segunda-feira, 1 de junho de 2020

Encontro com Deus através da maternidade...

... Um olhar sobre as Mães Inspiradoras da Bíblia

Parte I 

Todas as manhãs, no instante em que acordo eu reservo um momento para estar com o Senhor.
Há dias que a casa está em silêncio, os filhos casando ou morando em outro lugar - vão deixando o ninho vazio.
Não me sinto só, em alguns momentos, bate uma saudade.

Nesta manhã de maio, o sol está escondido lá fora, mas a brisa se faz presente e areja a nossa pequena casa, confortável e aconchegante.
Então, sento me tranquila e escosto as costas sobre a cama. É um momento que espero ansiosamente. Pego minha Bíblia , juntamente com meu bloco de notas e caneta.
Estou preparando o Devocional no Salmo 119 e juntamente estou ainda estudando algumas mães da Bíblia.
É um estudo que faço há quatro anos e cada vez que escrevo sobre cada mulher o Espírito Santo me revela algo extraordinário.
Hoje, quero falar sobre algumas mulheres (mães) mencionadas na Bíblia, em outro tempo já falei sobre elas - mas cada vez é um aprendizado diferente. E fiquei, imaginando esta manhã o que poderia aprender com aquelas mulheres que vieram antes de mim.

Cada vez que leio suas histórias, vejo-a com novos olhos - um olhar de mãe.
Hoje, quero relatar em forma de história, imaginar como se fosse Eva, Ana ou Joquebede narrando.

O que Eva poderia me ensinar sobre esperança no meio do fracasso?

O que Joquebede poderia me transmitir sobre confiar em Deus quando o futuro é desconhecido?

Como Ana poderia me orientar em oração?

Estou ansiosa para aprender.

1) Véspera: Esperança no meio da falha

O chão está duro sob seus quadris. O suor corre pelo seus músculos tensos. Então, Eva fecha os olhos com força para se concentrar enquanto as contrações torcem seu abdômem, sentindo que isso a rasgará em duas.
Sua mente recorda a maldição do Criador depois que ela comeu o fruto proibido: "Certamente multiplicarei sua dor na gravidez; com dor darás a luz filhos" Gn 3:16.

Era isso - a dor que destruía seu corpo agora - o que Deus quis dizer?

O desconforto é quase insuportável.
O medo a aperta.
Ela dá um empurrão poderoso com toda a força que consegue reunir quando outra contração a atinge. Ela ouve um choro.

Eva se recosta a uma pilha de peles de animais, seu corpo relaxa pela primeira vez em horas, enquanto Adão limpa o resíduo do nascimento com água em uma bacia de madeira escavada. Envolvendo o bebê em uma pele de animal para aquecê-lo e entrega o bebê a Eva.

"Recebi um filho com a ajuda do Senhor", respira Eva, olhando pela primeira vez nos olhos escuros e apertados do filho. "Vamos chamá-lo de Caim", ela sussurra, olhando para Adão, que sorri.

Sem dúvida, a chegada do bebê Caim - e mais tarde outro filho, Abel - trouxe uma nova alegria à vida de Adão e Eva.
Mas a felicidade perfeita não era para estar deste lado do Éden.
Pois quando Adão e Eva desconsideraram as instruções de Deus e morderam o fruto delicioso da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, o pecado - e, finalmente, a morte - entrou no mundo.

Morte que significava separação espiritual e eterna de Deus.

Adão e Eva experimentaram não apenas a morte física da velhice, mas também perceberiam a  capacidade humana para o mal - a tal ponto que um humano realmente escolheria terminar a vida do outro.

Nas mãos de Caim, o zeloso, Abel se amontoou no campo, na qual é o primeiro assassinato registrado nas Escrituras.
A primeira morte fora do Éden. E assim, o coração de uma mãe doeu pela perda de seu filho nas mãos da violência pela primeira vez. 
O agressor não era um agressor desconhecido, mas seu próprio filho.

Como o coração de Eva deve ter partido - duas vezes.
Poderia ter sido fácil para Eva se culpar pelo crime de um filho e pela morte de outro: Se eu não tivesse escutado a serpente. Se ao menos eu não tivesse comido a fruta. Ou talvez ela tenha colocado a culpa em outro lugar, em outro alguém.
Nós não sabemos. Mas, em nosso último vislumbre dela no relato de Gênesis, vemos esperança.

"E Adão conheceu sua esposa novamente, e ela deu à luz um filho e chamou seu nome Sete, pois ela disse: "Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel, pois Caim o matou. Para Set também nasceu um filho, e ele chamou seu nome Enos. Naquela época, as pessoas começaram a invocar o nome do Senhor" Gênesis 4:25-26

Essa esperança de uma nova vida nos leva a uma compreensão mais completa da história de Eva.
Apesar de ter sido através de seu ato de desobediência que o pecado entrou no mundo, a vida, não a morte, é seu legado verdadeiro e supremo.

Eva - derivado da palavra hebraica que significa "Vida" ou uma palavra relacionada, "respirar".
Ela é a mãe de todos os que vivem e respiram. E esse mesmo fato deu esperança ao futuro.

Eva foi o primeiro doador de vida em cuja linha viria o último doador da vida: Jesus.

Aquele que reverteria a maldição da morte de uma vez por todas. Só de pensar nesse fato, também me dá esperança.

Não importa que erros eu cometa como mãe, não importa como falhe ou peque, a cada dia nós mães procuramos aprender e buscar a perfeição e crendo que Jesus é minha (nossa) redenção e minha (nossa) esperança.

Acompanhe Amanhã Parte II - Vamos conhecer a mãe Joquebede.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...