sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Dominando suas circunstâncias!

Todas as vezes quando penso em dominar algo ou em suas circunstâncias, penso em Deus que está no controle e além de tudo.
Então, considerando algumas das circunstâncias da minha vida, sei que definitivamente não estava no comando e além de tudo. 

A vida pode rolar algumas circunstâncias bastante terríveis em nossas vidas e podemos nos sentir impotentes diante delas, porque não podemos pará-las ou mudá-las.

Em 2017, em um lindo dia de agosto, minha mãe veio a falecer em um hospital. Eu estava morando no Japão há mais de um ano. Eu não estava lá com ela, mas fui a última pessoa a falar com ela no telefone antes de seus últimos suspiros.
Eu não tinha absolutamente nenhum controle sobre essa circunstância ou o fato de que a minha vida foi destruída naquele dia e do outro lado do oceano.

Nem sempre podemos mudar nossas circunstâncias.
Ser o mestre de suas circunstâncias não significa impedi-las ou alterá-las porque, como na minha situação, às vezes voce não pode.
Eu estava impotente e essa impotência era uma das coisas que eu tinha que dominar.
Havia apenas um lugar onde eu podia encontrar o poder de fazer isso - estar ao lado do Mestre, para me consolar.

Ser o mestre de suas circunstâncias significa que voce deve primeiro ser mestre de si mesmo.
Mas, naquele dia, fiquei em choque total, quando recebi a noticia.
A dor era inimaginável, horrível - eu queria que essa dor passasse logo.
Eu não era o mestre de nada, muito menos de mim mesmo! Pois me encontrará vulnerável.

O autocontrole  é o controle do Espírito Santo.

Embora eu não tenha "me sentido" no controle, o Espírito Santo dentro de mim estava.
Recordo que quando recebi a notícia eram exatamente sete horas da manhã (horário Japão - no Brasil era sete horas da noite do dia anterior), como aqui era de manhã, eu sempre fazia um devocional e ouvia um louvor, me lembro de logo depois ouvir um louvor que dizia assim "Estou bem, por tudo, por tudo isso, meus olhos estão em Ti. Por tudo isso, por tudo isso, está tudo bem. Através de tudo, através de tudo, meus olhos estão sobre Ti. E está bem comigo".

Enquanto eu ouvia o louvor, minha mente dizia: "Nada está bem". Eu mal conseguia pensar. 
Eu tremia incontrolavelmente, chorando, soluçando e apenas tentando respirar.
Nada fazia sentido e eu me senti paralisada por dentro.

No entanto, por dentro, a voz do Espírito Santo falou. Ele falou comigo sobre o amanhã
Lembrei-me do que Ele disse, mas, na época, não conseguia entender por que ele estava falando comigo sobre essas coisas naquele momento.
Meu mundo tinha acabado de explodir, eu não tinha controle sobre o que havia acontecido e nenhum controle sobre muito do que viria.

Dominar nossas circunstâncias é uma escolha.

Com o passar do tempo, percebi que tinha uma área de controle - minha vontade de recorrer ao meu Salvador para obter ajuda nos momentos de maior necessidade, nos momentos de saudades,
Havia um buraco negro, mas eu sabia olhar em direção a Sua luz. Eu não conseguia controlar mais nada - apenas isso. Foi tudo.

Durante meses, vivi momento a momento.
Eu me senti como se tivesse literalmente sido fisicamente rasgada ao meio. Como se eu estivesse sangrando e meu interior estivesse saindo e ninguém pudesse me ver ou me ajudar.
Era como se eu tivesse acidentalmente atravessado um buraco no tempo com uma parede transparente.
Eu poderia ver minha vida anterior, meus momentos com minha mãe, em detalhes, mas nada poderia voltar como era. Me senti desamparada. Não havia absolutamente nada que eu pudesse fazer para mudar o que havia acontecido.
E, com tudo isso, veio o medo. Às vezes eu sentia como se tudo me engolisse.
O luto é uma coisa extremamente poderosa e pode engolir voce. A tristeza e o medo fazem o melhor possível quando estão juntos. Ambos são espíritos que podem exercer tremenda influência e controle.

O medo e a dor querem nos controlar.

O medo é um mentiroso. Sua mensagem é sempre desesperança e devastação.
O luto é um vácuo criado pela separação. O problema do luto é que devemos experimentá-la. 
Todos nós um dia passaremos por isso. Pode haver valor e beleza que surgirão desses momentos.
No entanto, quando o medo aparece, o sofrimento pode se tornar destrutivo quando começamos a acreditar que devemos permanecer em seu poder porque o medo nos disse que nossas circunstâncias são desesperadoras. Tudo isso acontece quando estamos mais fracos e vulneráveis.

Todos os dias eu controlava o que podia. A cada dia eu me preparava e seguia em frente... eu orei, eu chorei, eu gritei, porque uma dor invadia o meu peito sem que eu percebesse... e isso acontecia sem que eu pudesse esperar.

Eu sabia que meus olhos tinham que estar fixados em Jesus e não nas minhas circunstâncias.
Eu não estava fingindo que eles não existiam, eles simplesmente não seriam o foco das minhas decisões  e da vida diária.

