sábado, 25 de janeiro de 2020

Ler a Bíblia

Conversando certa vez com uma mãe sobre como conseguir que seus filhos vá para a cama dormir, ela me confidenciou o que fez em dado momento:
Mãe: Não consigo dormir, só não estou cansado. Todos os três filhos tentaram esse truque. Não muito tempo depois de colocá-los na cama, eles saiam de novo e tentavam nos convencer de que não havia como adormecer tão cedo.
Então, eu descobri a solução: Salmo 119.
Não é brincadeira. Assim que eles puderem ler, minha resposta foi: "Tudo bem, voce pode ficar acordado, mas ante de dormir leia o Salmo 119. Se voce não estiver cansado depois disso, veremos como ficar acordado por um tempo. Eles nunca conseguiram passar todo o Salmo ! Mãe sorrateira, eu fui rsrs"!!!
Talvez o Salmo 119 tenha funcionado porque demorou tanto para ler que suas pálpebras ficaram pesadas. Talvez eles estivessem simplesmente entediados para dormir com a leitura da Bíblia. Eu não sei. A razão pela qual funcionou não me importava.
-------------------------------------------------------------

Estar entendiado com a Bíblia

O tédio na leitura da Bíblia não é incomum. Muitos de nós já experimentamos momentos em que desejamos fazer algo além de ler nossas Bíblias. Abrimos o livro, olhamos a página e nos perguntamos se vale a pena. Até lemos uma passagem em Salmos ou nos profetas menores e não temos ideia do que isso significa.
Ficamos presos em genealogias e listas de leis do Antigo Testamento.
Para quem não gosta de história, grande parte da Bíblia é uma reminiscência de uma turma do ensino médio entediante. 
Para quem não gosta de poesia, livros como Jó e Eclesiastes são quase dolorosos.

O Salmo 119 é o capítulo mais longo da Bíblia.
Lembro-me de temer isso quando comecei a ler. Se eu estava lendo os Salmos ou se o Salmo 119 aparecia em um plano de leitura, eu algumas vezes procrastinei.

Ai, as coisas mudaram. Hoje, ler e estudar a Bíblia é a minha coisa favorita a fazer. 
Não consigo imaginar sobreviver sem ele, não passo um dia sem ler a Bíblia.
É vida para mim!

Desenvolver um apetite pela leitura -  Aprender a amar a leitura de nossas Bíblias é semelhante a desenvolver um apetite por alimentos mais saudáveis.

Voce já mudou drasticamente sua dieta?
Uma maneira altamente eficaz de comer uma dieta mais saudável é treinar novamente o apetite para desejar alimentos mais saudáveis.
Tendemos a desejar o que nos alimentamos. Se voce deseja mais frutas e vegetais, voce acrescenta mais em sua dieta. Substituir opções não saudáveis por saudáveis altera seu apetite ao longo do tempo. Eventualmente, seus desejos serão naturalmente fixados nas opções mais saudáveis.

Essa ideia também pode ser aplicada à leitura da Bíblia. Quando estamos entendiados com a Bíblia, ou quando não desejamos, tendemos a evitá-la e consumir menos dela. E se, em vez disso, O limitamos outras coisas em nossas vidas e as substituímos por alguma imersão diligente nas Escrituras?

Às vezes, desenvolver um desejo de ler a Bíblia pode ser uma questão de leitura, mesmo quando não sentimos isso simplesmente porque sabemos que é a coisa certa a fazer. Eventualmente, ficará mais fácil e agradável e começaremos a pensar em como poderíamos ter vivido sem ela.
Quanto mais o fazemos, mais o adoraremos.

Porque se importar? - Desenvolver bons apetites geralmente é um trabalho árduo, demorado e desconfortável. Se decidirmos que não vale o esforço, desistiremos.

Assim é, quando se trata de ler e apreciar a Bíblia, às vezes questionamos se o esforço vale a pena.
Quando lemos algo e não entendemos, sentimos que nosso tempo foi perdido. Ou depois que a diligência nas devoções diárias nos deixa sem lembrança do que lemos ou aprendemos, nos perguntamos se existe algum valor em persistir.

Voce se lembra o que voce comeu na semana passada numa segunda feira? E o mês passado, no dia 14? Voce provavelmente não se lembra do que comeu, mas sabe que comeu.
Voce come todos os dias para nutrir seu corpo e mantê-lo vivo, mas raramente se lembra do que consumiu por mais de um dia ou dois.
Não questionamos o valor da comida, embora nem sempre gostemos do que estamos consumindo ou não nos lembremos do que tínhamos comido em um determinado dia. Fazemos isso porque é necessário para a sobrevivência.

O mesmo acontece com a nossa leitura da Bíblia.
A Palavra de Deus é o nosso alimento espiritual (Mateus 4:4).
Precisamos disso para uma fé próspera. É o fundamento do nosso relacionamento com Cristo.

Mesmo quando não entendemos tudo o que estamos lendo... mesmo quando não nos lembramos do que lemos... mesmo quando realmente não sentimos que está "acontecendo nada"... "NENHUM TEMPO NA PALAVRA DE DEUS É DESPERDIÇADO".

