quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Esperar é difícil

Nós mulheres caminhamos pela vida sempre esperando por algo. 

Sempre há algum desejo ou expectativa não atendida no horizonte. Às vezes, o que estávamos esperando chega rapidamente, mas outras vezes leva muito mais tempo do q, esperamos as férias de verão, depois o fim ue esperávamos. Como podemos andar com Deus em meio a orações não respondidas?

Quando somos mais jovens, esperamos as férias de verão, depois o fim da faculdade e o primeiro emprego. Esperamos que o homem dos nossos sonhos nos arrepia, até a casa dos nossos sonhos com a linda cozinha e a sala decorada e perfeita para receber visitas. Logo ansiamos pelos pequeninos bebês para abraçar, amar e brincar. Durante cada estágio, ansiamos por um propósito ou direção de Deus para nossa vida. Ansiamos por amor e aceitação. Ansiamos pela beleza.

No entanto, de alguma forma, nada disso satisfaz plenamente pos anseios mais profundos do nosso coração e sempre ficamos esperando o que vem a seguir.

Quando não recebemos o que esperávamos nosso coração se pergunta se Deus realmente se importa ou se vê nossa necessidade. Em momentos mais sombrios, podemos questionar secretamente se Ele está ocultando algo maravilhoso de nós. É fácil seguir o caminho de pensar que Deus está aqui por um 

Comecei a notar esse padrão de espera já na minha vida na faculdade, eu olhei em volta e percebi que a maioria das mulheres ao meu redor estavam passando pela mesma coisa - não importa em que estágio da vida elas estavam, ou nós estamos.

Na época eu não tinha ideia do que estaria por acontecer, mas no fundo eu sabia que dependia de uma espera = talvez foi uma espera, onde eu não estava preparada para esperar e acho que muitaas coisas eu não esprei, eu atropelei muitos momentos.

Hoje, com o discernimento, de saber o que é esperar pelo tempo, pelo momento, pelo tempo de Deus e é reconfortante saber que a maioria das mulheres da Bíblia também estavam esperando por algo.

Maria esperou para ver o que sua vida tratia e o que significaria a vida de seu bebê.

Sara esperou por um filho.

Ester esperou para descobrir seu destino.

Rute esperou por provisão e amor.

Zípora esperou que seu marido Moisés, acordasse e percebesse que ele tinha uma família para cuidar, além de uma nação!

Lidia esperou por uma revelação de Deus.

Elas esperaram como nós esperamos.

A Bíblia também contém muitas histórias de pessoas que se cansaram de esperar e decidiram fazer justiça com as próprias mãos em vez de se voltar para Deus (com resultados desatrosos).

Isso é algo que todos nós somos tentados a fazer uma vez ou outra.

Minha história favorita de espera fiel, porém, é em 1 Samuel 1, onde conhecemos Ana. Ana encontrou um marido maravilhoso e parece que eles tiveram uma vida confortável. No entanto, ela não tinha o que mais queria. Um bebê.

Muitas vezes  a falta de um filho é creditada ao fato de que o "Senhor echou seu ventre". Ana reconheceu  que Deus era o doador da vida e que estava no controle, então, se ela não conseguia conceber, Deus estava por trás disso, ou pelo menos poderia mudá-lo. Diz que a outra esposa de seu marido (voce conhece a história) zombava dela em sua miséria. Isso continuou por anos. Não semanas, não meses. Anos.

Ela ficou tão triste que entrou no templo, chorando amargamente e orando implorando a Deus por um bebê. Ela parecia estar desorientada, porque o sacerdote Eli pensava que ela era uma louca bêbada! Ana explicou seu pedido e a razão de estar tão perturbada, e ele a mandou embora. Ela adorou ao Senhor e voltou para casa com sua família, até que sua oração foi atendida.

Quero compartilhar três maneiras pelas quais sou encorajada pela história de Ana durante estas temporadas:

1. Outras pessoas podem não ser capazes de entender completamente nossos desejos mais profundos, mas Deus entende.

O marido de Ana simplesmente não entendia. Nem sua outra esposa obviamente. Eli achou que ela estava instável. Mas houve um que entendeu e foi a quem ela recporreu. O Senhor. Ele é o único que pode ver o que há de mais profundo em nós e nos conhece melhor do que nós mesmos.

O inimigo tenta nos fazer acreditar que Deus está contra nós porque não está nos dando o que precisamos. Mas isso é mentira (na verdade, Efésios 3:20 diz que Deus é capaz de fazer muito mais do que poderíamos pedir ou pensar e Tiago 1:17 diz que todo presente bom e perfeito vem de nosso pai Celestial).

É uma mentira que coloca paredes entre nosso coração e Deus. Podemos até estar lendo a Palavra, indo à igreja, cantando hinos de adoração e ainda estarmos abrigando essa raiva contra Deus, mesmo sem reconhecê-la. E isso leva à próxima verdade...

2. Devemos praticar / derramar nosso coração a Deus.

Ana trouxe sua tristeza, raiva, frustração, desejo e esperanças frustradas a Deus. Isso lhe trouxe uma intimidade com Deus que ela nunca teria experimentado de outra forma. Seu desejo não satisfeito a deixou vulnerável. Ela veio a deus naquela vulnerabilidade e honestidade, e ele a conheceu lá.

Não podemos ter medo de nossos sentimentos. Só precisamos saber para onde levá-los. Não há sentimento que possamos ter que Deus já não veja e entenda completamente.

1 Pedro 5:7 diz: "Lance sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele tem cuidado de voce".

O Salmo 55:22 diz: "Lance o seu fardo sobre o Senhor e ele o susterá".

E no Salmo 56:8 Davi diz: "Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolhestes as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?".

Quando deus nos chamou para a salvação, e entregamos nossas vidas a ele, ele não queria que isso acontecesse uma vez. Isso é algo que estamos fazendo continuamente. Devemos ir ao seu trono com frequência e declarar: "Desisto! Não posso fazer isso sozinho! Meu programa/ meu plano não está funcionando, então preciso que o Senhor assuma o comando aqui. Andamos em carne (nossos planos, controle, esforços) mas eu (eu Marina, quero estar contigo e andar em sintonia com o Espírito" - Gálatas 3:3.

3. Podemos louvar a Deus antes da vitória:

Podemos louvar ao nosso Deus por todos os dons anteriores, sua presença, sua fidelidade e todos os dons futuros. Podemos elogiá-lo porque ele nos alcança como ninguém mais pode. Quando nos encontramos presos na tristeza e no desespero, podemos fazer a ESCOLHA de nos voltar e elogiar.

Alguns dias eu tento conter meus pensamentos, ouvir um hino de adoração para me lembrar quem é o rei.

O interessante, engraçado talvez, sobre desejos não satisfeitos é que, eventualmente, a maioria deles é atendida de uma forma ou de outra. O desejo é atendido, geralmente de uma maneira completamente diferente do que pensávamos, ou nosso desejo muda, ou reconhecemos que talvez um anseio que temos pode não ser atendido aqui nesta terra. No entanto, assim que uma oração é respondida, já estamos passando para a próxima coisa que queremos. Isso nos mostra a verdade de que nosso desejo final nunca será plenamente satisfeito neswta terra. 

Fomos projetadas para ser mulheres que desejam. Esses pequenos anseios que experimentamos nesta terra têm o objetivo de nos apontar para o nosso anseio mais profundo: estar totalmente unidos com nosso Pai que está no céu, onde nunca desajaremos outra coisa. Sempre. Novamente.




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...