quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Dia 5 - Série: Esperança - Provações...

Provações ... que fortalecem a nossa Fé.

Minha mãe sofreu de depressão durante muitos anos.

Depressão é uma doença invisível, cruel, que machuca não apenas indivíduos, mas famílias e até gerações.

Sem entendimento na Palavra de Deus, para recorrer o seu socorro, ela buscou apenas medicação, que ao longo do tempo só foi inibido seu físico e se tornou dependente e nem fazia mais efeito.
Triste não poder enxergar que através de Deus durante as cinzas poderíamos encontrar a beleza e o óleo de alegria.
Os dias eram sombrios, dias sem perspectiva, sem esperança.
Meu coração também sofreu por ver sua situação, e apenas observando-a.

Hoje, eu consigo enxergar e ter uma palavra de direcionamento para as pessoas que se encontram nessa situação.
Quando alguém está deprimido, ela tem uma escolha a fazer - deixar a depressão definí-la ou desejar alegria ruim o suficiente para buscá-la em obediência e sacríficio.
Jesus nos oferece a mesma alegria que ele teve em seu momentos - a maior alegria possível.

O que aprendi observando, o que algumas pessoas me ensinou é que ação de graças e gratidão é a porta para a alegria.

Provérbios 23:7 diz: Somos o que pensamos em nosso coração.

À medida que nos tornamos  mais e mais gratos, Deus troca nossas preocupações e tristezas com Sua paz,  alegria e vida abundante. Nossas circunstâncias podem não mudar, mas nossa mentalidade muda.

Estamos lidando com um assunto que tem atingido muitas pessoas nos tempos atuais. 

Segundo dados clínicos de médicos, psicólogos e neuropsicólogo que lidam com a área da depressão - até 2022, a depressão será nossa maior epidemia no mundo.
Estima-se que mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de alguma forma de depressão.

Devemos escolher procurar por Jesus e Suas respostas com todo o coração
O Senhor diz para lançar TODAS as necessidades nEle - não apenas quando as coisas estão ruins - quando chega o ponto que não podemos mais lidar com elas sozinhas.

Algumas conseguem manter um certo equilíbrio em sua jornada, há os picos depressivos, outros, a situaçao é mais complicada... são pessoas que necessitam muito da ajuda de familiares, não somente de médicos e medicação.

Deus não inflige dor a Seus filhos para nos ferir/machucar. Mas Ele pode usar nossas provações para edificar nossa fé, nos aproximar dEle e nos dar um testemunho de Sua fidelidade para que outros vejam.

Nos tempos sombrios, o desespero faz com que as pessoas  quer ter uma proximidade de Jesus. 
Pois todos os seus recursos chegaram ao fim. O desespero faz querer algo, querer uma cura.

Isso me faz pensar na mulher do fluxo de sangue descrita em Marcos 5:25 que se encontrava desesperada, depois de ter gasto todos os seus recursos.
Ele não se importou com a multidão, ela foi, apenas para poder tocar a barra do manto de Jesus.

No livro "Segredos do Lugar Secreto - o autor Bob Sorge diz: "Embora nenhum de nós peça a Deus dificuldades, não podemos negar o fato de que dificuldades produzem desespero, o que por sua vez produz intensa intimidade com o Criador... Os sábios o buscarão com desejo desesperado..."

As escrituras dizem que precisamos de fé apenas do tamanho de uma semente de mostarda (Mateus 17:20) e Romanos 12:3 nos diz que Deus deu a cada um de nós uma medida de fé.
É o presente dEle para nós.
No entanto, podemos escolher o que fazer com isso.
Sempre haverá coisas competindo por  nossa atenção e nossas crenças.
Devemos escolher a quem serviremos, em que prestaremos atenção e em que acreditaremos.

No ano passado fiz um estudo sobre "depressão" e muito meu coração ficou partido.
Conheci a história de uma médica e sua jornada pessoal através da depressão.

Autora do Livro "Esperança Prevalece" - Dra. Michele Bengtson, ela compartilha sua experiência pessoal e profissional, uma neuropsicóloga descobre o que é depressão, quando ela foi afetada espiritualmente e onde encontrou forças para buscar esperança - em Cristo - na Palavra de Deus continuamente.

Hoje, ela pode tratar seus pacientes e mostrar como a depressão nos afeta espiritualmente e oferece esperança para viver a vida abundante que Cristo tem para nos oferecer.

Ela relata: "Quando eu estava no fundo do vale da depressão, rapidamente acreditei nas mentiras do inimigo, a quem as Escrituras se referem como acusador dos irmãos. Ele se deliciava em me dizer repeditamente que eu não era tão boa quanto os outros, eu não merecia uma vida de alegria, não tinha fé suficiente e estava destinado a sempre me sentir assim. Enquanto ouvia as mentiras do inimigo, deixava a depressão ne definir".

No entanto, Deus foi fiel com que ela se lembrasse que:

1. A depressão não determina seu valor - Jesus determinou.
2. A depressão não dita seu destino - A morte de Cristo na Cruz SIM.
3. Nada, mem mesmo a depressão, pode  nos separar do amor de Cristo.

Quando voce reconhece as mentiras que o inimigo vem operando em seus pensamentos, muitas vezes suas cirucnstâncias pode não haver mudança, mas pode exercitar uma gratidão maior pela verdade: a depressão não nos defini, Deus Sim.
Deus nos declarou redimido, amado, estimado, renovado, fortalecido, adorado e curado.
Saber disso e acreditar - isso sim deve trazer alegria interior mesmo quando ainda sentimos tristes e abalados em meio as circunstâncias.

Eu presencei, Deus curando pessoas em condições depressivas instantaneamente.
Outras, a pessoa teve que passar por um processo mais lento, a sua cura foi através de oração e imposição de mãos e unção de óleo.
Outras, foram através da medicina, aconselhamento, renovação e transformação diária na mente.
Contudo, Deus esteve presente e desejou a cura e essas mesmas pessoas que buscaram encontrar um caminho melhor e depositaram sua confiança em Deus para que poudesse direcionar seus caminhos.

Em tempos sombrios e depressivos, onde há momentos que nos abala, se apegue à promessa descrita no livro de Tiago 4:8
"Aproxime-se de Deus, e ele se aproximará de ti".

É assim que nos aproximamos dEle, e Ele recebe toda a glória.

Certa vez, quando publiquei um post sob depressão e fé, uma leitora fez um comentário e meu coração ficou triste por alguém pensar que eu declararia que a depressão ou qualquer outra condição seria causada por falta de fé.
A verdade é que acho que essas situações geralmente nos levam a um fortalecimento de nossa fé e a um testemunho mais rico de Sua fidelidade. E nisso há beleza para as cinzas e óleo de alegria.

Voce já passou por alguma provação que o deixaram desesperada? 
Provações que fortaleceram sua fé?
Ou voce quis mergulhar em águas profundas?

Se sentir o desejo em seu coração, compartilhe conosco, para edificar vidas de muitas mulheres e assim como eu e voce!

Esse é um assunto que vale a pena retornar para mais esclarecimentos! Estarei preparando mais post com esse assunto!

Obrigada por estar comigo nesta temporada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...