quarta-feira, 11 de julho de 2018

Dia 3 - Nossos olhos se abrem...

Quando nossos olhos se abrem, por instantes nos sentimos abalados, é normal, porque é quando deixamos que a palavra penetre em nossos corações e ai faz toda a diferença.

Certa vez, quando estava na igreja, num dia de estudo bíblico, a pessoa que estava sentada do meu lado, depois do sermão disse: O pregador está ficando melhor.

Eu sorri! E entendi, ela  havia mudado. Ela entendia suas referências. Ela poderia se identificar com as histórias. Quando voce abre seu coração, veste seu equipamento de mergulho espiritual ai a palavra penetra no mais profundo. E sabe o que acontece, voce se torna mais do que ouvinte das escrituras. Voce se torna praticante. E era o que estava acontecendo com a pessoa que estava do meu lado no culto. Ela estava cavando e encontrando novos tesouros.

Se ela sabia ou não, ela se tornou uma estudante da Palavra e a um passo para ser praticante. O que significa que ela também está vivendo o que está ouvindo e aprendendo - (e isso muitas vezes pode abalar a maneira de como voce estava vivendo o antes). Mas não se preocupe, isso é maravilhoso, poder descobrir os tesouros escondidos na Bíblia e que Deus só fala pra voce, no particular, e isso vem com uma busca diária.

Às vezes, quando nos deparamos com uma passagem que não entendemos (ou gostamos), continuamos ler mais e mais, vamos em busca de algo mais. (isso acontece comigo e creio que acontecerá com voce, basta voce se permitir).

Hoje vamos nos tornar estudantes da Palavra enquanto estacionamos em uma passagem em Efésios. Esta passagem é um pouco pesada. Está ligada a um ensino mais profundo. (Seria mais fácil pular isso, mas eu quero novas descobertas na palavra de Deus).

Nós precisamos ter nossos olhos espirituais abertos para a Palavra. E eu não quero perder uma única verdade rica.

Efésios 1:9-14 - vamos ler juntos: (não coloquei na integra, por não tornar a mensagem intensa), mas eu creio que a Bíblia está aberta ao seu lado para a leitura.

Não sei voce, mas ao ler essa passagem, se fez algum sentido?!. Pra mim, sim, eu tive algumas perguntas.
Isso é o que podemos fazer quando não entendemos completamente as escrituras.

Nós podemos parar STOP (usei a palavra em inglês, porque encaixou melhor no meu raciocínio).
S - simplesmente /
T - tenho (a)/
O - oportunidade /
P - para processar

Usar um acróstico pode parecer meio bobo, mas é útil, estou abrindo minha caminhada cristã para uma verdadeira transformação. Simplesmente tenho a oportunidade para processar - é porque a escritura tem o poder de produzir verdades que alteram completamente as palavras que estou lendo e as minhas respostas a ela.

Então, por onde começamos nesse processo?

- Ore pela compreensão:
  Lucas 24:45 - "E então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras"
Convide o Espírito Santo para se juntar a voce agora mesmo. Bem no meio da leitura de hoje.

- Pergunte:
   Escreva a passagem em seu diário ou na própria Bíblia. Sublinhe qualquer coisa que não faça sentido para voce.
   Efésios 1: 9-14 - leia em sua Bíblia.

   Eu sublinhei as palavras abaixo.

Deus agora nos revelou seu misterioso plano a respeito de Cristo, um plano para realizar seu próprio prazer.
E este é o plano: na hora certa, ele reunirá tudo sob a autoridade de Cristo - tudo no céu e na terra. Além disso, porque estamos unidos a Cristo, recebemos uma herança de Deus, pois ele nos escolheu antecipadamente e faz tudo funcionar de acordo com seu plano.

Estas são as perguntas que escrevi em meu diário:

1. Paulo está dizendo que alguns são escolhidos e outros não? (Consulte os versos Rm 8:30; 2 Ts 2:13)

2. Qual é o plano e por que é misterioso? (eu quero ter certeza se sei a resposta).

3. O que exatamente é essa herança?

Então, vamos mergulhar juntas e descobrir tesouros na palavra.

Talvez voce leve alguns dias, o que é exatamente o que vamos fazer hoje e amanhã.

Mergulhar mais fundo significa que levamos alguns minutos, ou algumas horas, ou até mesmo alguns dias para descompactar os versículos, um por um.

Isso me leva a pesquisar, buscar recursos. Embora eu tenha uma pilha de livros e ótimos sites de estudos bíblicos, também amo o grande número de recursos on-line gratuitos. Abaixo estão alguns dos meus favoritos.

Portal da Bíblia:  https://www.biblegateway.com/
Voce pode pesquisar as escrituras em diferentes versões. Ele também tem comentários de estudos gratuitos disponíveis. (*meu favorito pessoal, pois é fácil de navegar e dá para traduzir online).

Carta Azul da Bíblia: https://www.blueletterbible.org/
Quer aprofundar ainda mais? Voce pode procurar as palavras gregas ou hebraicas em um verso.
Voce pode pesquisar comentários e até mesmo sermões sobres versos específicos.

Studylight: https://www.studylight.org/

Um site fácil de navegar com todos os tipos de recursos de estudo.


Hoje e amanhã vamos PARAR para que possamos nos aprofundar nesses versículos. E, vamos fazer isso juntos.

Peça ao Espírito Santo para se juntar a voce no estudo de hoje.

Leia a passagem em Efésios 1:7-14

Leia-o em uma versão diferente da sua Bíblia atual, usando qualquer um dos recursos on-line descrito acima.

Escreva os versos em seu diário.

Sublinhe tudo o que voce realmente não entende ou sobre o qual voce simplesmente quer saber mais.

A partir dessas palavras sublinhadas, escreva suas perguntas.

Compartilhe-as aqui. (Fique à vontade, não é uma obrigação, é apenas para voce se soltar).

Estaremos de volta amanhã para falar sobre todas as nossas perguntas e descobrir o BOM tesouro escondido nesses versos.

Deus vos abençoe!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...