terça-feira, 2 de junho de 2020

Orar nas Tempestades da Vida!

Como orar... quando as tempestades batem a nossa porta!

A vida é cheia de todos os tipos de tempestades!
Temos uma variedade de tempestades, situações inusitadas, acontecimentos, circunstâncias, desastres naturais. Gostaria que essas tempestades naturais fossem o único tipo com o qual poderiamos ter que lidar, mas, infelizmente, elas não são.

A vida está indo muito bem um dia. E no dia seguinte, bam! A vida vira de cabeça para baixo com algum diagnóstico, uma enfermidade, um acidente fatal, um ataque cardíaco... deixando algumas famílias se recuperando do choque e da descrença.

Quando as coisas acontecem, muitas vezes nos pega desprevenidos ... a vida estava calma no dia anterior - ficamos perplexos - como a vida pode mudar tão drasticamente de um momento para outro?

Como esse ente querido simplesmente se foi?
Nosso mundo está abalado.
Notícias de todo tipo chegam até nos todos os dias, próximas, distantes, mas ficamos entristecidos.

Jesus nos avisou que a vida seria assim.
Em João 16:33 diz: "Eu lhes falei estas coisas, para que em mim tendes paz. No mundo tereis tribulações, mas tende bom ânimo; Eu superei o mundo".

Jesus nos diz que a vida não será fácil.
A vida será desafio após desafio, mudança após mudança, tempestade após tempestade.

Li certa vez em um livro: "Voce está em uma tempestade, saindo de uma tempestade ou se dirigindo a uma tempestade".

No capítulo 4 do Livro de Marcos diz, que os discípulos de Jesus estão seguindo sus vidas normais, viajando de barco pelo mar da Galiléia, quando uma tempestade sopra, ameaçando, destruí-los.
As ondas estão furiosas. E enchendo o barco de água!
E qual foi a reação dos discípulos?
Fé imediata e descanso?
Não. Eles reagiram como muitos de nós reagiriam - "Pânico Absoluto".

Mas então eles se lembraram de Jesus. E O procurou.
E esse foi um bom começo. Mas eles não continuaram bem. Eles não oraram da maneira que deveriam.

Então, como devemos orar nas tempestades da vida?

1) A primeira maneira de orar durante nossas tempestades é orar....Sempre acreditando que Ele nos ama e se importa conosco e com nossa situação...


"Lançando todo seu cuidado sobre ele; pois ele cuida de voce"
1 Pedro 5:7

Este versículo é sempre verdadeiro, independentemente das tempestades que enfrentamos.
Jesus sempre, sempre, sempre ama e se importa conosco e com o que está acontecendo em nossas vidas.
Os discípulos perderam de vista essa verdade por um tempo. E chegou ao ponto de acusá-lo de não se importar com eles.

"E Ele estava na parte impedida do barco, dormindo em um travesseiro. e eles o acordaram, e lhe disseram: Mestre, não te importas que pereçamos?"
Marcos 4:38

Em outras palavras, os discípulos oraram e perguntaram a Jesus: "Tu nem se importa"? Eles cometeram o erro de ouvir a mentira de Satanás.

E essa não é apenas a primeira tentação que enfrentamos quando somos cegos pela vida?
Satanás sussurra: "Deus não ama voce, ou isso não teria acontecido. Ele simplesmente não se importa.

Quando os tempos difíceis chegarem, não há problema em fazer perguntas.
Mas nunca é correto questionar a integridade de Deus, questionar Sua Palavra e Promessas.

Então, em vez de acusar Deus, que tal, simplesmente orarmos....!

"Pai, eu sei que Tu me ama e quer apenas o meu bem, porque é Quem Tu és e é isso que sua Palavra me diz. Obrigado por me amar, por se importar comigo como sua filha. Obrigado por sua promessa de estar comigo, para que eu possa confiar que estás comigo agora, passando por este vale".

Esse relato é muito reconfortante para mim quando observo que estou ansiosa, passando por um período aflito e confio que o tempo todo Jesus está ali comigo, assim como Jesus estava no barco com os discípulos.

É claro que Jesus se importa com  nossas vidas. Ele está aqui vivendo conosco!

2) A segunda maneira de orar em nossas tempestades é orar... Sempre acreditando que Ele pode nos ajudar.

"E Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: Paz, fique quieto. E o vento cessou, e houve uma grande calma" Marcos 4:39

Jesus é Deus Criador. Ele criou todo esse mundo e pôs em prática todas as leis da natureza.
Ele mantém todos os planetas exatamente no lugar em que devem estar.
Ele mantém a terra inclinada em seu eixo exatamente no ângulo preciso para garantir que não estamos muito longe ou muito perto do sol a qualquer momento.

