sábado, 3 de outubro de 2020

Estudar Livros da Bíblia

 Recentemente, uma conhecida me perguntou se eu tinha algum recurso de estudo ou conselho para ela, pois ela queria iniciar o estudo do livro de Números.

Quando perguntei por que ela escolheu aquele livro em particular, ela disse que é um livro da Bíblia que ela sempre ignorou e agora Deus havia tocado seu coração para ler, então ela queria ler com entendimento e prazer e não tinha ideia de como começar.

Assim de primeira mão, era difícil, já que tinhamos pouco tempo, então dei a ela uma indicação de um livro de estudo da Bíblia que gosto muito. Série do Dr. Warren Wiersebe... ele tem ótimos livros a disposição no Amazon e é excelente guia de estudo.

Dr. Wiersbe é um estudioso da Bíblia que comunica conhecimentos profundos e verdade em linguagem simples e concisa. Ele também entende a importância de estudar a Bíblia no contexto e a incrível interconectividade das Escrituras.

E creio que será de grande ajuda para estudar um livro como Números, porque é parte de uma história maior que só é vista quando voce estuda o Pentateuco (os primeiros cinco livros do Antigo Testamento) como um todo.

Sempre que decido escrever um novo estudo sobre um livro especifício da Bíblia, a primeira coisa que faço é ler o comentário do Dr. Wiersbe. Este é um hábito desde que iniciei meus estudos bíblicos.

O primeiro livro que li dele foi "Ser um Servo de Deus" - vale a pena ler este livro, recomendo.

Sou grata pelos recursos e ferramentas criadas por homens e mulheres que dedicaram suas vidas ao estudo das Escrituras. Admiro e respeito-os pois são algumas das almas mais humildes e graciosas que já encontrei nas minhas pesquisas. Eu creio também, que isso ocorre porque quanto mais tempo passamos estudando as Escrituras mais se torna o nosso Deus e menores somos em comparação. 

Thomas Kempis escreveu: "Um humilde camponês que serve a Deus é muito mais agradável para ele do que um acadêmico arrogante (superbus philisophus) que negligencia sua própria alma".

Embora eu concorde plenamente com esse sentimento, não desejo ser um mero camponês com escasso conhecimento bíblico e pouco a oferecer a Deus além de minha devoção.

Anseio ser rica em fé, por isso tenho muito a oferecer a serviço do meu rei. Desejo obter conhecimento, crescer em sabedoria e experimentar maturidade de fé.

Portanto, creio que há muito a ganhar pela busca humilde do conhecimento bíblico - se eu tivesse mais oportunidade e facilidade, buscaria um ambiente acadêmico/seminário... mas a essa altura... minhas limitações ficam apenas em pequenas buscas e pesquisas das Escrituras... deixo os avanços para os mais jovens, que espero tenham interesse.

Interconectividade é um termo volumoso. Mas é um conceito importante de estudo da Bíblia!

O que mais me surpreendeu é como algumas passagens que de outra forma seriam "obscuras" se tornaram claras à luz das Escrituras anteriores.

Ao longo do processo, descobri muitas verdades que nunca teria compreendido todo o significado e significância sem essa associação crítica (e explicação anterior) nas Escrituras.

Um aspecto esclarecedor desse desafio foi descobrir que muitas passagens que lemos no Novo Testamento estão diretamente relacionadas ao Antigo Testamento.

Isso me ajudou a ver quanto da vida e do ensino de Jesus foi diretamente impactado pela Lei e pelos Profetas.

Em vez de me inflar ou encher minha cabeça de coisas sem sentido, este exercício de pesquisa  me lembrou como nosso Deus é maravilhoso e como Ele elaborou Sua revelação divina nas Escrituras de maneira complexa.

Não há problema em desejar se tornar um estudante sério da Bíblia. É normal dedicar a vida à interpretação e aplicação precisas das Escrituras.

Contanto que o conhecimento que adquirimos nos aproxime mais do Deus que amamos e nos prepare mais completamente para Seu serviço.

“Nós sabemos que 'todos nós temos conhecimento'. O conhecimento se infla com o orgulho, mas o amor aumenta. Se alguém pensa que sabe alguma coisa, ainda não sabe como deveria saber. Mas se alguém ama a Deus, é conhecido por Ele. " I Cor 8: 1b-3 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...