terça-feira, 15 de setembro de 2020

Fique Quieta

Recentemente conversando com uma amiga dos tempos de faculdade, perguntei a ela qual a lição mais importante que ela aprendeu durante a pandemia.

A lição mais importante que ela aprendeu durante a pandemia foi colocar seus fardos no chão e passar mais tempo com seus entes queridos.


"Fique quieto e saiba que eu sou Deus"
Salmo 46:10

A definição hebraica de "ficar quieto" é parar de se esforçar, deixar ir, se render. 
Isso não é algo que muitas de nós faça bem... algumas mulheres concorda comigo?

Então vamos a lição / testemunho dos tempos de pandemia de Lidyane Mendes

"Na história de Maria e Marta, eu definitivamente, em maior parte do tempo sou uma Marta.
Muitas vezes me perguntei por que Jesus ficou do lado de Maria quando Marta era quem servia.
Jesus não quer que sirvamos aos outros?

Mesmo em tempos de férias, quando meus filhos eram pequenos e iam para a praia ou para o interior, eu quase não relaxava, e isso não mudou muito em tempos atuais, quando eles já são todos adultos.
Quero experimentar tudo o que puder, deixar as coisas no jeito, tudo preparado, o que significa me mover constantemente.

Sempre fui uma pessoa ativa, uma executora. Até cheguei a pensar que isso era um traço de personalidade, quase que uma obsessão.
Com tantas bençãos em minha vida, o versículo de Lucas 12:48 frequentemente passa pela minha cabeça. "A quem muito se dá, muito se espera".

"Senti um aperto no coração, quando recebi um chamado para tornar o mundo um lugar melhor.. era um chamado ambicioso eu sabia, mas cria que se for a vontade de Deus, Ele vai me mostrar como cumpri-lo. Não importava o quanto eu fizesse, o vazio nunca estava preenchido. Sempre achei que  não estava fazendo o suficiente e que Deus esperava mais de mim.

Então chegou o mês de março, além de trabalhar em tempo integral numa clínica de reabilitação, eu havia me inscrito para ser uma treinadora voluntária de atletismo no time do colégio da minha filha, meu grupo de treinamento de maratona se reunia todos os sábados de manhã, a liga de futebol de salão do meu filho estava prestes a começar e eu havia planejado de colocar minha clínica como patrocinador do seu time para estar presente em todos os jogos. Foi muito... então eu sou uma Marta e encontraria uma maneira de fazer tudo.

Mas, em seguida, veio junto... o Covid-19 e tornou-se real!!!
Nas 48 horas seguintes, tudo foi cancelado. Meu prato transbordou para quase vazio.
Inicialmente, não tive tempo de compreender como todos esses cancelamento afetariam meu desejo de mudar o mundo.
No fundo eu estava em modo de crise, tentando descobrir como manter minha clínica aberta para atender meus pacientes e ainda manter meus clientes e minha equipe segura.
Depois de um mês, o estresse desse novo normal diminuiu e eu fui capaz de respirar novamente. Percebi que tudo o que eu estava fazendo para tentar tornar o mundo melhor havia desaparecido de repente.

O vazio que eu estava tentando preencher deveria ser maior do que nunca.
Mas enquanto levava meu cachorro para uma caminhada  noturna, percebi que pela primeira vez em muito tempo, em vez do vazio crescendo, ele havia sumido! Os sentimentos de inadequação, ansiedade e exaustão foram substituídos por sentimentos de paz, contentamento e alegria.

Depois de muito tempo, acho que até anos, eu e minha filha adolescente saímos para correr juntas à tarde. Longe dos irmãos e sem a pressão de uma agenda lotada, ela se abre e conversamos por horas durante essa tarde (com isso reservamos uma tarde na semana só para nós). 
Meu filho mais velho é um artista nato... passei a desenhar com ele e percebi que criar arte é uma válvula de escape relaxante para mim. 
Meu outro filho me vence nas corridas de atletismo, da qual praticamos juntos, ela conta curiosidades e me faz rir com suas histórias malucas.
Meu marido e eu não estamos apenas passando por navios, coordenando nossas tarefas de ida e voltas das atividades  e conciliando nossas atividades na clínica - temos conversas reais, fazemos refeições juntos e conversamos sobre eventos mundiais.

Eu acredito fortemente que Deus pode usar qualquer situação para o Seu bem, até mesmo COVID-19.

Ele usou essa pandemia horrível para tirar minhas boas ações e me mostrar que sou o suficiente para Ele. Achei que estava servindo a Ele com minhas atividades voluntárias, mas elas eram apenas uma distração me afastando Dele e de minhas maiores bençãos: Minha família.

Agora entendo por que Jesus repreendeu Marta.
Ela estava tão ocupada tentando ser a anfitriã perfeita para Jesus que perdeu a coisa mais importante - o tempo com Ele.

COVID-19 me ensinou que a realização não vem de fazer coisas para Jesus, mas de estar em Sua presença.

Para ser completo, preciso estar quieta - deixar de lado minhas ambições e parar de lutar para ser melhor. Preciso me render à vontade de Deus e confiar em Seu plano para minha vida.

Nos últimos meses, aprendi a me livrar de minha Marta interior e a sentar-me aos pés de Jesus, revelando Seu amor.
Esta é uma lição que espero não esquecer logo, assim que as restrições foram removidas e formos encorajadas a "voltar ao normal". LM
--------------------------------------------------

Um verso para reflexão:
Salmo 37: 8-9 nos diz:

"Fique quieto antes de o Senhor e espere com paciência por ele, não se preocupe quando as pessoas tiverem sucesso em seus caminhos, quando eles realizam seus planos perversos. Abstenha-se da raiva e afaste-se da ira; não se preocupe - isso leva apenas ao mal. Pois os que são maus serão destru´pidos, mas os que esperam no Senhor herdarão a terra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...