quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Dia 9 - Lições das Mulheres da Bíblia

Dia 9 - Lições das Mulheres da Bíblia
Ação Rápida - Lições de Zípora
Êxodo 2:16-22 ; 4:18-26; 18:1-12

Se voce é mãe ou já cuidou de crianças, provavelmente descobriu como seus reflexos podem ser rápidos. Bebês rolando do sofá, crianças pulando degraus do topo, voce tem uma lista imensa.

Essa qualidade de ação rápida e pensamento rápido é destacada várias vezes nas escrituras. Zípora é uma delas.
Zípora, esposa de Moisés. Quando Moisés chegou a Midiã para se afastar dos egípcios que procuravam matá-lo, ele conheceu o Sacerdote Reuel e suas sete filhas (Êx 2:16-20).
Reuel, também conhecido como Jetro, convidou Moisés para morar com eles e deu sua filha, Zípora a Moisés como sua esposa )Êx 2:21).
Não sabemos muito sobre Zípora. Sabemos que ela deu a Moisés dois filhos: Gersom e Eliezer (Êx 18:3-4).

Depois que Moisés encontrou Deus na sarça ardente (Êx 3:4-17), levou Zípora e seus filhos de volta ao Egito com ele. (Êx 4:19-20).

Em algum lugar nesta viagem, eles pararam para alojar-se e Deus os encontrou lá, com a intenção de matar Moisés (Êx 4:24).
Embora não tenhamos certeza sobre o motivo disso, Zípora é quem salva a vida de Moisés.
Quando ela percebeu que a vida de Moisés estava em perigo, ela de alguma forma processou que a resposta necessária era circuncidar o filho deles (Êx 4:25). Ela pegou a pedra de silex e realizou o procedimento ela mesma, e jogou o restante da pele aos pés de Moisés.

Depois de fazer isso, a Bíblia diz: "Ele  o deixou em paz" (Êx 4:26).
A ação rápida de Zípora salvou a vida de Moisés naquele dia.

Não há nada no contexto sobre por que esse evento aconteceu em primeiro lugar. Considerando que a criança não foi circuncidada e a de Moisés estava se juntando ao povo de Israel, só posso acreditar que um fracasso em obedecer à lei em relação a isso é o que estava em questão.

Em Gn 17:9-14, encontramos Deus fazendo da circuncisão um sinal da aliança entre Ele e Abraão e seus descendentes (v.11). Deus diz claramente que qualquer homem que não for circuncidado "será separado do seu povo; ele quebrou minha aliança" (Gn 17:14).

O filho de Moisés não poderia fazer parte de Israel, a menos que ele participasse do sinal da aliança - circuncisão. Como isso era algo a ser feito quando a criança tinha 8 anos de idade (Gn 17:12), foi realmente culpa dos pais por não ter sido feito.

Zípora sabia o suficiente da lei de Deus por se casar com Moisés, que reconheceu essa correção que precisava ser feita.
Qualquer um deles deveria ter pensado nisso muito antes de agora? Provavelmente. Mas eles não o fizeram. Quando isso foi levado a atenção deles, Zípora agiu rapidamente para corrigir o problema.

É tudo o que sabemos sobre ela. Isso é tudo que Deus escolheu compartilhar. Mas mesmo esse pequeno pedaço da história maior do Êxodo nos diz duas coisas, (em minha mente):

- A obediência à lei de Deus é importante - Não espere  aprender quando não estiver em comunhão com o Senhor, aja rapidamente para remover o pecado e restaurar seu relacionamento com o Senhor.
Deus usa essa mulher de raciocínio rápido para nos mostrar que Ele cumpre Suas promessas, mesmo quando a promessa é a destruição da desobediência.
Ele a usa para mostrar que o arrependimento pode ser muito rápido, quando voce reconhece o que está fazendo de errado. Seu perdão foi imediato. Assim que ela corrigiu o problema. Deus não procurou mais matar Moisés.

- O perdão de Deus é tão rápido para nós também. Nós apenas temos que tomar as medidas necessárias para acessá-lo.
Se nunca enterramos nossos pecados no batismo para colocar em Cristo, precisamos fazê-lo para ter um relacionamento correto com Deus (Romanos 6:1-7 ; Atos 8:12 ; Atos 8:34-39, Gal 3:26-29).
Uma vez que estamos nesse relacionamento com Deus, quando aprendemos sobre o pecado em nossas vidas, tudo o que precisamos fazer é confessá-lo a Ele e nos afastarmos dele.

Em 1 João 1:9 nos diz: "Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça". e

2 Coríntios 7:10 diz: "Pois a tristeza que está de acordo com a vontade de Deus produz arrependimento sem arrependimento, levando à salvação, mas a tristeza do mundo produz a morte".

No caso de Zípora, o pecado e o que fazer a respeito eram óbvios naquele momento.
Às vezes não é tão óbvio - como para Davi e seu pecado com Bate-Seba (2 Sm 11 -12).
Mas o perdão de Deus está sempre esperando que nós o solicitamos (2 Cr 7:14 ; Pv 28:13; Ef 1:7).

Hoje, encorajo voce a ser como Zípora. 
Se voce vir algo que precisa ser corrigido em sua vida, corrija-o. Tome essa ação rápida e mude as circunstâncias.

O mesmo princípio também pode ser aplicado à vida cotidiana. Pode não ser pecado, mas pode ser a criança que precisa aprender a parar de fazer algo, um hábito que nós mesmos precisamos quebrar - veja o problema, determine a correção e faça algo a respeito.
Se voce não tem confiança em suas habilidades para corrigir o problema - faça o que discutimos ontem (Lições da Rainha de Sabá), peça ajuda e aprenda, pergunte!!!.

Não há necessidade de carregar o fardo de saber que algo está errado e, no entanto, não fazer nada a respeito, quando estiver ao seu alcance faça uma correção.

Reflita sobre isso, sobre as palavras desse estudo!

Junte-se a mim enquanto exploramos outras mulheres nas próximas semanas.

Voce pode se surpreender com a grande riqueza de aprender sobre ser uma mulher que ama o Senhor.
Voce nunca sabe quem poderia encorajar ao estar compartilhando as mensagens e o crescimento que terão ao conhecer a Palavra de Deus.

Compartilhe nas mídias sociais!.

Dia 10 - Vamos aprender as Lições de uma Viúva Pobre.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...