sábado, 26 de outubro de 2019

Dia 4 - Série: Ensinamentos das Mulheres da Bíblia

série: Ensinamentos das Mulheres da Bíblia

Hoje vamos saber o que Maria tem para nos ensinar sobre louvar a Deus




Há um tempo atrás preparei uma série sobre o assunto: Louvar a Deus, não cheguei a concluir e postar (mas espero pela oportunidade de estar compartilhando). Lembro-me de pensar que não havia percebido o quanto a Bíblia falava sobre esse assunto.

As vezes, me pego considerando o tempo que passo listando minhas bençãos no diário de gratidão como um momento de louvor. E embora eu deva ser grata a Deus pelo que Ele está fazendo na minha vida no momento, acredito que o louvor vai um passo além disso.

Lucas 1:46-55 é um registro do que Maria ora depois de saber que foi escolhida para ser a mãe do Messias.
Ao examiná-la com mais precisão essa passagem, notei várias lições que posso aprender de Maria sobre louvar a Deus.

Eu louvo a Deus celebrando Sua glória.
No versículo 46, Maria diz: "Minha alma engrandece ao Senhor... "

Engrandecer significa louvar muito, celebrar em louvor, tornar ou estimar glorioso.
Louvor é tudo sobre Deus.

O Salmo 145 (aproveite e leia este salmo) é uma das minhas passagens de louvor favorita, porque fala tudo sobre os impressionantes atributos de Deus, bem como Suas poderosas obras.

Somente Deus pode me dar alegria.
Não posso ter verdadeira alegria do meu marido, meus filhos ou minha família da igreja. A alegria que penetra profundamente em meu espírito vem apenas de um relacionamento com meu Salvador.
Maria diz no versículo 47: "E meu espírito se regozijou em Deus, meu Salvador".

A humildade precede meu louvor.
Maria não pensava em sua própria importância ou valor pelo papel que fora chamada a cumprir.
Ela diz  no versículo 48: "Pois porque contemplou na humildade da sua serva..." 
Seu foco estava no poder de quem a escolhera. "Porque aquele que é poderoso me fez grandes coisas..." Se eu quiser realmente louvar a Deus, tenho que conhecer minhas fraquezas humanas e reconhecer Sua grandeza e poder.

Louvo a Deus por quem Ele é e pelo que Ele faz. 
Maria menciona a força, santidade, misericórdia e força de Deus nesta passagem. Ela também o louva pelo que Ele fez - dispersou os orgulhosos, derrubou os poderosos, exaltou os humildes e encheu os famintos de coisas boas.
Pensar nas características que são apenas de Deus (Ele é perfeito, imutável, onisciente, etc) pode nos manter ocupados por um tempo!
Acrescente a isso as maneiras pelas quais Ele cuidou e nos guiou no passado, e temos muito pelo que louvá-lo.

Concentre elogios na fidelidade de Deus às Suas promessas
Maria lembrou-se das promessas de Deus a Israel e se alegrou por Ele as cumprir.
Os versículos 54 e 55 dizem: "Ele santificou seu servo Israel, em memória de sua misericórdia; Enquanto ele falava com nossos pais, Abraão e sua semente para sempre." 
Da mesma forma, vimos Deus manter as promessas de Sua Palavra para nós. 
Um estudo bíblico maravilhoso é encontrar versículos que detalham uma promessa de Deus e pensar em como Ele se provou verdadeiro dessa maneira em sua própria vida.

Amo a seguinte citação relacionada à oração de Maria que li em um comentário.


"O efeito pretendido de todos os Seus tratos é que devemos pensar mais nobre, 
isto é, com mais dignidade - DELE". 
MacLaren

Servimos a um Deus que é digno de nosso louvor, tanto por quem Ele é como pelo que Ele fez. 
Vamos louvá-lo hoje, amanhã e sempre!

Próximo post, Vamos saber o que Isabel nos ensina sobre decepção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...