Uma carta de amor para a Bíblia - Comecei este post falando sobre o Salmo 119. 
É o capítulo mais longo da Bíblia, mas também é uma fascinante carta de amor para a Palavra de Deus.
Por 22 estrofes, o salmista celebra o dom da Palavra de Deus.
Ele expressa deleite e desejo de que sua vida reflita a bondade das Escrituras. 

De uma perspectiva estritamente literária, este salmo é uma obra-prima.
Cada uma das 22 estrofes tem oito versos que todos começam com a mesma letra do alfabeto hebraico à qual essa estrofe corresponde.
Imagine escrever isso!
Penso em como seria difícil escrever 8 versos de poesia para cada uma das 26 letras do alfabeto brasileiro!
O salmista não apenas conseguiu seguir esse formato muito limitador, mas também manteve o mesmo tema o tempo todo. Notável!

O objetivo do Salmo 119 é encorajar o povo de Deus a desfrutar tanto a Palavra de Deus que empenharemos o esforço necessário para moldar quem somos e como vivemos nossas vidas. 
Esta rica passagem das Escrituras está repleta de discernimento, motivação, encorajamento, instrução, oração e louvor.
É um tesouro para nós nos beneficiarmos.

Aceite esse desafio: Se voce está lutando para ler a Bíblia... se voce acha a leitura da Bíblia chata... se sua leitura da Bíblia é inconsistente e voce está sem motivação, voce aceitaria esse desafio triplo?

1. Ore para que Deus lhe dê o desejo de ler Sua Palavra.
"Abra meus olhos, para que eu possa contemplar coisas maravilhosas da sua lei" Salmo 119:18
 - Essa é uma oração que Ele está esperando para responder!

2. Ajuste sua mentalidade sobre a leitura da Bíblia. Pratique pensar nisso como um "acesso" em vez de "necessário".
Pense em desenvolver seu apetite espiritual. Voce quer desenvolver um apetite pela Palavra de Deus? Decida que vale a pena o esforço. Confirmar.

3. Comece pequeno. Por que não se comprometer a ler o Salmo 119 nos próximos 30 dias?
Um capítulo da Bíblia ao longo do mês inteiro, Isso é uma média de pouco mais de 5 versículos por dia.
Ao ler, ore, para que as palavras do salmista se tornem as de seu próprio coração.
Preste atenção no que são os benefícios da Palavra de Deus para o salmista. 
Por que ele ama isso?

Um pouco de expiração extra - Em novembro e dezembro eu preparei uma série "Mulheres Empunhando a Palavra", que teve como objetivo inspirá-la a ter prazer na Palavra de Deus e encorajá-la a amar e viver a Palavra de Deus (isso não é a mesma para todos).
As pessoas, as mulheres mergulham na Bíblia de várias formas distintas e diferentes.
Outras estão satisfeitas com pequenos trechos em momentos espontâneos entre a loucura da vida. Outras ainda cultivaram uma jornada lenta e constante por este glorioso livro ao longo de décadas de esforço diligente.
O que todas essas mulheres têm em comum - é que elas não desistiram.
Sua leitura da Bíblia pode ser inconsistente às vezes, mas elas a reconheceram como a chave para um relacionamento vibrante com Jesus Cristo.
Tornou-se a lente através da qual elas vêem o mundo e a estrutura em que vivem suas vidas. 
Elas desenvolveram um apetite por isso, porque decidiram que não podem viver sem o alimento espiritual que ele contém.

Uma pequena ajuda - de preferência com uma amiga, uma nova irmã chegando na igreja.
Às vezes, tudo o que precisamos para nos manter em atividade é estar em boa companhia. Não fomos projetados para viver nossas vidas sozinhos (as). Nós precisamos um do outro.
Então, Amada Mulher, convido voce a compartilhar com uma amiga seu desejo de gostar de ler a Bíblia. 
Talvez essa amiga te surpreenda e diga que está no mesmo barco. 
Talvez voce já conheça alguém que também esteja entediada ou desmotivada.
Talvez voce conheça uma mulher piedosa que lê fielmente sua Bíblia, porque ela a ama, e voce se maravilha com ela.
Converse com essas mulheres!
Ligue os braços e cresçam juntas.
Talvez voce possa se responsabilizar mutuamente, enquanto procura treinar seu apetite.
Voces podem orar uma pela outra.
Voce pode até ler a Bíblia juntas ou compartilhar o que aprendeu com outras mulheres e até mesmo o que não entenderam em sua leitura diária.

"Melhor é serem dois do que um, porque tem uma boa recompensa por seu trabalho. 
Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquecem, mas como alguém pode se aquecer sozinho? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade" 
Eclesiastes 4:9-12

Voce é amada, mesmo que esteja entendiada com a Bíblia.
Seja encorajada, amada! Voce não está sozinha. O tédio na leitura da Bíblia não é incomum.

Louve a Deus por Seu dom da graça, que não depende de nossa diligência nas devoções diárias!


A luta para viver a vida ligada às Escrituras não é feita para ser amada por Deus, 
porque já somos. 
O amor de Deus por voce não depende de quanto voce gosta de ler a Bíblia. 
Mas o amor dele por voce é revelado através das páginas da Sua Palavra. *Marina Gobetti* 

Obrigada por estar comigo nesta jornada e estou aqui para te auxiliar no que for preciso. 
Conte comigo!

Deus te abençõe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...