segunda-feira, 21 de maio de 2018

Dia 21 - Eu não sou nada!

Veja como Deus faz um trabalho maravilhoso em nós, 
quando deixamos que o mesmo remova o nosso orgulho.

Na faculdade reencontrei uma amiga de infância, ela era portuguesa, fazíamos cursos diferentes, mas  retomamos nossa amizade e um dia conversando ela me confidenciou algo da época de adolescência,  disse que seus pais eram muitos rigorosos, em tudo... "eles faziam reuniões semanais para saber quem eram seus amigos, o que conversavam, enfim e como andava suas atividades escolares (aproveitei a oportunidade e disse que não queria ser professora, não queria e não conseguia ensinar ninguém, pois tinha sido reprovada nas provas finais)"... e numa dessas reuniões seus pais disseram a ela que o orgulho estava embutido na vida dela, que ela estava cega para presenciar isso, basicamente eles disseram - Angelica (é o seu nome), voce tem orgulho. Então sua tarefa como castigo para isso era escrever em vários cartões as seguintes palavras e colocar visível em vários pontos e que ela pudesse ler em todos os momentos. "ANGELICA NÃO É NADA".

Ela continuou: No começo eu me sentia um lixo, estava muito ofendida com meus pais e depois de algum tempo, numa dessas reuniões familiares, meus pais me explicaram. Que eu era muito importante aos olhos de Deus, mas que eu era muito-muito-muito-importante em meus olhos, então eu tinha que ter este "cartão de lembrete".

Minha tarefa continuou, até quando fui fazer um estudo sobre orgulho e humildade e depois fui  ensinar o que aprendi aos jovens adultos da minha congregação. Eu gostei e eu descobri que queria ser professora. Meus pais viram através disso e eles me disseram: percebemos qual era a sua vocação, mas voce não conseguia enxergar que seu talento para ensinar era valoroso, porque voce estava cega, se orgulhando de outras coisas e cobiçando outros desejos... "na verdade creio que Deus estava me livrando de outros caminhos". Eles me perguntaram como eu me sentia e eu disse que no fundo eu realmente estava me sentindo livre. (Hoje, ela é Reitora da  Universidade de Campinas - Doutorada em Educação).

Existem muitos caminhos, que muitas vezes desconhecemos, mas Deus nos proporciona o melhor.

Quero passar pra voces, o que aprendi com o orgulho - "cheio de si mesmo" (Parte de um Estudo sobre Orgulho)
Algo como arrogante e egoísta.
O ego masculino não é um orgulho, mas é o que Deus colocou nos homens para ser o protetor e provedor de seu domínio e, portanto, faz parte de sua natureza.
O orgulho é o oposto da humildade.
O orgulho possui confiança em sua própria capacidade, apagando a necessidade de Deus.
O orgulho é alimentado pelo desejo de receber elogios em vez de louvar a Deus.

O orgulho era a origem do pecado. Quando Lúcifer estava no céu, ele queria ser como Deus - Isaías 14:12-15. Lúcifer plantou sua semente de orgulho no jardim e agora nascemos em pecado. O diabo mentiu para Eva porque ele queria que eles se servissem em vez de Deus.
O orgulho é auto-foco.

Pare por alguns instantes, reveja e medite nos 10 mandamentos:  AUTO-FOCO é escrito em cima dos 10 mandamentos - auto-foco (estar em evidência)

Aplique a Palavra: Lembre-se que esta Palavra é para nos ajudar a ouvir os seus sussurros.



Oração: Peça a Deus para lhe dar uma revelação onde o orgulho teve domínio em sua vida, enquanto falaremos em mais alguns posts sobre esse assunto.

"Antes da destruição, o coração de um homem é altivo e antes de honra é humildade".
 Provérbios 18:12

Se o orgulho está no coração de alguém, o que aconteceria se fosse permitido ficar alojado lá?


O orgulho possui confiança em sua própria capacidade, apagando a necessidade  de Deus.

Nosso Pão Diário para amanhã será sobre um homem que foi devorado pelo seu orgulho! Confesso, que temi e não quero ser como ele.

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...