sexta-feira, 10 de julho de 2020

As coisas que saboreamos

É sempre meu desejo profundo ser ensinada e instruída pela Palavra de Deus toda vez que leio a Bíblia.
Eu faço o meu melhor para recolher o melhor através de cada palavra, cada versículo, cada passagem, olhando de perto com meu coração e alma, para aquela mensagem poderosa do Senhor que me faria uma pessoa cristã melhor, mais produtiva e útil para os outros.

Essa semana estava a ler o Livro de Mateus, não é um livro difícil de fazer, como acontece com os outros evangelhos e epístolas.
Mas sei também que quanto mais vezes eu leio a Bíblia, mais chances podemos perder qualquer nova mensagem, quero dizer, que as vezes fico tão acostumada com a passagem que acabo lendo automaticamente... e esta é a razão pela qual eu desacelero, paro, fecho meus olhos e oro o que Deus estaria falando comigo agora.

Quando cheguei em Mateus 16:23, algo me incentivou a fazer uma dessas pausas. É como topar com um tesouro, embora voce ainda não saiba o que é.

"Ele, porém, voltou-se e disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás; tu és uma ofensa para mim; porque tu não guardas o que é de Deus, mas o que é dos homens".
Mateus 16:23

Pela primeira vez desde que comecei a realmente ler a Bíblia (fazem exatamente 14 anos) tive o seguinte: O que saboreio?

Eu saboreio as coisas de Deus ou as coisas dos homens?
Eu sei muito bem a resposta para isso. Muitas vezes ao longo do dia ou mesmo naqueles momentos em que espero chegar o sono ou nos meus sonhos e planejamentos, que estou saboreando as coisas que são dos homens.
Todos nós sabemos que é tão fácil saborear as coisas que preenchem nossos sentidos: nossa visão, nossa língua, nossos ouvidos, nosso toque. Até mesmo nossos corações. Acima de tudo, nossos corações.

Gostamos de sonhar com uma bela casa e jardim, com negócios prósperos, com promoções de trabalho, com  a compra de um carro novo, com crianças brilhantes, como ir para a melhor escola, viajar e conhecer novos lugares (ah, especialmente isso!). Gostamos de  desejar e trabalhar por um corpo em forma e pele impecável -  sonhos de consumos da maioria!!!

E quando já os temos - belas casas, carreiras estelares, negócios próprios, crianças com bom desempenho na escola e tantas outras coisas - Oh!, como os saboreamos!!.

Gostamos de assistir um bom filme, ler um grande romance ou estar online, em vez de orar.
Voce sabe, encontrar um canto tranquilo e ter tempo suficiente para orar, orar de verdade. Pois se realmente olharmos ao nosso redor, existem inúmeras coisas pelas quais devemos orar.

Gostamos de ir as compras, aos shoppings, comer fora e apenas passas as horas de lazer, em vez de visitar os doentes, os pobres, as viúvas.

Por outro lado, quais são as coisas de Deus que saboreamos?
Pois, se formos honestos o suficiente para admitir, às vezes ler a Bíblia parece mais um dever do que uma sede que precisa ser saciada, louvar a Deus com um tempo reservado de canto sincero parece mais um fardo do que uma alegria, e  orar por salvação dos pecadores, a cura dos enfermos e muitas  outras coisas pelas quais devemos orar de acordo com a vontade de Deus parecem uma tarefa exaustiva ao invés de uma oferta voluntária de nós mesmos e tempo.

Eu sou culpada em todas as acusações. Pois às vezes economizo nas coisas de Deus porque saboreio as coisas dos homens.

Comecei a pensar - estamos amando este mundo presente mais do que amamos a Deus e às coisas de Deus?
Pois amar a Deus significa segui-Lo e segui-Lo significa sacrifício.
Sim, SACRIFÍCIO. E o sacrifício é sempre difícil. Não será chamado assim se fosse fácil.

Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém deseja vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me" Mateus 16:24

Realmente tive que fazer uma longa pausa para examinar meu coração e fazer estas perguntas:

Estou me negando ou estou sempre preenchendo-o com o que ele deseja, as coisas deste mundo?

Estou pegando minha cruz diariamente ou sempre encontrando algo para reclamar ou perseguindo aquelas coisas que acredito ter direito?

Tenho procurado tanto pelas coisas deste mundo que meus pensamentos, afeições e crenças foram influenciados e maculados?

O final da minha leitura da Bíblia e subsequente auto-exame foi este:
Quais são as coisas de Deus que sou capaz de fazer em minha capacidade atual?

Louvor e adoração - Confere
Leitura da Bíblia - Confere
Blogando sobre minha jornada de fé - aprendendo
Estudo da Bíblia com as crianças ; mulheres - seria necessário muita disciplina e distribuição de tempo.
Oração - Verifique, mas Deus me chama para uma vida de oração mais profunda. Esse é um dos frutos do meu recente exame de fé.

Posso estar fazendo todas essas coisas agora, mas há verdadeiro saborear nisso?
Ou estou apenas seguindo as regras?
Posso não estar cuprindo as regras, mas sei que às vezes estou com pressa. Com pressa para fazer outras coisas.

Quando saboreamos algo, nós o deixamos durar o máximo que podemos.
Nunca estamos com pressa de partir.
A primeira vez que comi cerejas frescas, fechei os olhos e deixei minhas papilas gustativas e meu coração saborearem a carne crocante da deliciosa fruta. Fiquei tão feliz com isso que louvei a Deus.

Quando saboreamos as coisas de Deus, devemos provocar emoções tão poderosas que clamamos "Aleluia" espontaneamente.

A vida que saboreia as coisas de Deus requer muitas disciplina, sacrifício, oração e atenção plena.

No final do meu auto-exame, o Senhor falou comigo:
"Olhe ao seu redor, pois há inúmeras coisas pelas quais orar. Se voce não pode ir lá e compartilhar o evangelho, voce pode se ajoelhar e orar".

E eu olhei e vi que a vida é tão frágil que é como balançar em gravetos quebradiços que podem estalar com o menor sopro do vento.
O cancer vem de repente.
Suicídio acontece.
Casamentos se destroem
Famílias se separam.
Crianças se rebelam
Os crimes se multiplicam.

E eles não estão tão longe de nós. Eles não estão fora do nosso alcance.
Enquanto escrevo isto, a mãe de uma amiga está doente no hospital, lutando contra um cancer que se espalhou para o osso; um irmão em Cristo que se desviou está passando por dificuldades; uma colega de escola - está hospitalizada com cancer.

O Senhor fala: "A colheita realmente é grande, mas os trabalhadores são poucos".
O desejo de Deus é sempre para a salvação do mundo. Essa é a coisa de Deus que devemos saborear e seguir depois.

Seja abençoado com este post, e reflita sobre a mensagem. 
Olhe para o seu coração e faça um auto-exame.

Grandes bençãos do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...