quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Não se Preocupar

 O motivo surpreendente que Deus diz para não se preocupar!

“Não se preocupe”, quando alguém diz para voce... uma centena de cenários entram em minha mente enquanto me preocupo com o motivo pelo qual alguém sentiu a necessidade de me dizer para não se preocupar. A mesma coisa aconteceu quando li essas palavras, citadas de Lucas 12.

Se você vai dizer a alguém para não ficar ansioso em um mundo atormentado pelo pecado, você precisa ter um bom motivo. Felizmente, Deus sabe.

A história antes do verso - "Portanto, eu vos digo: não andeis ansiosos pela sua vida, pelo que voce comerá, nem pelo seu corpo, pelo que voce vestirá" Lucas 12:22

As famosas palavras de Jesus sobre preocupação seguiram uma parábola, que Jesus diz que ilustra sua declaração. 

Em Lucas 12: 16-21, lemos o relato de um homem rico cuja colheita é tão grande que ele decide construir celeiros maiores para estocar sua abundância. O homem mandou fazer e sabe disso. Mas naquela noite, ele morrerá.

Deus diz ao homem: “Tolo! Esta noite, sua alma é exigida de você, e as coisas que você preparou, de quem serão? " (Lucas 12:20).

Que história gritante que demonstra como a preocupação é improdutiva. Não existe um final feliz. Parece que apesar das preocupações e soluções do homem para suas preocupações, ele é um tolo.

O ponto que podemos perder

Para resumir o ponto da parábola, Jesus diz: “Aquele que acumula para si tesouros e não é rico para com Deus” (Lucas 12:21).

A tolice do homem foi simplesmente que ele não deu o suficiente de sua abundância? Ele negligenciou seus dízimos por se preocupar consigo mesmo? Ele teria sido considerado sábio se tivesse preparado um testamento antes de vestir o pijama?

À primeira vista, parece que o problema do homem era ganância, não preocupação. Mas a fonte de sua preocupação é o que ele valoriza, e esse é um ponto que frequentemente perdemos. A solução do homem para suas preocupações não mostrou amor pelo Senhor ou confiança nele. A única resposta do homem para suas ansiedades era sua própria sabedoria.

Podemos nos preocupar com nossas mãos cheias

O homem da parábola não era um pobre fazendeiro reagindo de forma exagerada à sua primeira grande colheita. Ele era rico. Sua preocupação não era "de onde virá minha próxima refeição?" mas "onde guardo toda esta abundância?" Suas mãos estavam ocupadas e ele ainda encontrou um motivo para confusão.

Ganhar mais não nos dá um motivo para não nos preocuparmos, apenas muda o que nos preocupa. Às vezes, isso nos dá mais com que nos preocupar. Enquanto estivermos tentando garantir que nossas mãos estejam cheias do que acreditamos ser importante na vida, teremos motivos para nos preocupar. Os tesouros deste mundo são ilusórios e nunca serão suficientes. Quando esperamos até mesmo no melhor que este mundo oferece, teremos motivos infinitos para ansiedade.

Jesus traz esse ponto para casa, dizendo “Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que a roupa” (Lucas 12:23).

O tesouro que não precisamos proteger

A vida é muito mais do que as coisas com as quais tendemos a nos preocupar. Certamente acabou sendo assim para o homem rico que pensava que a vida era finalmente boa e sem problemas, uma vez que acumulou grandes riquezas, apenas para enfrentar a morte.

Essa verdade de que “a vida é mais” é a razão surpreendente pela qual a palavra de Deus diz para não se preocupar.

Jesus ilustra em que “mais” vida realmente consiste no restante da passagem.

A vida depende de Deus

Falando sobre os corvos, Jesus ressalta que eles são alimentados por Deus, embora não trabalhem para sua comida. Então ele diz: “De quanto mais valor você tem do que os pássaros! E qual de vocês, por estar ansioso, pode adicionar uma única hora ao seu tempo de vida? ” (Lucas 12: 24-25).

Não precisamos nos preocupar com nossa capacidade de nos sustentar. Uma vida de fé envolve crescer em alegre dependência de Deus. Isso não significa que não trabalhemos pela nossa comida (não somos corvos), mas que não consideramos nossas “coisas” menos do que um bom presente de Deus. Vemos as necessidades de maneira diferente quando vemos Deus como o provedor.

A vida está glorificando a Deus

A seguir, Jesus fala sobre como os lírios estão esplendidamente vestidos, embora não tenham saudades deste mundo. Sua existência simples aponta para a glória de Deus. Ele nos transformará para sua glória, então não precisamos nos preocupar em acumular coisas para nos tornar dignos.

“Pois todas as nações do mundo buscam essas coisas”, diz Jesus, destacando a perspectiva daqueles que não sabem que “a vida é mais”. Busque o reino de Deus, ele continua, “e essas coisas serão adicionadas a você”. Glorifique a Deus em tudo o que você faz, no que você tem ou não tem. Essa é a questão. Ele lhe dará os meios, por mais surpreendentes que às vezes sejam (Lucas 12: 30-31).

A vida está valorizando a Deus

No final da parábola do rico insensato, Jesus menciona ser rico para com Deus. Essa é a alegria e o privilégio do cristão. Não somos livres de problemas, mas confiamos nas promessas de Deus e percebemos que tudo o que temos é de Deus em primeiro lugar. Ele tem prazer em compartilhar o que possui com seus filhos, porque “[nosso] Pai tem prazer em nos dar o reino” (Lucas 12:32).

Esta magnífica verdade justifica nossa resposta: Jesus nos chama para doar as coisas e construir para a eternidade. Na parábola, o homem rico não tinha nenhum lugar seguro para guardar suas coisas. Quando valorizamos Deus como o objetivo e o propósito da vida, o que mais importa - nossos corações - fica seguro onde a preocupação não exerce nenhum poder: no céu com Jesus. “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Lucas 12:33).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...