É aqui que o "domínio" entra em jogo. Eu tinha que me tornar o mestre do medo e da dor senão eu seria dominadas por eles.

Derrubando Fortalezas

Por meses, senti como se houvesse um enorme buraco negro ao meu lado. Era particularmente real quando eu estava sozinha. Era como se o buraco fosse o lugar  onde minha mãe costumava estar.
Sentia a sua ausência. Sentia a sua presença constante.... quando estava sozinha, meu buraco negro estava lá comigo enquanto eu chorava e sofria calada.
De repente, o Espírito Santo me fez uma pergunta" Voce acredita que precisa viver com isso?"

Conversando com o Espírito Santo, de repente percebi que o buraco negro era atormentador.
Há uma diferença entre teste e tormento. Deus nunca atormenta.
Eu sabia que naquele momento tinha que dominar isso. Eu imediatamente comecei a orar, essas fortalezas espitiruais foram destruídas.

Enquanto eu estava fraca e vulnerável, 
o medo entrou na minha vida pela porta da dor e 
começou a construir aquelas fortalezas para me prender.

"Embora andemos no mundo, não lutamos de acordo com as regras de guerra deste mundo. 
As armas de guerra que estamos lutando não são deste mundo, mas são movidas por Deus e eficazes para derrubar fortalezas erguidas contra Sua verdade. 
Estamos demolindo argumentos e ideias, toda filosofia alta e poderosa que se opõe ao conhecimento do único Deus verdadeiro. Estamos aprisionando todo pensamento, toda emoção e os submetendo à obediência do Ungido!" 
2 Coríntios 10:3-5

Dominar nossas circunstãncias significa levá-los prisioneiros.

É assim que dominamos nossas circunstâncias. Através do Espírito Santo, determinamos como eles nos afetarão e até que ponto. Nós não somos feitos prisioneiros pelas  nossas circunstâncias, porque as circunstâncias agora são nossas prisioneiras!

No começo, eu não tinha esperança de que as coisas tornariam diferentes, no entanto, não teria sido normal permanecer nisso. O luto é um lugar para se visitar - não é um lugar permanente para se viver.

As emoções podem ser sentidas e dominadas.

Circunstâncias negativas virão. Nem todos são tão extremos quanto isso e alguns são muito piores. Vamos lamentar, chorar, sentir-se sem esperança, ter medo, sentir dor, sentir-se deprimida e confusa e querer desistir de tantas coisas. Mas, não é bom ficar lá.
Dominar nossas circunstâncias não é apenas sorrir e dizer louvar a Deus, pois nossas vidas são levadas por um tornado.
Dominar nossas circunstâncias é o processo de "passar" e gradualmente assumir o controle - um pensamento e uma emoção de cada vez.

Jesus sentiu emoções e lutou com Seus pensamentos no jardim. Ele não queria morrer na cruz. O fato de Ele ter dito isso não era pecado! Ele dominou suas emoções e pensamentos através da obediência.

Voce pode sentir os sentimentos e ainda ser o mestre deles. Os pensamentos podem vir, mas voce é o mestre deles. Voce não é um robo insensível. Jesus sentiu emoções e lutou com Seus pensamentos no jardim.
Ele não queria morrer na cruz. O fato de Ele ter dito isso não era pecado! Ele dominou suas emoções e pensamentops através da obediência.

Dominar suas circunstâncias acontece através de escolhas.
É nossa escolha em relação ao que as circunstãncias podem ou não fazer conosco. Eu decidi que não seria destruida por isso. Eu sabia que ainda tinha um propósito. Levou tempo para curar e estar pronta para abraça-la, mas como eu estava curando, lutei. É o mesmo que cura física. Voce luta contra a dor para recuperar suas forças. Voce faz escolhas para se mover mesmo qaundo tudo dói, Isso é maestria,

"Então, deixe minha alma e confie Nele, as ondas e o vento ainda sabem o nome Dele"

No meu mais profundo desespero, o abençoado Espírito Santo me lembrou que Deus estava comigo.

Dominar nossas circunstâncias é possível porque Cristo vive em nós e nos vivemos Nele.

"Pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também Seus filhos". 
Atos 17:28

"Posso todas as coisas naquele que me fortalece" 
 Filipenses 4:8

"Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu posso morar na casa do Senhor todos os dias sa minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo. Pois  no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-a sobre uma rocha. Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No seu taberáculo oferecerei sacrifício de júbilo; cantarei e salmodiarei ao Senhor"
 Salmo 27:4-6

Amadas mulheres, as circunstâncias virão, muitas vezes sem aviso e o medo lhe dirá para parar, desistir.

Mas, estou aqui, encorajando voce a não desistir. Muitas coisaas irão mudar, tomar novos rumos, mas não precisa terminar por causa de circunstâncias negativas.
Voce tem o poder de dominar suas circunstâncias!.

- Nem sempre podemos mudar nossas circunstâncias.
- Autocontrole é o controle do Espírito Santo
- Nós escolhemos dominar nossas circunstâncias
- Não deixamos que o medo nos controle.
- Derrubamos fortalezas e tornamos nossas circunstâncias prisioneiras.

Nós nunca paramos porque Cristo em nós nunca para!.

Deus os abençõe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...