domingo, 13 de setembro de 2020

Estudo da Bíblia

Amo Estudar a Palavra de Deus.
É tão profundo. Tão Profundo. Tão Satisfatório. Tão Desafiador!!

A melhor decisão que já tomei foi começar a escrever estudos inspirados em meu tempo pessoal de estudo da Bíblia.

Esse compromisso de comunicar a verdade a outros exigiu que eu mesma estudasse a Bíblia de maneira diligente e fiel.

Amo o fato de estar com a Bíblia e estudar cada página, a medida que folheio, revelações surgem, minha mente se abre para um novo crescimento, isso abre espaço para meditar na Palavra de Deus, me desviando de outras coisas que não me agregam valores.

Quando estou trabalhando em um novo estudo, posso passar de 6 a 8 horas por dia devorando minha Bíblia, isso não é exagero... como passo a maior parte do tempo em casa, sozinha, planejo meus afazeres e depois dedico aos estudos. Quando estou entre os estudos e os compromissos diários, me concentro na palavra por qualquer período do tempo!.
Sempre foi assim para mim.
Minha vida devocional é mais uma série de corridas rápidas do que uma maratona constante.

Mas quero que saiba que muitas vezes também luto com sentimentos de inadequação e fracassos em minha vida devocional.
Todos nós fazemos! Todos nós temos esses desajustes, esses momentos... mas a Palavra de Deus implantada em nosso coração, nos levanta, para prosseguir.
Nosso próprio senso de fracasso ou sucesso no estudo da Bíblia, pelo mesmo para mim, costuma ser idealista. Tendemos a olhar para o que os outros estão fazendo e supor incorretamente que eles já sabem de tudo.

Já comecei muitos estudos e na metade do caminho, fracassei, não dei prosseguimento, achando eu que o que estava fazendo todos já sabiam, alguém já fez... e com isso engavetei muitos projetos.

Dei (ou damos) a eles mais crédito do que deveríamos e esquecemos que Deus pode usar até mesmo a pessoa mais quebrantada e falível do planeta para Sua glória e Seu bom trabalho.
É por isso que, como servos do evangelho, precisamos ser honestos uns com os outros sobre nossas insuficiências e falhas.
Todos nós estamos engajados no processo de aprendizado.
Todos nós estamos aprendendo mais sobre Deus a cada dia.
Todos nós não estamos cumprindo nossos padrões próprios.

O meu blog tem sido minha graça salvadora porque me deu muitos motivos para abrir minha Bíblia todos os dias e compartilhar a Palavra de Deus.
E isso me desafiou e me aperfeiçoa a crescer de maneiras que eu não poderia imaginar a alguns anos atrás.

Mas isso não significa que estou perto de onde gostaria de estar em minha caminhada com Deus.
Eu poderia fazer mais.
Eu poderia fazer melhor.
Todos nós poderíamos!

Então, a partir desse momento quando iluminei minhas faltas e falhas como aprendiz da Palavra, creio que estou pronta para revelar algumas das minhas estratégias favoritas de estudo da Bíblia. Senti isso em meu coração e compartilhar com voces, quando estava revisando minhas anotações.

Três estratégias de estudo da Bíblia que funciona para mim, que me auxilia muito.

1. Estudo Bíblico Indutivo - Fornece habilidades e ferramentas necessárias para estudar as Escrituras com confiança, sem depender de fontes secundárias.
Quando comecei a me interessar em ler a Palavra de Deus, tomei conhecimento de alguns exemplares de Como estudar a Bíblia de Kay Arthur. Este estudo foi apenas o começo do meu caso de amor ao longo de meus dias em estudar e aprender mais da Bíblia. A abordagem indutiva nos ensina (observação, interpretação e aplicação) isso é ao longo do estudo, não quer dizer que voce saiba tudo de uma única vez.. é praticando, é usando essas habilidades.

2. Estudo Bíblico Sintético: simplesmente ler e estudar cada livro da Bíblia como um todo.
Essa é uma habilidade que venho desenvolvendo desde que comecei o interesse em ler a Palavra de Deus. 
O valor desse tipo de estudo é encontrado na repetição (ler várias vezes) - integridade, isto é descobrir como o quadro geral afeta cada cena e a interpretação precisa, isto é aplicar a verdade no contexto.
Muitos escritores e estudiosos da Bíblia desenvolvem e aprimoram essas habilidades criativas de livros específicos da Bíblia... dedicar tempo para desenvolver (graficamente) me dá uma compreensão clara dos principais temas e verdades-chave de cada livro.

3. Estudo Exegético da Bíblia: o processo de estudo cuidadosa e analítico da Bíblia, inclui uma análise do texto bíblico em sua língua original e até mesmo seu contexto cultural da época.
O objetivo desse método de estudo é fazer todo o possível para descobrir a intenção original e o significado de um texto. 
Como aprendiz da palavra, devo fielmente compreender a intenção do autor original e considerar cada passagem individual à luz da Bíblia como um todo.
Fazendo isso nos envolve na crítica textual, estudando os detalhes do contexto histórico, o contexto literário, o gênero e a estrutura.
A Bíblia foi escrita em outro idioma em outra época, por pessoas que viviam em uma cultura diferente da nossa. Não esqueçamos disso! Quando tomamos uma Escritura fora do contexto ou torcemos para refletir nossos desejos próprios, causa um grande dano ao corpo de Cristo.
O estudo exegético exige que continuamente deixemos de lado nossas opiniões, noções preconcebidas e tendências culturais ao estudar como Escrituras.

Para mim não há nada mais desafiador do que comprometer-se com o estudo (diligentemente) da Palavra de Deus.

Quanto mais tempo passo estudando a Bíblia e aprendendo como estudá-la corretamente, mais eu luto com minha capacidade limitada de sentido - Deus e Sua Palavra.

É algo que a cada dia preciso explorar e conhecer mais, pois cada vez que nos afastamos do verdadeiro estudo da Bíblia, nossa visão de Deus deve ser ampliada e nossa visão de nós mesmos deve ser reduzida.
Ele deve se tornar mais; devemos nos tornar menos.

Caso isso esteja acontecendo quando vamos planejar estudos da Bíblia, devemos reconsiderar nossos métodos e nossa motivação, devemos nos engajar fielmente no estudo da Bíblia em seu contexto total.

"Pois a palavra de Deus é viva e ativa, mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, perfurando a divisão da alma e do espírito, das juntas e da médula, e discernindo os pensamentos e intenções do coração. 
E nenhuma criatura está oculta à sua vista, mas todas estão nuas e expostas aos olhos daqueles quem devemos prestar contas".
Hebreus 4:12-13

Espero que essas estratégias ajudem voce a entender melhor como crio os estudos e também para inspirar a crescer e desenvolver suas habilidades de estudo da Bíblia.
Isso é contínuo, sempre vamos precisar aprender mais, isso é apenas um início.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...