terça-feira, 29 de outubro de 2019

Dia 6 - Série: Ensinamentos das Mulheres da Bíblia

Série: Ensinamentos das Mulheres da Bíblia

Hoje conheceremos Sara que nos ensinará sobre Fé




Voce já observou que as heroínas de alguns dos nossos livros favoritos geralmente apresentam falhas flagrantes?

Embora sejam carinhosas e de bom coração, elas podem ser teimosas, ter um temperamento curto ou agir impulsivamente.

Pensei nos livros que li: Laura em Little House on the Prairie (Casa na Pradaria) ; Anne em Anne de Green Gables (Arestas Verdes) e Jo em Little Women (Pequenas Mulheres).

Nenhuma delas é o que consideraríamos "perfeita", mas gostamos de ler suas histórias. Talvez, de uma maneira ou de outra, nos vejamos um pouco e suas imperfeições.

Todas nós podemos nos identificar com personagens defeituosos. Deus incluiu mulheres defeituosas na Bíblia, e Sara era uma delas.


Quando estudamos a vida de Sara, não precisamos procurar muito para encontrar uma falha - uma que muitos de nós provavelmente compartilhou com alguém ou até mesmo nos identificamos.

Lendo o relato da vida de Sara em Gênesis, nós a vemos lutando com sua fé.
Voce pode relatar? Voce concorda comigo? (Se não, favor compartilhar seu relato).
Eu posso? No entanto, Sara está listada com os heróis da fé em Hebreus 11:11

Portanto, apesar de como ela falhou - e como eu também falhei em minha fé em alguns momentos da minha caminhada cristã - eu posso aprender algumas lições dela.


1. É fácil duvidar de Deus quando nos concentramos nas circunstâncias, e não nas Suas Promessas.


Em Gênesis 18:9-15, lemos como Sara riu quando, parada do lado de fora da porta da tenda, ouviu o Senhor dizer que teria um bebe. Seu pensamento imediato (e muito lógico) foi que a promessa que acabara de ouvir não poderia ser cumprida por causa da sua idade.

A primeira reação de Sara não foi fé, mas dúvida.
No entanto, a resposta de Deus foi lembrá-la de que, com Ele, nada é impossível.
Sabemos que Deus é capaz de manter qualquer promessa que Ele faz, não importa como a situação nos pareça.

2. Tente elaborar o plano de Deus do seu jeito, isso nunca acaba bem.

Aqui é onde Sara às vezes me lembra a nós mesmas, a mim,  muitas vezes.
Sara sabia que o plano de Deus era dar a Abraão um filho. No entanto, Sara, cansou-se de esperar o desenvolvimento do plano de Deus e, em Gênesis 16:1-6, ela tomou o assunto por conta própria. 
Ela descobriu uma maneira de Abraão ter um filho. Sara achou que sabia melhor. Mas sabemos como essa história termina, com os descendentes de Isaac e Ismael ainda em desacordo nos dias atuais.
Certamente há uma razão para haver tantos versículos na Bíblia sobre esperar em Deus!
Quando estou tentada a seguir o plano de Deus, lembro-me do que aconteceu com Sara.

3. É o caráter de Deus onde devemos colocar a nossa fé - é a chave para muitas bençãos.

Hebreus 11:11 diz
"Pela fé, a própria Sara também recebeu forças para conceber a semente e teve um filho quando tinha passado da idade, pois teve por fiel aquele que lhe fez a promessa.

Sara o considerou fiel. Ela levou a Deus à Sua Palavra.


A fé não se refere à minha confiança em Deus dentro de mim. É sobre o Deus que nunca falha em quem eu confio, e Seu Espírito Santo me dando a capacidade de acreditar no que Deus diz em Sua Palavra.


4. A fé nem sempre faz sentido - tanto para mim como para voce.

Na verdade, não seria fé se eu pudesse entender tudo, não é?
Duvido que todos esses anos de espera fizessem sentido para Sara.
Certamente ela se perguntou por que um filho de Abraão não poderia ter vindo mais cedo em sua vida. No entanto, Deus deu-lhe "força para receber sementes" no final da vida, depois do ponto em que isso parecia possível.
Podemos nunca entender o que Deus está fazendo - especialmente quando não vemos nenhuma evidência de Sua atuação -, mas Ele está sempre no controle.

5. A fé leva à benção de Deus.

No final, Sara deu a Abraão um filho, o filho da promessa, no tempo de Deus.
" E Sara disse: "Deus me fez rir, para que todos os que ouvirem riem comigo"

E ela disse: "Quem diria a Abraão que Sara deveria ter dado filhos para mamar? porque eu lhe dei um filho na velhice" Gênesis 21:6-7


Que prazer Sara deve ter tido em ser a mãe de Isaac!

No entanto, as bençãos continuaram muito além de sua vida. Pela linhagem do filho de Abraão e Sara, todos fomos abençoados.
A semente que Deus prometeu a Adão no Jardim do Éden, Seu Filho Jesus, veio à terra para ganhar nossa salvação.

Sou grata sim, por ter o exemplo de Sara para me encorajar em minha própria fé.


Mesmo que a dúvida vença às vezes, eu também cresço em minha fé ao julgar meu Deus fiel!.


Próximo Post: Maria de Bethania nos ensina sobre Adoração



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...