sábado, 29 de fevereiro de 2020

Dia 12 - Série: Mulheres da Bíblia

Dia 12 - Lições da Viúva de Sarepta 

O Plano de Deus

1 Reis 17:8-24 ; Lucas 4:25-26

Há um tema nas Escrituras que eu simplesmente amo!


Deus tem um Plano - para cada uma de nós!

Para mim, é maravilhoso ver Seu plano se desenrolar. Nunca saberemos o porquê e o quê das partes de Seu plano - mas sabemos o resultado final que Ele deseja para nós - estarmos no céu com Ele.

A mulher de hoje nos ensina essa lição em várias frentes.

Vamos começar em Lucas 4:25-26

Jesus faz referência aqui a um evento na vida de Elias, o profeta.
Jesus afirma que, durante um período de seca e fome, havia muitas viúvas em Israel que precisavam de ajuda, mas Deus enviou Elias de Israel, para a cidade de Sarepta, em Sidom.

Voltaremos ao contexto da referência de Jesus.

Até agora, o ponto é que havia aqueles em Israel que precisavam de algo, mas Deus enviou a ajuda para alguém fora de Israel.

Vejamos a narrativa do evento e, 1 Reis 17:8-24
Na primeira parte do capítulo 17, Elias informa ao rei Acabe que Deus parou a chuva e o orvalho e que não voltará tão cedo, exceto na Palavra de Elias. Deus então diz a Elias que vá para um lugar que Ele preparou para cuidar de Elias durante esta seca. Eventualmente, a água acaba neste lugar, e aqui começa nossa história para hoje.

Deus envia Elias para Sarepta, uma cidade de Sidom, uma área a noroeste fora da terra de Israel.

Elias obedece e vai. Quando ele chega ao portão da cidade, ele encontra uma mulher recolhendo gravetos. Esta é a mulher que Deus ordenou para cuidar de Elias.
Elias pede a ela água para beber, e ela imediatamente se vira para ir buscar. Mas Elias a impede e pede que ela também traga algo para ele comer.
A mulher explica que seu trabalho na coleta de paus era para que ela pudesse acender uma fogueira para cozinhar a última farinha em um bolo para ela e seu filho. Essa era toda a comida que ela havia deixado.. 
Elias diz a ela para seguir em frente com seu plano, mas primeiro fazer um pequeno bolo para ele e depois ela pode voltar e cozinhar mais para si e para seu filho E então ele diz:


"Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: "A tigela de farinha não se esgota,
 nem o jarro de azeite se esvazia, até o dia em que o Senhor derramar 
chuva sobre a face da terra" 
2 Reis 17:14


Acho fascinante, esse vislumbre de como o que se poderia pensar que era apenas um fardo para Israel, a seca e a fome, era maior que isso. Sidom também estava sem chuva!
Enfim, de volta à nossa história. A viúva prontamente obedece a Elias e descobre que suas palavras são verdadeiras. A tigela de farinha e o pote de azeite não esvaziam!

Ela é capaz de alimentar sua casa, inclusive Elias, por muitos dias por causa das palavras que o Senhor havia falado através de Elias.
Enquanto Elias ainda estava com ela, mas algum tempo após o milagre inicial, o filho da mulher adoeceu e morre. 
A mulher repreende Elias por trazer essa calamidade para sua casa.
Elias pega o menino dela e o leva para sua própria cama. Em seu quarto, Elias clama a Deus. Ele também não entende por que seria enviado para fornecer comida a essa mulher, apenas para que seu filho morresse.
Três vezes Elias se estica sobre o garoto e ora a Deus, pedindo a Deus para torná-lo vivo novamente.
O Senhor ouviu Elias e restaurou a vida do menino. Elias leva o menino de volta para sua mãe, vivo.

