segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Dia 7 - Lições das Mulheres da Bíblia

Dia 7 - Lições das Mulheres da Bíblia - Salvando uma Nação

As parteiras Hebreias e a Filha do Faraó

Êxodo 1:15-22 ; 2:5-10 ; Atos 7:21-23; Hebreus 11:24

Fazer um plano e vê-lo se concretizar é algo muito incrível.



É realmente incrível quando é Deus quem faz o planejamento!


A Bíblia está cheia das promessas de Deus sendo cumpridas.
Está cheio de profecias de eventos que acontecerão no futuro - e todos ocorrem da maneira prometida.
As mulheres participam de muitos desses eventos nas Escrituras e Deus não deixou de destacá-las.

Deus disse a Abraão que a nação que viria de seus descendentes tinha algumas coisas a percorrer antes de adquirirem a terra que Deus prometeu que seria dele (Gn 12:1-7 ; Gn 15).
Deus havia dito que a nação seria oprimida por 400 anos em outra terra, mas que o povo sairia dessa escravização com "muitas posses" Gn 15:13-14

Chegou a hora dessas coisas começarem a acontecer.

A Nação de Israel está no Egito, graças à colocação de José. Mas depois que Jose morreu, veio um novo rei do Egito que nada sabia de Jose é dessa história (Êx 1:8). Ele vê um povo estrangeiro morando em seu país e ele precisa impedir que eles se tornem mais poderosos que o Egito. 
Ele coloca o povo de Deus para trabalhar.

O trabalho não fez muito para impedir que essas pessoas se multiplicassem! Assim, o rei fez uma lei e deu essa lei diretamente às parteiras dos hebreus. Essa duas mulheres foram nomeadas Sifrá e Puá (Ex 1:15).
O rei diz a essas mulheres que todos os meninos devem ser mortos no nascimento, mas as meninas podem ter permissão para viver.

Mas aqui é um lugar onde Deus usa mulheres para realizar Seus planos!
Essas mulheres temiam a Deus! Eles estão no Egito há gerações, José já se foi há muito tempo e um libertador ainda não foi enviado para lhes dizer que Deus os trará para fora. No entanto, essas duas mulheres temiam a Deus.

As parteiras não obedeceram às ordens do rei e os meninos foram deixados vivos. O rei descobre isso e chama as mulheres para conversar. Ele pergunta por que elas fizeram isso. As mulheres simplesmente dizem que as hebreias são tão saudáveis que dão à luz antes que uma parteira possa chegar lá.
O rei agora leva a lei a TODO povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida. (Ex 1:22).

Muitas vezes me pergunto se o faraó pensou que ele intimidaria essas parteiras para que se submetessem a sua lei. Ele levou a lei diretamente para elas (Êx 1:15). Ele pensou que controlar essas duas mulheres seria tudo o que ele precisava para atingir seu objetivo. Se ele subestimou essas mulheres ou superestimou seu poder, eu não sei. Mas o poder de Deus superou tudo!.

Essas mulheres mostraram grande fé em Deus, recusando-se a obedecer às ordens do rei. Elas entenderam o que os apóstolos expressaram em face da perseguição. "Devemos obedecer a Deus e não aos homens" Atos 5:29.

Joquebede é a próxima mulher a participar do plano de Deus. Se Ele quiser tirar Seu povo do Egito, eles vão precisar de um líder. Joquebede é mãe de um bebê (Êx 2:2). 
Hebreus 11:23 nos diz que a grande fé dos pais desse menino os fez escondê-lo por três meses. 
Então, chegou um momento que ficou difícil escondê-lo. Joquebede fabricou uma cesta , revestiu-o de betume  e colocou seu filho pequeno nas margens do rio Nilo (Êx 2:3) e mandou a filha assistir "para descobrir o que aconteceria com ele" (Êx 2:4), se estaria seguro.

Eu creio que ela além de mantê-lo seguro, o acompanhou para não flutuar para muito longe e prever que algo bom aconteceria.

Então, entra em cena a quarta mulher que Deus costumava levar adiante essa história. A Filha do Faraó.
A princesa vem tomar banho no Nilo. Ela e suas donzelas estão andando ao longo do rio e a princesa percebe a cesta entre os juncos.
Ela envia sua criada para pegá-lo e trazer a cesta para ela. Ela abre esta cesta e encontra um menino chorando!
As Escrituras dizem que ela "teve piedade dele" e reconheceu que ele era um menino hebreu.
Aquela irmã mais velha que estava vigiando, ela estava pronta para qualquer movimento. Ela foi até a princesa que está segurando seu irmão bebê e se oferece para encontrar uma enfermeira entre as mulheres hebreias. A princesa concorda e quem é que a garota vai conseguir - a mãe do bebê, Joquebede (Êx 2:8).

