quarta-feira, 19 de junho de 2019

Dia 14 - Deus Resgata Jonas da Hipocrisia

Deus Resgata Jonas da Hipocrisia
Leitura Bíblica: Jonas 4:5-11


A história de Jonas destaca soberania e compaixão de Deus pelos perdidos, mostra-nos que o amor e a misericórdia de Deus vão muito além de seu povo escolhido.
Deus trabalhou poderosamente na vida do profeta relutante nomeando consequências divinas por seu comportamento de auto-serviço.
A história de Jonas nos ensina que a obediência ao chamado de Deus em nossas vidas, muitas vezes nos obriga a deixar de lado o nosso próprio conforto e opiniões para amar e servir os perdidos.


Nome de hoje de Deus: Elohay Mishpat - Deus de Justiça -


"Portanto, o Senhor está esperando para mostrar-lhe misericórdia, 
e está levantando-se para mostrar-lhe compaixão, porque o Senhor é um Deus Justo" 
Isaías 30:18a


A palabra hebraica, Mishpat- pode significar um ato de julgamento, um lugar de julgamento, ou o resultado apenas de uma decisão.

Podemos confiar Elohay Mishpat (’Ĕl·ō·hay' Mish·pâṭ) para sempre e fazer sua chamada direta. Não é o nosso lugar para questionar Sua autoridade ou advinhar seus mandamentos.


Um dos meus aspectos favoritos da história de Jonas é que Deus tem o primeiro e a última palavra.

Apesar de sua tendência a discutir com Deus e se queixar de Suas atribuições Jonas foi usado por Deus de maneira poderosa.
Isto dá-me a esperança de que Deus pode me usar também! Mesmo quando minha primeira reação à Sua direção é muitas vezes semelhantes ao profeta desobediente Jonas.

Ações de Jonas foram ditadas pelo interesse próprio, em vez de ser dirigido por amor altruísta.

Quando Deus disse: "Levante-se e ir para Nínive", Jonas correu na direção oposta.

A maioria de nós, estamos familiarizados com a próxima parte da história de Jonas.

Uma tempestade feroz.
Um peixe gigante.
Um profeta humilde.

Mesmo que ele finalmente obedeceu a ordem do Senhor de pregar para os ninivitas, ainda assim ele não acreditava que seu coração estava nele.

Quando Deus estendeu a misericórdia divina para o povo de Nínive, Jonas ficou indignado!
A reação de Jonas para a compaixão de Deus era extrema. Na verdade ele implorou a Deus para tirar sua vida (Jonas 4:3), afirmando que era melhor ele morrer a ver o povo de Nínive salvo.

Em resposta, Deus designou uma grande planta, um verme, e um vento escaldante para ensinar a Jonas uma lição valiosa.
Os estudiosos acreditam que pode ter sido uma planta de mamona. Esta planta floresce em solo arenoso e cresce rapidamente em climas quentes. Eles crescem até doze pés de altura e murcham rapidamente se o caule está ferido.

A história da planta revela opiniões distorcidas de Jonas sobre o caráter de Deus.
Embora ele acreditava merecedor de conforto e provisão de Deus, Jonas não estava disposto a estender a mesma medida de graça e compaixão para com os ninivitas.


Resposta à História de Jonas


A longo de toda a Escritura, Deus nos dá vislumbres de seu profundo 
amor para o desejo perdido e imensa para, 
"todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade" 
1 Tm 2:4


Da mesma forma que Deus chama o profeta Jonas, Deus nos chama para,
 "Esteja sempre preparado para todos que lhe pedem que dê a razão pela esperança que voce tem".
 1 Pe 3:15

Quando desobedecemos ao mandamento de Deus parece uma decisão atraente, lembre-se da história de Jonas.
Nós servimos a um Deus que muitas vezes se estende graça para pessoas más. Quem somos nós para questionar o julgamento divino?

Vamos passar alguns minutos pedindo a Deus para nos dê o Seu coração de compaixão por todas as pessoas em nossas vidas.
Se achamos que eles merecem ou não.

Compartilhe uma maneira simples de mostrar compaixão para com as pessoas na sua comunidade, no seu bairro, no seu ministério.

Obrigada por estar junto comigo nesta caminhada de "RESGATE" e compartilhar as belas verdades deste estudo.

Post de Sexta -feira - Dia 15  - Deus Resgata Maria da Vergonha - Versículo chave - 
Mateus 1:18-25  

Bom Estudo!


Curta, Compartilhe, Comente!!

No final teremos um sorteio especial para quem curtiu, compartilhou, e comentou diariamente (esse sorteio é somente para as mulheres no Japão).
As demais, principalmente as amadas do Brasil, Deus está preparando uma surpresa.


Deus te abençoe!!

2 comentários:

  1. Paz do Senhor...Miss,minha compaixão seria a de ajudar os irmãos,qdo pedem algo a mim,eu tento fazer o máximo,pois meu pai me ensinou sempre a dar o melhor de vc,qdo alguém pede sua ajuda...e eu tento ajudar as pessoas,na medida q posso...as vezes eu tento mudar o rumo,mas me vejo novamente no rumo q eu deveria ter tomado...são coisas q eu não entendia,mas hoje eu sei q são coisas de Deus...

    ResponderExcluir
  2. Paz Amada... Compaixão, gratidão, ajuda, compartilhar ... essa é a graça de servir o nosso Deus bondoso, amoroso... é o reflexo do nosso coração grato por servir a um único Deus verdadeiro e assim Ele nos preenche em graça e amor....bjs

    ResponderExcluir

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...