segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Semana 8 - série: Mulheres da Bíblia

Mentoras Não-Intencionais

Estudar as Mulheres da Bíblia tem sido uma jornada incrível para mim.
Conhecemos lições de mulheres como Raabe, Débora e Ester, mas nesta semana estou empolgada em explorar Rute com voces.

Lições Significativas que podemos aprender com Rute na Bíblia


Já escrevi sobre Noemi e Rute, da perspectiva de uma nora, mas hoje vamos conhecê-la em um nível mais profundo
A história de Noemi e Rute é uma das minhas histórias favoritas da Bíblia. Amo os principais temas do Livro de Rute: a providência de Deus e a ideia de um parente redentor. Mas há muito mais que podemos aprender com esse belo relacionamento, incluindo a importância da família, lealdade e humildade.

A história de Rute na Bíblia

Se voce já leu algo na Bíblia ou ouvia falar, Rute é uma mulher que, depois de ser viúva, permanece com a sogra. A história é contado no Livro de Rute - o profeta Samuel que escreveu o livro de Rute.
O livro de Rute narra a história de Rute e Orfa, duas mulheres de Moabe que foram casadas com os filhos de Elimeleque e Noemi. Eles eram judeus que se estabeleceram em Moabe para escapar da fome em Judá.
Tristemente, todos os três maridos morrem deixando Rute, Orfa e Noemi viúvas. Após a morte de seu marido, Noemi decide voltar para sua cidade natal, Belém, e pede às noras que voltem para suas famílias.
Orfa vai de bom grado, mas Rute se recusa a deixar Noemi, proclamando:

"Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, 
aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; 
o teu povo povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus".
Rute 1:16-17

Rute vai com Noemi a Belém e, no tempo perfeito de Deus, um parente redentor é revelado, Boaz. Rute se casaria mais tarde com Boaz, e mais abaixo falarei sobre isso.

O que é um Redentor (de Parentes)?
De acordo com a tradição rabínica, um parente-redentor é um parente masculino que teve o privilégio ou a responsabilidade de agir em nome de um parente que estava com problemas, perigo ou necessidade. O termo hebraico "go el" para parente-redentor é traduzido como aquele que entrega ou resgata (Gênesis 48:16 e Êxodo 6:6, por exemplo) ou redime propriedades ou pessoas (Levítico 27:9-25 e 25:47-55). Leia essas passagens bíblicas para entendimento do contexto.

Vamos explorar os parentes-redentor de Boaz, Rute e Noemi, e acho fascinante que essa linda história se torne parte da linhagem de Cristo

Deus como Redentor

Jesus como Redentor

Javé, nosso Deus, é o Redentor de Israel, quem prometeu defendê-los e protegê-los.
Deus é pai e libertador (Êxodo 20:2).
Em todo o Antigo Testamento, encontramos inúmeras referências a Deus como salvador e defensor dos fracos e necessitados (Salmo 82:4 ; Samuel 6:27 ; Jeremias 20:13Leia essas passagens bíblicas para entendimento do contexto.

Quando nos voltamos para o Novo testamento, Jesus é, claro, o último parente-redentor! Ele nos redimiu dos efeitos de nossos pecados e nos deu o presente precioso da vida eterna.

Agora isso é um redentor!

Boaz Parente-Redentor

Em Rute 3:9, vemos um retrato adorável, bonito e comovente de uma mulher, uma família carente, incapaz de resgatar ou suprir suas próprias necessidades depois de ser viúva.

Ao chegar a Belém, Noemi instrui Rute a ir buscar nos campos de Boaz, um parente rico de Noemi. À medida que a história se desenrola, Noemi e Rute, apelam a Boaz para assumir o papel de parente-redentor. Boaz concorda e aceita Rute como esposa. Juntos, eles tem um filho, que eles chamaram de Obede. Obede se tornou o avô de Davi, que é claro, é o antepassado de Jesus. Só Deus!.

Obviamente, acelerei um pouco a história, mas convido voce a ler o livro de Rute novamente!. São apenas quatro capítulos!

Então, o que podemos aprender dessa mulher fiel, leal e temente a Deus.
Lições significativas com Rute na Bíblia.

- Seu passado não é seu presente ou seu futuro.
No livro de Rute, vamos que ela era uma moabe "humilde", uma viúva e, possivelmente, estéril. A vida parecia bastante sombria para ela.
Apesar das circunstâncias e do passado, seguiu em frente, seguiu a sogra e olhou para o futuro.

Não importa o que voce passou, Deus tem um plano para voce e como seguidor de Cristo.
Não olhe para o seu passado. Olhe para o seu futuro e confie que Ele tem um plano para voce.

2 Tenha fé
Rute, embora jovem, mostrou sua fé incrível. Ela acreditava que Deus era quem Ele disse que era. Ela tinha fé que Deus proveria para ela e sua sogra.

Li recentemente um artigo sobre a diferença entre crença e fé e até como ela difere da religião.

A explicação mais simples e a mais confiável estão corretas na Bíblia.

Hebreus 11:1 lê que a fé é "a certeza das coisas esperadas, a convicção das coisas não vistas".

Voce não pode ver Deus como se fosse um ser humano, mas pode confiar que Ele está se movendo e que Ele e Sua Palavra são mais verdadeiras do que a verdade.
Ele não discrimina.
Ele não olha para onde moramos, que raça ou nacionalidade somos ou quanto ganhamos.

Rute era moabita. Ela não era israelita. Outros a tratavam como inferior, mas Deus a amava da mesma forma. Deus não discrimina e ama todas as pessoas da mesma maneira.

- Deus vê homens e mulheres igualmente em importância.
Deus se importa com homens e mulheres da mesma forma. Somos todos Sua criação e Ele nos ama profundamente. Muitas religiões e culturas colocam os homens em maior estima e degradam as mulheres, o único Deus verdadeiro vê os homens e mulheres da mesma forma. Não há diferença em Seus olhos amorosos.

. Ninguém é sem importância para Deus
Como mencionei acima, muitos viram Rute como "menor que". Ela era de Moabe (com certeza se leu o capítulo de Gênesis deve se lembrar que Moabe é uma nação que resultou de uma relação incestuosa entre Ló e uma de suas filhas). Não foi um grande começo para sua vida. Ela era pobre. Era uma viúva e estava longe de onde ela nasceu e foi criada.

Deus, no entanto, a via como amada e importante. Ele até a viu como parte de Seu plano de trazer ao mundo um redentor.
Deus usa regularmente pessoas "regulares", geralmente as menos que esperamos fazer grandes coisas.

Conheça mais sobre a história de Rute no próximo post de quarta-feira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...