sempre melhor saber que voce não está sozinho. Peça-lhes para interceder por voce.
Eu creio que as guerreiras de oração em minha vida tem movido Deus para derramar Sua misericórdia e graça sobre minha vida, assim como eu faço na vida de muitos, intercedendo pelas suas vidas, sempre.

Tiago 5:16 diz:
"Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para serdes curado. 
A oração de uma pessoa justa tem grandes poder enquanto está trabalhando".
Amém!

Grandes bençãos do Senhor para o seu dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...