terça-feira, 20 de março de 2018

Do Coração, Ao Coração!

Beethoven levou quatro anos para escrever  The Missa Solemnis (1819-1823).

É uma obra prima.
Ele praticamente impediu que alguém escrevesse algo semelhante de "novo", disse um maestro de renome, Sir Colin Davis.



Beethoven dedicou a Missa Solemnis ao arquiduque Rudolph da Austria.
No bilhete, Beethoven escreveu estas palavras:

"Von Herzen-Moge es wieder-Zu Herzen gehn!"
"Do coração - que ele volte ao coração!"

Beautiful! Existe melhor dedicação? Não consigo pensar em outra.

Um dos meus professores da Faculdade - aula de Redação Publicitária dizia, que quando fazíamos um manuscrito de um livro ou revista e tinha imagens, era preciso ter "coração". Enfatizava dizendo: é o que faz a diferença entre um livro vivo e um livro que é apenas palavras na página.

Me lembro de certa frase de Robert Frost


"Sem lágrimas no escritor, sem lágrimas no leitor" 

Isso não significa que voce tem que sofrer para escrever algo excelente. Mas a escrita, a arte, deve, penso eu, vir da parte mais profunda, da parte mais verdadeira, da profundidade que o momento proporciona (seja de dor, alegria) que voce está criando.

Lágrimas e paixão é o que nós dá quando escrevemos - um momento glorioso e magnifico, assim como Missa Solemnis, escrita por Beethoven - não sabemos seu momento de escrita, mas a letra da dor e quebrantamento, dos lugares mais profundos, do sofrimento, renasceu um milagre.

Nós apenas recebemos as coisas mais preciosas, mas o mais valioso.

Durante muito tempo a frase "Do coração - que ele volte ao coração", fazia parte das minhas orações, ainda hoje, quando me lembro, pronuncio essas palavras antes de começar o meu dia... as vezes estou escrevendo, limpando a casa, andando no parque ou lendo algo... me lembro dessa frase... ficou gravada em meu coração..

Que voce tenha um lindo dia.


 Do coração - que ele volte ao coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...