segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Bom Estudo da Bíblia

"Conhecer a Bíblia é uma coisa; conhecer o autor é outro". AD

Se nosso estudo da Bíblia 
não resultar em um entendimento 
maior de quem Deus é
 e quem somos Nele, 
perdemos o objetivo.

Saber que Deus nos capacita a confiar Nele. Confiar Nele significa que podemos descansar nEle, esperando que Ele faça Sua obra à Sua maneira e em Seu tempo.
Isso leva à nossa paz e à Sua glória.

Conclusão: Lemos a Bíblia para conhecer Deus.

O que faz um Estudo Bíblico de qualidade

Gostei de dezenas de estudos bíblicos que fiz nas últimas 3 décadas. Poucos foram um desperdício de tempo, mas desenvolvi preferências específicas em qualquer estudo estava disposta a investir.

Não que eu tenha um padrão-ouro para estudos bíblicos... tem muitos estudos excelentes que de repente não atende a todos os requisitos pessoais... o melhor é buscar um estudo simples, prin cipalmente se voce é principiante e está começando  a conhecer a Bíblia.... leitura - meditação - memorização.

Gostaria de compartilhar coisas que procuro em um estudo bíblico (não precisa de uma ordem específica).

. Baseado na Bíblia: Cada lição é baseada nas Escrituras, n o contexto e, de preferência, mais de um versículo por dia.

. Caráter Central: Deus (não eu ou os outros) é o caráter central do estudo.

. Duração: a duração do estudo de cada é gerenciável. Conteúdo "aprofundado" opcional para quem tem mais tempo. Ter um dia de descanso ou graça a cada semana para permitir o ineserado é bem vindo.

. Tradução da Bíblia: As escrituras mencionadas são mais uma tradução exata da Bpíblia do que uma paráfrase.

. Perguntas: Se as perguntas são solicitadas para provocar interpretação, meditação ou aplicação, não quero que elas conduzam perguntas com uma resposta óbvia, tornando-as quase retóricas. Não me dê as respostas. Me faça pensar e estudar.

. Formatação: ortografia, pontuação e formatação corretas (Infelizmente, participei de vários estudos com excelente conteúdo, mas os erros de digitação e pontuação eram tão perturbadores que hesitei em recomendá-lo a qualquer outra pessoa).

. Evangelho saturado: A verdade do Evangelho, permeia durante todo o estudo. Infundido em graça, mas não permissivo ou se esquivando da dura verdade, e certamente não é legalista.

. Para mulheres: se for um estudo especificamente para mulheres, prefiro um que se concentre mais em nosso papel geral como filha de Deus, do que em papéis específicos que não se aplica necessariamente a todas as mulheres (como esposa, mãe etc). Os estudos que focalizam essas especialidades tem seu lugar, mas a verdade da Bíblia se aplica a todas as mulheres, e eu gosto de ter a liberdade de recomendar um estudo a todas as mulheres da minha vida em que elas se encontram.

. Esteticamente agradável: não é um requisito, mas é sempre m bônus quando um estudo é visualmente atraente (por isso eu me preocupo muito com meus estudos... e estou preparando para melhorar o design dos meus estudos).

. Estilo de aprendizagem: acomodação de vários estilos de aprendizadem. É importante mesclar áudio + escrita - é óbvio que o estudo em áudio é mais acessível para alguns, muitos preferem a escrita. O ideal é equilibrar.

Existem muitos estudos que atendem a esse critério. É prefiro avaliar o que se encaixa melhor com voce, com seu tempo, com sua organização.
Os tópicos mencionados acima são apenas minhas preferências pessoais e as coisas que procuro ao encontrar um novo estudo.

Que este ano possamos estar juntos novamente em cada estudo que estarei compartilhando no blog e em redes sociais.

Deus te abençõe grandemente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...