"Então a mulher disse a Elias: "Agora sei que voce é um homem de Deus e que a palavra do Senhor na sua boca é a verdade" 1 Reis 17:24

Não há razão para pensar que essa mulher tenha fé em Deus. Elias ficou em sua casa por algum tempo após o milagre do azeite e da farinha. Ela não estava convencida de quem o havia enviado a ela ainda. Quando seu filho morre, ela chama Elias de "homem de Deus" (1 Reis 17:18). Mas parece ser sarcástico ou irônico, em vez de respeitoso.
Após o evento com o filho, só então ela acreditou (1 Reis 17:24).
O milagre que ocorreu aqui alcançou o mesmo propósito que todos os outros milagres  - mostrou o poder de Deus e validou a palavra de Deus (Mc 16:20 ; Atos 14:3)

Voltemos para Lucas 4
Nesse contexto, Jesus está ensinando na sinagoga em Nazaré. Quando ele recebe o livro de Isaías para ler, ele escolhe uma passagem e lê, depois de ler, proclama que as escrituras foram cumpridas neste momento!
Bem, os judeus na sinagoga ficaram impressionados com isso (Lc 4:22).

Jesus continua dizendo que é provável que peça mais provas, como as obras que foram eitas em Cafarnaum (Mc 1:21-28). Jesus, diz, porém, que nenhum profeta é recebido bem em sua própria cidade - implicando que Nazaré não aceitaria o que Ele fez como os de Cafarnaum.

Jesus então indica o porque o povo da cidade se recusa a aceitar a verdade, é por isso que a verdade é levada para quem está de fora. Ela usa os exemplos da viúva de Sarepta e Naamã, o sírio, ambos gentios para provar que esse sempre foi o caminho de Deus (Lc 4:24-27).

Jesus está apresentando o plano de Deus para os judeus . Eles não gostaram do que Ele acabou dizendo, mas todos devemos amar. Porque todos nós somos quem Jesus veio para libertar, curar!
A viúva de Sarepta:
- ela nos mostra como ser hospitaleira quando não temos muito. 
- ela mostra como podemos ouvir a Deus, mesmo quando voce ainda não tem certeza de quem ele é. 
- ela também está ao lado de Raabe e Rute como prova de que Deus sempre aprendeu que todos tivessem acesso à Sua graça salvadora.

Esse incrível par de milagres - farinha e azeite sem fim e a ressurreição de seu filho dentre os mortos; eles servem para nos provar quem é Deus.
O fato de que a salvação de Deus (comida para comer, palavras de verdade) foi levada a ela também prova que as promessas de Deus para nós são verdadeiras.

Deixe a história dessa mulher renovar sua fé no poder de Deus. Ele não precisa fornecer um suprimento interminável de comida para provar que Ele é Deus. Ele já fez isso por ela e nós temos esse testemunho
Permita que o exemplo dela o leve a compartilhar quando sentir que não tem nada para compartilhar. Ela não se conteve compartilhar a água com Elias. 
Ela teria alegremente compartilhado seu último pedaço de pão se pudesse ver como fazê-lo alimentar três vez de dois.

Confie que Deus o ama, com todos os seus pecados e erros. (Rm 5:8 ; Ef 2:1-10).
Ele vem a voce quando voce não é Dele, para lhe mostrar o caminho para ser perfeita Nele. (Tito 2:11-14 ; Atos 10:34-35)
Esta mulher não era crente. Ela se tornou crente pela verdade ensinada por Elias.

Não segure em ser obediente porque voce não é "bom o suficiente".

Quem é?
Só Jesus. E somente Jesus pode fazer voce ser inteira, na sua presença!
Jesus disse que a mulher em Sarepta apontou para Ele e o Evangelho.
Olhe para ela e veja a graça de Deus diante de voce.

Reflita sobre isso, sobre as palavras desse estudo!

Junte-se a mim enquanto exploramos outras mulheres nas próximas semanas.

Voce pode se surpreender com a grande riqueza de aprender sobre ser uma mulher que ama o Senhor.
Voce nunca sabe quem poderia encorajar ao estar compartilhando as mensagens e o crescimento que terão ao conhecer a Palavra de Deus.

Compartilhe nas mídias sociais!.

Dia 13 - Vamos aprender as Lições de Hulda, a Profetisa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...