quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Semana 8 - Mulheres da Bíblia

continuação... Mentoras Não-Intencionais

. Questões de Personagem

Dizem que o personagem é quem  voce é quando ninguém está olhando.
Quando Rute disse: "onde voce for, eu irei", tenho certeza de que não passou pela sua cabeça que, durante séculos, milhões de pessoas fossem ler sobre ela e aprendessem sobre sua personagem.

Ela excede em muito as expectativas de uma nora. Ela honrou sua sogra amarga e ferida e passou longos e fisicamente exigente dias no campo para fornecer comida para ela e Noemi. 
Rute também mostrou um forte caráter de esposa para Boaz. Tudo o que ela fez exibiu Rute como uma mulher de caráter nobre e Deus a abençoou e gerações depois por uma bela representação de caráter.

Ao tomar uma decisão de fazer ou dizer algo, considere se voce faria ou diria a mesma coisa se alguém, se Deus, estivesse assistindo.

. A redenção é para todos
Não importa o que seu histórico, endereço, estado civil ou passado cheio de pecado diga, a redenção é um presente de Deus e está disponível para todos.
Rute tinha menos do que a maioria de nós e havia enfrentado eventos de cortar o coração em sua vida, mas acreditava que Deus era capaz.
Ela acreditava que Ele cuidaria dela e sua vida se desdobraria em um história que afetaria as gerações vindouras. 
Ele pegou uma mulher faminta, desamparada, desabrigada e machucada, e a curou, supriu suas necessidades e trouxe um marido para amá-la e apreciá-la. Ele a redimiu e também o resgatará!

A redenção é possível em sua vida.
Não importa de onde voce veio ou pelo que passou. Deus tem um plano para voce que ultrapassa em muito o que voce pode imaginar ou sonhar.

. Mantenha-se fiel aos seus compromissos
Rute e Orfa foram confrontadas com uma decisão, um edital, na verdade - Noemi disse a elas para voltarem para suas cidades e famílias e esperarem ser abençoadas com outro marido. Orfa decidiu que era isso que ela faria. Rute, no entanto, decidiu ficar com Noemi e enfrentar os tempos difíceis que certamente seriam para algumas viúvas. Ela hontou seu compromisso com Noemi, em vez de pensar em suas próprias necessidades e chances de se casar.

Quando voce se comprometer, trabalhando em algo, (na sua comunidade, na sua igreja) não importa que tipo de serviço, mantenha-se fiel ao seu compromisso. Deus o honrará, assim como voce e Ele e as pessoas ao seu redor.

- Deus usa pequenas coisas para grandes coisas
Eu sempre penso sobre isso. Foi preciso Deus me traz Japão para aceitar Jesus como Senhor e Salvador da Minha Vida, depois de anos tentando entender o porque disso tudo.

Deus orquestra tantas "pequenas" coisas como parte de Seus grandes planos. O plano de Deus para Rute era que ela fizesse parte da linhagem de Cristo! Para realizar esse plano, Ele expôs uma série de "pequenas" coisas, que se desdobrariam um dia, para nós trazer um Salvador!

Pequenas Coisas (ok... algumas não tão pequenas) na vida de Rute incluíam fome, seus sogros se mudando para Moabe, a morte de seu marido, ela seguindo Noemi de volta à sua cidade natal, Belém, e mais - tudo por uma coisa - que Deus faça grandes coisas em sua vida.

Quando voce enfrentar obstáculos em sua própria vida, dê um passo atrás e agradeça a Deus. Ele está se movendo em sua vida e suas pequenas coisas fazem parte do grande plano Dele!.

- Deus é ao mesmo tempo redentor e nos deu um redentor

Como Deus redimiu os israelitas, Ele nos deu um Redentor que pode nos resgatar de nossos pecados e nos dar a vida eterna. 
Alguns estudiosos da Bíblia consideram Boaz um símbolo profético de Jesus, um Salvador, um parente-redentor. Todos nós precisávamos resgatar e Jesus nasceu, viveu e morreu para nos redimir.

- Apenas Faça
Quando Noemi e Rute chegaram a Belém, Rute estava determinada a encontrar trabalho para fornecer comida e outras necessidades para elas. 
Em Rutre 2:2, lemos e Rute, a moabita, disse a Noemi: "Deixe-me ir aos campos e colher os restos de grãos atrás de qualquer um em cujos olhos eu ache graça".
Ela estava disposta a fazer qualquer coisa para ajudar a situação deles. Não demorou muito tempo para encontrar um campo próximo e seguir as colheitadeiras, revirando o caminho de campo ou pelo capataz. Ele foi até Boaz, o dono dos campo, e contou-lhe o quanto ela trabalhava e as longas horas que passava
Rute trabalhou duro e sua ética de trabalho foi notada pelo gerente de campo ou pelo capataz. Ele foi até Boaz, o dono dos campos, e contou-lhe o quanto ela trabalhava e as longas horas que passava ali.
Rute não passava dias certificando-se de que seu currículo fosse perfeito ou amordaçado enquanto outros trabalhavam. Ela pulou, encontrou um emprego nos campos e trabalhou mais e mais do que qualquer outra pessoa.
Quando Noemi sugeriu que Rute vestisse suas melhores roupas e fragâncias e fosse a Boaz para que ele soubesse de sua posição como parente-redentor, ela não hesitou.
E todos nós sabemos, até agora, como essa história acabou!

- As decisões tomadas hoje podem impactar as gerações.
Rute decidiu ir com Noemi. Ela decidiu recolher nos campos. Ela decidiu deitar aos pés de Boaz. Ela decidiu se casar com Ele. Eles tiveram um filho, que está na linhagem direta de Cristo Jesus.
As decisões de Rute há muitos anos influenciaram a vida de milhões.

Considere suas decisões diárias. Em espírito de oração, escolha sua direção. Deus pode estar usando essa pequena decisão hoje para afetar uma geração!

O que mais voce pode tirar da história de Rute e Noemi?

Em espírito de oração, reveja seus compromissos, decisões e relacionamentos à luz da história de Rute e Noemi!

O que Deus está revelando para voce?

Amadas, chegamos ao fim desta série: Mulheres da Bíblia - Mentoras Não-Intencionais.
Aprendemos lições valiosas, significativas, impactantes com cada Mulher que foi relatada.

Se voce perdeu alguma e quer ler e meditar sobre elas, abaixo estará relatados todos os posts. 

Confira, medite e compartilhe!

E Obrigada por estar comigo nesta jornada de 8 semanas - Mulheres da Bíblia: Mentoras Não-Intencionais, eu creio que essa série fortaleceu mais a sua fé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...