Sempre que minha alma queira sair do eixo e entrar em pane por tempo suficiente eu considero essas verdades, fico imaginando como poderia duvidar de Sua capacidade de ajudar nas minhas crises de ansiedade da vida. Pois, o que parece tempestades e problemas intransponíveis, não são nada para Ele.

"Ora, àquele que é capaz de fazer abundantemente acima de tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o poder que opera em nós.
Efésios 3:20

Então, em vez de duvidar de Deus, simplesmente ORE - ORAMOS...

"Pai, creio que somente o Senhor pode fazer qualquer coisa. Nada é impossível para Ti. Somente Tu tem o poder no céu e na terra. E fará tudo com o seu bom prazer. Ajuda-me Senhor, nas minhas horas de grande necessidade. Seja minha força, minha paz e meu libertador. Eu sei que somente Tu pode mudar esta situação, curar qualquer doença, sei que somente Tu, Pai amado, pode fornecer todos os meios para me libertar desta tempestade. Senhor eu creio em Ti e ajuda-me nos momentos em que sou incrêdula. Guia-me nos seus passos. Em  nome de Jesus, Amém!

3) A terceira maneira de orar por nossas tempestades momentânea da vida é ORAR... Sempre acreditando que Seu caminho é perfeito.

Às vezes é difícil ter fé, quando sabemos que Deus pode, mas não sabemos se Ele deseja. Mas mesmo que Ele não acalme nossas tempestades da maneira que oramos, Ele deve nos lembrar...

Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito: a Palavra do Senhor é provada; Ele é um escudo para todos os que nele confiam".
Salmo 18:30

E se o plano de Deus não é fazer com que esta tempestade desapareça, acalmar o mar para mim nesta situação? Para curar minha alma? Para fazer o que eu quero que Ele faça?

E é ai que a borracha encontra o caminho da nossa fé.

Muitas vezes gritamos, clamamos por uma cura, que o Senhor possa ter misericórdias de vidas que estão lutando no leito de morte... pode ser um ente querido, ou alguém conhecido e próximo... mas Deus decidi levá-lo de qualquer maneira. Isso não significa que Deus não se importa. Deus sabe o momento em que deve poupar a vida e somente Deus sabe! E isso não quer dizer que Deus não se importa conosco.

A verdade é que não aceitamos quando perdemos alguém próximo, uma pessoa da família... pessoas que significam muito para nós...
Quando minha mãe faleceu, eu estava distante dela (ela estava no Brasil e eu no Japão) isso feriu muito meu coração, então eu orava assim: "Deus, eu desejo...." eu não poderia continuar com essa oração, percebi que o pensamento - "eu desejo" - estava despertando todos os tipos de sentimentos errados, destruindo a paz que eu tinha tido em omentos antes e que poderia recordar as coisas boas e os momentos que vivenciamos juntas. Percebi então que eu tinha que mudar a direção da minha oração, em vez de orar por meus desejos, minhas vontades, meus questionamentos, eu precisava orar para encontrar conforto em meu coração. Me lembro que fiz a seguinte oração (transcrito do meu caderno de oração).

"Pai, eu creio que somente Tu és Deus, não eu. Que tudo que vem de ti é perfeito, em todos os aspectos, és confiável e bom, cheio de amor, graça e misericórdia. E quer o bem para nós seus filhos.
Eu sei que faz com que todas as coisas funcionem em conjunto para o bem daqueles que amam a Ti, daqueles que são chamados de acordo com seu propósito. É sua vontade, seu propósito que devo desejar, e não os meus desejos. Eu quero a tua vontade na terra, como no céu. Então, Deus por favor, me ajude a descansar na fé em Seu amor e bondade. Tire esse aperto do meu coração, esse nó em minha garganta. Eme faça confiar que está trabalhando com Seu propósito perfeito e bom 
em toda a dor e perda. Que seu nome seja glorificado. Eu oro, em nome de Jesus, Amém!

Então me lembrei do Salmo 18:1 "Eu te amo, ó Senhor, força minha".

E é aqui que devemos pousar os nossos pensamentos e orações, quando a vida nos der um golpe devastador.

A vida tem estado fora do controle para voce, agora?
Oro para que voce também possa orar como Davi e amar a Deus de qualquer maneira... não importa em que situação voce se encontre.

Esse tipo de oração concederá a voce a paz, o descanso e a força de que voce e eu precisamos para permanecermos fortes na fé e continuar "sem vacilar"!, trazendo glória ao nosso Deus. Mesmo quando nossas tempestades continuam.

Vamos manter firme a profissão de nossa fé sem vacilar; (porque é fiel o que prometeu). Hebreus 10:23

Lembre-se, outros estão nos assistindo passar por nossas provações.
Talvez aqueles que nem conhecem nosso Salvador. Portanto, é muito importante como continuar a ser usados por Deus e ser uma benção para os outros, mesmo em meio à nossa própria dor.

Se precisar de oração, adoraria estar orando por voce.
Deixe um comentário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...