quinta-feira, 23 de julho de 2020

O que podemos aprender com o Livro de Habacuque


Essa passagem é muito emocionante para mim e uma da minhas favoritas, especialmente como o profeta Habacuque abre e fecha seu livro.
Ele abre o livro com um pedido de oração a Deus, e a resposta de Deus é "... Pois estou fazendo uma obra nos seus dias em que voce não acreditaria..."
E então Habacuque fecha o livro com, embora isso, embora, e apesar disso... " ainda vou me alegrar no Senhor!


"Olhe entre as nações e veja; maravilhai-vos e desvanecei, porque realizo, em vossos dias, obra tal, que vós não crereis, quando vos for contada" 
Habacuque 1:5


"Embora a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação". 
Habacuque 3:17-18

. Embora o amor não brote e não haja perspectivas nas asas.
. Embora eu tenha perdido o emprego e não haja comida na despensa.
. Embora eu não tenha amigos e meu carro tenha parado pela última vez.

Isso soa como a sua vida?
O que mais poderia dar errado, certo?
No entanto, eu me alegrarei no Senhor!.

A vida pode ser difícil. Em algum momento, a maioria de nós já se perguntou: "Onde está Deus"?
Podemos até pensar: parece que mal está vencendo e Deus está calado. Temos uma escolha de como reagimos às dificuldades de nossa vida. Podemos escolher "ainda vou me alegrar no Senhor" hoje?

O profeta Habacuque teve uma atitude digna de nota. Ele fez a escolha de se alegrar!

Habacuque estava preocupado com o declínio moral e espiritual do mundo ao seu redor, como estamos hoje. Mas a resposta de Deus o incomodou ainda mais. Deus usou a nação perversa da Babilônia para punir Judá.
Habacuque não entendeu o plano de Deus.
No entanto, ele pode se alegre porque havia aprendido a confiar no amor e na fidelidade  firme e fiel do Deus em quem cria. Embora o plano de Deus não estivesse claro para Habacuque, ele havia aprendido a confiar em Deus. Ele viveu pela fé e com esse tipo de fé se regozija.

Voce conhece alguém que nunca parece estar contente ou feliz?
Eles estão constantemente olhando para o próximo novo gadget ou evento para lhes proporcionar satisfação.
Eles dizem coisas como: !Eu ficaria feliz se... ou "ficarei feliz quando..."
- Se eu tivesse um carro novo.
- Se eu tivesse uma casa maior.
- Se eu pudesse passar férias lá.
- Se eu pudesse perder peso, uns 10 k.
- Quando eu vou encontrar um bom marido.
- Quando temos um bebe.
- Quando haverá dinheiro suficiente no banco.
- Quando meu marido não precisa trabalhar tanto.

SE, SE, SE, QUANDO, QUANDO, QUANDO...
A verdade é que coisas e eventos nunca trarão alegria duradoura.
Os ifs e whens podem acontecer, mas as pessoas ainda encontrarão motivos para estar descontentes.
É por isso que não podemos basear nossa alegria nas circunstâncias que cercam nossas vidas.

Quero compartilhar 6 coisas que podemos aprender com Habacuque:

Voce vai descobrir porque não podemos basear nossa alegria nas circunstâncias que cercam nossas vidas.

Se temos um bom emprego, podemos pagar as contas, temos amigos, somos casados e os filhos estão indo bem na escola, podemos estar contentes, talvez até alegres.
No entanto, e se os tempos ficarem difíceis? E se a vida for dura? E se perdermos o emprego e não houver dinheiro para pagar as contas? Talvez não tenhamos um bom círculo de amigos e nosso casamento seja duro. As crianças estão fracassando na escola e rebeldes.
O que então?
Ainda podemos dizer como Habacuque disse: "Ainda vou me alegrar no Senhor"?

