segunda-feira, 6 de julho de 2020

Os segredos da caverna de Adulão



Salmo 142:5 diz: 
"A ti clamo Senhor, e digo: tu és o meu refúgio, 
o meu quinhão na terra dos viventes".

Houve um período em que estava na igreja. Frequentava todos os cultos, participava de reuniões, preparava estudos bíblicos e cuidava da escolinha dominical. Com todos esses afazeres, ainda assim, a solidão mordeu meu interior. De alguma forma, eu simplesmente não me encaixava.
Certa vez, após a saudação final do culto, continuei sentado no meu lugar e as mulheres passarem de um banco para outro rindo e se abraçando enquanto eu ficava acenando e sorrindo desajeitadamente.
Me senti como a garotinha desgrenhada, a última para ser escolhida para jogar nos times da escola nos jogos estudantis.

Naquele dia, comentei com meu marido, que eu não estava feliz ali, eu saia da igreja pior do que quando entrei. É terrível sentir-se invisível quando voce está cercado por pessoas.

O rei Davi também experimentou isolamento. Tendo sido escolhido a dedo por Deus, ele matou uma realeza gigante e teve uma ascenção (meteórica) à fama.
Infelizmente, Saul estava decidido a matá-lo. Em um esforço para escapar, David encontrou refúgio na caverna de Adulão, juntamente com 400 homens desesperados que o seguiram até lá. (1 Samuel 22).
Ainda assim, Davi se sentiu sozinho.
Despercebido. 
Foi ele?
Eu estava? 
Voce está?

O segredo da caverna
Eu me encontrava morando em uma caverna, ao contrário de Davi, minha caverna era imperceptível.
Suas paredes não eram feitas de calcário ou localizadas em um deserto árido, mas eram re4ais.
Minha caverna se chamava Ansiedade a beira de uma depressão.

Algumas de voces, mulheres amadas, podem ter passado (não ficado) em um caverna também.
Talvez o seu seja chamado Julgamento, Dificuldade, Tristeza ou Doença. Pode ser divórcio, trauma ou perda.
Todos nós nos encontramos tropeçando em cavernas do deserto em algum momento.
Embora residir na caverna muitas vezes seja desconfortável existem alguns segredos que podemos aprender com Davi e seu tempo na caverna de Adulão.

- Na caverna nos tornamos melhores guerreiros de oração.

O músico e porta, Davi escreveu o Salmo 142, (além de outros poemas e orações) durante seu tempo na caverna. Ele aprendeu a "derramar" seu coração diante de Deus e estabelecer um exemplo para os futuros crentes. Embora Deus já conheça nossas necessidades, ansiedades e problemas, ele deseja se comunicar intimamente conosco.

- Cavernas nos ajudam a perceber nossa condição.
Davi estava cercado pelo inimigo, com Saul de um lado e os filisteus do outro. Ele não via como escapar. Mas Deus providenciou uma rota de vitória. 
Mesmo quando estamos confusos ou incertos do nosso futuro, Deus vê claramente o caminho. Ele tem certeza de Seus planos para nós.

- Cavernas nos lembram que Deus é constante.
Enquanto Davi sentia como se ninguém se importasse com Ele, o criador do céu e da terra ouviu suas orações. 
Isso não é incrível?
Deus ouve todo clamor que derrama dos nossos corações. 
Oh! que benção ser conhecida e amada intimamente e sentir essa chama ardente em seu peito. 

- Cavernas não são nossa casa.
Algo vem depois da caverna. Quando Deus tirou Davi da caverna, ele o preparou para batalhas, vitórias e depois reinos. Talvez voce também esteja sendo preparado para uma batalha, ou, talvez sua caverna seja a batalha e depois voce experimentará a vitória.

Seja qual for o caso, o Senhor o levará para fora da caverna com um propósito, totalmente preparada para que (voce) de graças ao nome (Jesus).

Lindas bençãos do Senhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...