terça-feira, 17 de julho de 2018

Dia 7 - Cria um desejo em mim da tua palavra

Crie um desejo em mim por sua palavra.

Logo nos primeiros dias do ano, comecei uma nova oração: "Senhor, cria em mim o desejo da Tua Palavra"Isso se tornou um hábito e diariamente o Senhor responde a minha petição e me chama para estar em sua presença e em Sua Palavra.

Ok Deus. Estou aqui. Minha Bíblia está aberta e meu coração disposto a ouvir, entender, aceitar, partilhar e obedecer.

Isso se tornou pessoal, é assim que devemos ser, é assim que deve ser um relacionamento com Deus.
Estou me revelando a Deus e Ele está se revelando para mim através das escrituras.

Uma maneira prática que aprendi para fazer isso é através do mapeamento de versos. Não é uma rotina, mas em algumas passagens das escrituras eu procuro fazer esse mapeamento dos versos - para alguns, isso pode trazer de volta memórias desagradáveis das aulas de interpretação e frases em fase escolar.

Mas não se preocupe, não é um teste, ou uma tarefa obrigatória, é apenas algo prático que eu gosto de fazer de vez em quando e que gostaria de compartilhar. Porque envolve realmente em mergulhar profundamente na alma em uma escritura. O processo de examinar de perto cada pequena palavra e frase revela tal profundidade de significado - só para voce.

Abaixo deixo o meu exemplo:
. Leia o primeiro verso da leitura desta semana - Efésios 1:15-23
. Escreva seu verso, (deixe bastante espaço ao redor, entre as linhas e entre as palavras).
. Personalize-o: substitua palavras como "voce", "nós", e "eles" pelo seu nome.
. Marque, circule, sublinhe, destaque palavras e frases que se destacam para voce.
  Há alguma palavra que faça voce querer ir mais fundo?
  Procure e defina quaisquer palavras que precisem de esclarecimento.
. Leia o versículo no contexto: Leia os versículos precedentes e seguintes ou o capítulo inteiro. Veja como se liga aos versos antes e depois.
. Leia o versículo em outras traduções: observe quais palavras ou frases o ajudam a entender ou aplicar o versículo.
. Faça referência cruzada ao verso: Encontre, liste e leia outros versículos que falam sobre o mesmo assunto

Como o mapeamento de versos faz com que as escrituras ganhem vida?

Isso é o que fez por mim. Ao ler a seleção das escrituras de ontem, Efésios 1:15-23, meu coração gravitou nos versos 18 e 19.



Paulo estava orando para sabermos algo e eu queria saber do que ele estava falando. Então me concentrei em responder as perguntas "O que é ____?".

. O que é... a esperança de seu chamado?

   R: É a salvação = a vida eterna no céu.

. O que é... as riquezas da glória?

  R: É graça inesgotável.

. O que é... Sua herança nos santos?

  R: É gozo da eterna comunhão com Deus.

. O que é... a grandeza suprema de seu poder?

   R: É mais forte que qualquer outro poder e é minha fonte de energia. Uma outra frase é ousada para mim "que voce saberia". Eu tenho a impressão de que Paulo não queria apenas que a igreja em Éfeso - ou eu, ou voce - soubesse as respostas certas, ele estava orando para que eles - e nós - soubéssemos essas coisas, que experimentássemos a esperança, a experiência, as riquezas, experimentar a herança e experimentar esse grande poder porque era real para nós!.

O que eu ganhei pessoalmente! - lendo esses versículos novamente e observando tudo o que Paulo está orando, descobri uma jóia maravilhosa - uma linda escritura para orar sobre meus filhos.

Agora é a sua vez.

Leia novamente os versos em Efésios 1:18-19

Se voce tiver dúvidas, vamos conversar quando começar a mapear. Não é obrigatório a fazer dessa forma, de repente voce tem o seu jeito de compreender as escrituras, então aproveite e exercite. Lembre-se, estamos todas juntas para tirar quaisquer dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...