A princesa organiza com a mãe do bebê que ela amamentará e a princesa pagará. Depois que a criança foi desmamada, Joquebede o levou à filha de Faraó para criar como seu próprio filho. A princesa o nomeou Moisés porque "o tirou da água" (Êx 2:10).

Dizem-nos em Atos 7:21-23 que a filha do Faraó "nutriu" Moisés como seu próprio filho. Ele foi bem educado no caminhos dos egípcios e se tornou "um homem de poder em palavras e ações". Mas parece que ela também o havia ensinado sua própria herança. Porque quando ele tinha quase 40 anos de idade, Moisés decidiu visitar seus "irmãos, filhos de Israel". É nesse momento que ele estabelece todos os benefícios de sua criação e se junta ao sue próprio povo (Hebreus 11:24-26).

Parteiras de grande fé no momento em que grande fé seria necessária.

Pais de grande fé que escolheram o filho em obedecer à lei da terra.

Uma irmã obediente e vigilante para cuidar de seu irmão mais novo.

Uma princesa de coração aberto a esse menino, apesar de conhecer a sei de seu pai.

Essas mulheres eram parte integrante do Plano de Deus. Moisés foi o homem que Deus escolheu paa levar Israel para fora do Egito. Os eventos que permitiram que isso acontecesse ocorreram quando Moisés tinha 80 anos (Êx 7:7).
Essas mulheres ajudaram a colocar Moisés no lugar para Deus usá-lo.

Havia outras pessoas envolvidas  - o pai de Moisés, teve um papel importante ao salvar o menino no nascimento e escondê-lo por três meses (Hebreus 11:23), 
Mas são as mulheres nesta história que Deus escolhe destacar aqui. Ele não teria que dar nomes as parteiras, nem sequer mostrar a compaixão da filha do faraó. Os eventos poderiam ter sido prolongados para nós sem essa informação... Mas Deus a destacou.
Deus não somente deu para nós uma narrativa de fatos históricos. Ele nos mostra como cuidar de mulheres que estão exatamente onde são necessárias para que as coisas progridam conforme Deus planejou.
Mulheres com quem podemos aprender. 

Essas mulheres fizeram algo por nós - não é comum desobedecer uma ordem do rei. Mas elas desobedeceram a lei para fazer o que é certo diante de Deus. Cada uma delas sabia qual era alei do faraó - meninos hebreus deveriam ser mortos no nascimento. Cada uma delas se recusou a obedecer.

As parteiras de Joquebede desobedeceram por causa de sua fé em Deus.

A filha do faraó desobedeceu porque algo dentro dela reconhecia o que é natural - toda a vida é bela e é errado destruí-la. Mesmo com todos os ídolos ao seu redor e toda a história de seu povo dizendo a ela que existe mais de um Deus, ela ainda respondeu de maneira natural a esse menino e optou por não matá-lo. (Rom 1:18-22. 28-32).

E voce? E quanto a mim?
Podemos chegar um dia em que devemos escolher Deus ou as leis dos homens.

Mantenha essas mulheres e sua fidelidade perto do seu coração. Elas desobedeceram às leis do homem e Deus os abençoou. Ele fez o mesmo pelos apóstolos que também se posicionaram (Atos 5:29).
Mais perseguições podem ocorrer, mas se formos como Esdras e prepararmos nossos corações para buscar a vontade de Deus e fazê-la (Esdras 7:10), suportaremos.

A benção final que estamos procurando é o céu.
Como Abraão, não estamos procurando um país aqui, mas um país melhor (Hebreus 11:16).

Devemos sempre orar para que o país em que vivemos nos permita viver vidas piedosas e tranquilas (1 Tim 2:2).
Mas , a Palavra de Deus é uma espada e nos separará do mundo (Hb 4:12 ; Mt 10:34).

Voce es tá pronta? Sua armadura está bem equipada para a batalha.

Como mulheres, nossas batalhas podem parecer diferentes - assim como parteiras ajudando mulheres a dar à luz bebês, enquanto as pessoas procuram matá-los - mas elas são batalhas.

Outras mulheres foram antes de voce - aprenda com elas e busque a mesma fonte de força e crie a sua.


Uma mulher de força, onde encontrar?

Pois o valor dela está muito acima de jóias. Provérbios 31:10.


Reflita sobre a mensagem desse texto! e os versículos mencionados, assim voce se familializará com as Escrituras.

Junte-se a mim enquanto exploramos outras mulheres na próxima semana.

Voce pode se surpreender com a riqueza de aprender sobre ser uma mulher que ama o Senhor.

Compartilhe nas mídias sociais!
Voce nunca sabe quem poderia encorajar ao estar compartilhando as mensagens e o crescimento que terão ao conhecer a Palavra de Deus.

Dia 8 - Vamos aprender as Lições da Rainha de Sabá





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...