As circunstâncias não devem determinar se estamos felizes.
A confiante declaração de Habacuque e a oração de encorajamento nos versos 17 e 18 é uma bela demonstração de sua fé em Deus.
Ele sabia que este mundo não era o Seu lar.
Ele confiava no amor e na fidelidade de seu Salvador, mesmo quando não entendia o plano de Deus.

Filipenses 4:7 diz:
"E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará seus corações e suas mentes em Cristo Jesus". É uma paz que não podemos entender. Esse é o tipo de paz que nos permite ser alegres, mesmo nos momentos mais difícieis.

João 15:11 - palavras próprias de Jesus.

"Eu te disse estas coisas, para que a minha alegria esteja em voce e para que a sua alegria seja completa", Jesus fala de uma alegria que está em nós e NÃO é resultado das circunstâncias que compõem nossas vidas. Essa é a alegria que nos torna completos em Jesus Cristo.

Essas duas passagens falam de uma paz e alegria que são completamente independentes de nossas circunstâncias, sejam boas ou más podemos nos regozijar no Senhor, não importa as circunstâncias?
Se temos Sua paz e Sua alegria, somos!!!

O profeta Habacuque viveu em um dia de incerteza, assim como nós.
Apesar de todas as perguntas em sua vida sobre o futuro, sua resposta permaneceu simples:
"mas eu me alegrarei no Senhor".
Essa foi a resposta do profeta à incerteza. Também podemos responder como Habacuque fez? 
podemos confiar na mão de Deus diante de tempos incertos e quando não entendemos o Seu plano?

Coisas que podemos aprender com Habacuque:

1. Os caminhos de Deus não são os nossos caminhos ainda Ele pode ser confiável.

2. Mesmo quando as coisas parecem caóticas, Deus ainda está no controle.

3. Deus quer o melhor para nós, mesmo quando tudo parece difícil.

4. Entender como Deus trabalha não é meu trabalho, mas é preciso confiar.

5. Paz e alegria não vêm das minhas circunstâncias, mas de Deus.

6. Meu tempo é exatamente o meu tempo, mas o tempo de Deus é perfeito.

No livro de Habacuque, Deus usa a nação perversa da Babilônia para Seu propósito divino.
Quão misterioso é isso?
Seus caminhos podem ser tão misteriosos e nem sempre entendemos, mas somos chamados a viver pela fé.
Bem no meio de seu livro, Habacuque escreve "os justos viverão pela fé" Habacuque 2:4.
Essas mesmas palavras também são citadas duas vezes no Novo Testamento.
Primeiro em Romanos 1:17, e depois novamente em Gálatas 3:11.

Isso enfatiza apenas a importância de viver pela fé e ser capaz de dizer "ainda assim me alegrarei no Senhor".

Nós também podemos nos alegrar, independentemente das circunstâncias.
Podemps confiar, não importa o resultado.
Somos completos somente em Jesus e em Seu firme amor e fidelidade.
Nós também podemos dizer: "mas eu me alegrarei no Senhor".

Nós também podemos nos alegrar, independentemente das circunstâncias.
Podemos confiar, não importa o resultado.
Somos completos somente em Jesus e em Seu firme amor e fidelidade.
Nós também podemos dizer: "mas eu me alegrarei no Senhor"!

Para Reflexão e Exercício:

Uma pequena lição de casa para voce:
Antes de colocar sua cabeça em seu travesseiro esta noite, escreva sua própria história de Habacuque 3:17-18. 
Escreva!!!
Parafraseie sua vida nesses dois últimos versículos.
Quaisquer que sejam os problemas que voce esteja enfrentando, substitua-os pelos de Habacuque.
Então, quando voce chegar à parte em que Habacuque diz: "mas eu me alegrarei no Senhor", voce dirá a Deus a mesma coisa?
Acredito que seu coração será encorajado quando voce o fizer.

Compartilhe sua história, isso será um incentivo para outras mulheres!

Deus vos abençoe grandemente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...