quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Dia 2 - Série: Ensinamentos das Mulheres da Bíblia

série: Ensinamentos das Mulheres da Bíblia

Hoje iremos conhecer o que Rute nos ensina sobre confiar em Deus - Andar em Fé




Logo após a minha conversão, tinha dois livros na Bíblia que eram meus personagens favoritos, Rute e Ester... eu queria entender porque haviam dois livros dessas mulheres nas Escrituras Sagradas... então resolvi estudar sobre as duas, pois sabia que tinha muito a aprender.

Ambas eram corajosas e tiveram que fazer escolhas difíceis quando se tratava de seguir sua fé.

Estudei o livro de Rute sozinha várias vezes, preparei vários posts, um estudo e um devocional.
Aprendi muito com Rute, mas a lição geral que me fala é a confiança dela em Deus.

Eu a vejo pela primeira vez no capítulo um, quando ela diz a Noemi: "Seu Deus será meu Deus".
Sabemos que Rute vive essa fé em direção e se estabelecer em Belém; e em Rute 2:12, Boaz diz a Rute: "... e uma recompensa total te será dada pelo Senhor Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio".

Estou impressionada com a capacidade de Rute de deixar o futuro dela nas mãos de Deus.
Ela seguiu Noemi de bom grado para um país desconhecido e enfrentou um futuro incerto.
Eu adoraria estar frente a frente com Rute e descobrir o que inspirou sua fé e como ela conheceu o Deus em quem confiava plenamente. Foi o testemunho do seu marido? Foi o exemplo de sua sogra? Ela comparou Jeová aos falsos deuses de sua terra natal?

Nos meus 60 anos, percebi que aprender a confiar em Deus será um processo ao longo da vida. 
Se  quero ser uma mulher que confia em Deus como Rute, vou compartilhar algumas lições que posso aprender com a história dela e voce também.

1. Não há coincidências com Deus.
Rute 2:3 diz: "E ela foi, e veio, e colheu no campo após os ceifeiros; e seu acontecimento foi acender uma parte do campo pertencente a Boaz". aconteceu "para acabar no campo de um parente redentor, uma das poucas pessoas que poderiam proporcionar uma vida melhor para Rute e Noemi. Deus sabia exatamente em que campo ele queria que Rute estivesse e a guiou até lá. Seu plano para cuidar dela já estava no trabalho de Deus, mesmo quando ela não tinha ideia do que estava acontecendo.

Assim em nossas vidas, cada passo é planejado, toda a circunstância é orquestrada.
Mesmo quando não podemos ver ou entender a direção que nossa vida está tomando, Ele está trabalhando nos bastidores para nos direcionar da maneira que deseja que sigamos.

Philip Yancey disse: "Aprendi que fé significa confiar antecipadamente no que só fará sentido ao contrário".

2. Existe confiança em obedecer ao que voce sabe fazer.
Em Rute 3:5 nos diz: "E ela (Rute) disse-lhe (Noemi): Tudo o que voce ne disser eu farei. Rute fez como sua sogra instruiu e seguiu o plano de abordar parente redentor, Boaz. Mesmo que ela não tenha entendido os costumes, ela obedeceu ao que sabia que deveria fazer.

Quando estou fazendo o que sei que Deus me ordena a fazer em Sua Palavra, posso confiar em deixar o resultado para Ele. Por outro lado, se estou seguindo meu próprio caminho e fazendo minhas próprias coisas, como posso confiar que Deus vai me abençoar?

3. Não há valor em ficar parado e esperando.
Amo essa passagem em Rute 3:18; "Então disse ela (Noemi): Sente-se, minha filha, até que voce saiba como o problema vai acabar..."
Eu posso imaginar Rute andando pela casa, parando para olhar pela janela para ver se alguém está vindo, quem poderia dizer a ela como as coisas tinham acontecido entre Boaz e o parente mais próximo.

Creio que todas nós concordamos que as épocas de espera em Deus para trabalhar podem ser angustiantes. Muitas vezes, queremos resolver o assunto com  nossas próprias mãos, para ver se podemos mover as coisas na direção em que queremos que elas sigam.
No entanto, quantas referências existem na Bíblia para esperar em Deus!
Um dos meus favoritos é o Salmo 27:14: 


"Espera pelo Senhor; tem bom ânimo, 
e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor".

Realmente, é preciso ânimo, coragem para esperar, mas este versículo me diz que Ele fornecerá a força de que preciso enquanto espero.
Assim como Rute, coisas boas - sim, as melhores - podem vir até nós quando estamos dispostos a esperar em Deus.

Então, que tal seguirmos o exemplo de Rute de confiar em Deus, em todas as circunstâncias presente e futura! Assim iremos colher o melhor de Deus!. Precisamos exercitar essa confiança.

Próximo post. vamos saber o que Eva tem para nos ensinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...