segunda-feira, 30 de julho de 2018

Dia 15 - As coisas que nos dividem

Paulo não tinha medo de se envolver em conflitos.
Ele era sincero.

Olhando pra mim. Por mais que eu respeito o Ap. Paulo, às vezes não tenho certeza se realmente gostaria dele pessoalmente... é somente uma idéia... enquanto ele gostava de enfrentar tudo cara a cara, eu sou meia pacificadora.

Ele era obviamente um falante se as pessoas adormecessem e mergulhassem para a morte porque ele era tão prolixo (leia em Atos 20:9 o que disseram sobre esse fascinante boato).

Poderíamos tomar esta linha de pensamento e correr com ele na igreja de hoje... pode parecer mais ou menos assim:
"Eu gosto deste tipo de adoração, mas eles querem fazer do jeito deles".
"Eu acho que eles deveriam ser mais espirituais / menos espirituais / mais autoritários / menos mandões / mais inclusivos / menos liberais /...
"Eles não se parecem comigo / soam como eu / fazem as coisas do jeito que me faz sentir confortável...

Em vez de construir uma igreja poderosa para derrotar o inimigo comum, estamos apontando os dedos e dizendo: "Seja como eu".

No estudo de hoje, Paulo está derrubando barreiras entre os crentes gentios e os judeus.

Naquela época, suas palavras foram chocantes. Sempre houve divisão.
Ele estava mostrando aos judeus e aos gentios como se unir para servir como uma morada na qual Deus viveria pelo seu Espírito.

Uma bela definição da igreja!.

Fazer fazer uma reflexão.
  A igreja é uma morada na qual Deus vive pelo Seu Espírito!

A igreja... Nós. Todos nós que acreditamos que Jesus é Salvador e Senhor.

Há muitas coisas que nos dividem... podemos ser honestos sobre isso por um momento?
- Cultura
- Doutrina
- Corrida
- Crenças políticas
- Dinheiro (seja muito ou pouco)

Em Efésios 2:19-22 "Deus está construindo uma casa. Ele está usando todos nós, independentemente de como chegamos aqui, no que ele está construindo. Ele usou os apóstolos e profetas para o alicerce. Agora ele está usando voce, encaixando voce tijolo a tijolo, pedra por pedra, com Cristo Jesus como a pedra angular que mantém todas as partes juntas. Nós vemos isso tomando forma dia após dia - um templo sagrado construído por Deus, todos nós embutidos nele, um templo no qual Deus está em casa"

A tarefa de hoje é ler Efésios 2:11-22.
Leia-o em pelo duas ou tres versões diferentes.

Em seguida, leia Atos 15:1-11. Paulo está trabalhando em uma divisão bem aquecida.

. Em Atos, observe como a natureza humana diz: "Seja como eu". Em uma frase descreva o problema.

. Como Paulo e os anciãos lidaram com o conflito? O que isso nos ensina?

. A divisão pode ser definida como rotular alguém que "não é suficiente". Eles não medem por qualquer motivo. Quando isso acontece na igreja, qual é o impacto? Voce saberia diferenciar isso?

. O que é uma coisa tangível (alcançável) na qual podemos fazer se formos nós que desejamos que todos sejam "como eu"?

Paulo e eu podemos não ter responsabilidades semelhantes, mas Deus usou esse homem de maneiras que nunca alcançarei. Ele amava Jesus e as pessoas de forma espetacular. As mesmas coisas que podem me incomodar são instrumentos nas mãos de Deus, para uma transformação, renovação, libertação.

Nosso Deus é um mestre da criação e da criatividades - existem 20.000 espécies de borboletas sozinhas - e ele nos tornou únicos.

O que poderia acontecer se parássemos de construir barreiras e começássemos a construir uma igreja forte?

Se voce ainda não se sente preparado para responder essas perguntas, não se preocupe, vá com calma, não há pressa... se precisar volte para estudos anteriores ou mesmo quando esse estudo acabar, faça uma nova revisão e use o tempo que precisar... para isso o diário é importante. Apenas leia. Ore. Dê graças a Deus pelo poder da Palavra.
Se voce não entendeu algo ou perdeu algum conteúdo, peça a Deus sabedoria sobre como aprender. Eu creia que Deus abrirá sua mente, assim como Ele tem feito comigo nestes tempos de estudo.
E é por isso que estou aqui para compartilhar com voces o que venho aprendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...